O boi e a destruição amazônica

Breve documentário da ONG Mercy for Animals que mostra a situação neste momento, 2020, quanto à relação entre a pecuária de corte, ou seja, para produção de carne, e o desmatamento, queimadas e destruição ambiental.

A Floresta Amazônica é um dos ecossistemas mais importantes do mundo. Comumente chamada de “os pulmões” ou “o ar-condicionado” da Terra¹, a Amazônia desempenha um papel vital na mitigação das mudanças climáticas. A floresta absorve até 2 bilhões de toneladas de CO2 por ano, o que representa cerca de 5% das emissões globais anuais por atividade humana². A evapotranspiração na Amazônia cria os chamados “rios voadores”, correntes úmidas de ar que
constituem uma parte crucial do regime de chuvas da América do Sul e ajudam a regular o clima e o abastecimento de água em lugares tão distantes quanto o estado da Califórnia, nos Estados Unidos³. Porém, apesar da sua reconhecida importância ambiental, a Floresta Amazônica está há décadas sob constante ameaça.

Estima-se que 17% da Amazônia já tenha sido destruída.

A pecuária constitui uma séria ameaça não apenas à sobrevivência da Amazônia, mas também à estabilidade climática global. Por trás do desmatamento estão as pastagens e os bois, e por trás deles está a demanda por carne bovina.

Depois do Cerrado — outro bioma em perigo por conta da expansão da pecuária — a Amazônia é a maior região fornecedora de carne bovina brasileira para o mercado internacional.

A indústria da carne bovina brasileira estima que, nos próximos 10 anos, o
consumo, a produção e as exportações aumentarão.

A indústria da carne bovina brasileira estima que, nos próximos 10 anos, o consumo, a produção e as exportações aumentarão.

2 Comments

  1. É uma vergonha essa reportagem, além de tendenciosa e amoral!
    Austrália, África! EUA e Sibéria também foram e/ou estão acometidas por incêndios devastadores.
    A Amazônia brasileira, ao despeito da falácia de grupos internacionais, tem seu ecossistema, assim como todo o planeta, sujeito à épocas de grandes secas, que levam a denominada “auto combustão” , ou seja, o fogo ocorre devido a seca e ao calor!
    Ademais, o maior responsável pela absorção do CO são os oceanos!
    Em verdade, a Amazônia é cobiçada, não devido a suas florestas e ao clima, mas devido às suas riquezas minerais etc. O interesse é econômico e não ecológico.
    Vamos deixar a hipocrisia de lado!

    1. Grato pela mensagem, mas se não leste, quero compartilhar contigo este material que mostra qual a visão de mundo e de administração da questão ambiental neste momento no Brasil… parece que não há nada de estrangeiros metido nisso… é uma decisão política e por isso os fatos ‘passam correndo com as boiadas’… felicidades, Luiz.

      https://economia.estadao.com.br/noticias/agronegocios,bolsonaro-diz-acabou-com-os-pacotes-de-maldades-para-o-agronegocio,70003477767