Dispositivos médicos da UTIN podem aumentar a exposição química dos bebês

Baby Lying In Incubator

Foto de Alexander Gray no Unsplash

https://www.ehn.org/nicu-medical-devices-may-increase-babies-chemical-exposure-2666941079.html

Curadores da EHN

12 de janeiro de 2024

[NOTA DO WEBSITE: Depois que sabemos, como sociedade global, todos os males que os disruptores endócrinos causam desde a fase pré-natal até a fase adulta, inclusive na expressão fisiológica da determinação sexual dos seres vivos, incluindo os humanos, como ainda empregamos esses materiais? E dentro de uma área da saúde? Onde estão os tais cuidadores da saúde de nossos bebês].

Os equipamentos e procedimentos médicos utilizados nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais/UCIN (nt.: ou UTIN/Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal) podem aumentar a exposição dos bebês a produtos químicos nocivos, de acordo com um novo estudo publicado na BMC Pediatrics.

Resumidamente:

  • Os bebés que passaram algum tempo na UCIN testaram positivo para BADGE, um produto químico relacionado com o BPA com muitos impactos nocivos para a saúde.
  • O BADGE (nt.: mais comumente tratado de ‘resinas epóxi) é frequentemente usado em equipamentos médicos, como seringas, cateteres e ventiladores.
  • Embora existam leis na Europa que regulam a presença de BADGE nos alimentos, não existem restrições à sua utilização em dispositivos médicos.

Citação chave:

“Como as crianças são vulneráveis ​​a danos devido a um estado de crescimento e desenvolvimento notavelmente rápido, é necessário avaliar o impacto do BADGE… nas crianças.”

Por que isso é importante:

O BADGE e produtos químicos relacionados estão associados a uma série de efeitos prejudiciais, incluindo disruptura endócrina e toxicidade para as células. Apesar disso, são amplamente utilizados em embalagens de alimentos, tintas, roupas e têxteis. Os autores deste estudo questionam se o BADGE pode ser usado com segurança e destacam a necessidade de mais pesquisas para determinar a extensão da exposição em bebês e crianças.

Como podemos priorizar a remoção de produtos químicos nocivos da UTIN?

Kuwamura, Mami et al. para BMC Pediatria vol. 24. 08 de janeiro de 2024

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, janeiro de 2024.