A luta da mulher-floresta Eliane Brum contra o fim do mundo
Ensinamento e aprendizado. Essa é a riqueza da leitura dos pensamentos e da prática pela ação dessa jornalista-floresta. Gratidão à sua lucidez.
Ensinamento e aprendizado. Essa é a riqueza da leitura dos pensamentos e da prática pela ação dessa jornalista-floresta. Gratidão à sua lucidez.
Inacreditável que seja uma mulher, uma senhora, a pessoa que é responsável pelo envenenamento nacional. Será que faz isso culposa ou dolosamente? Será um crime essa sua ação/omissão?
Enquanto o 'agronecrócio', o garimpo ilegal, o desmatamento e tantas e tantas outras loucuras do supremacismo devasta a Amazônia e matam as formas de vida, os povos originários ensinam ecologia em sua prática a favor da Vida.
Apresentado nas propagandas como a 'salvação da lavoura', o agronegócio='agronecrócio', mostra sua verdadeira face. A lástima é o embretamento dos agricultores, ex-familiares.
Mais uma demonstração do imenso equívoco que representa para a Vida, em todos os ecossistemas, o emprego das técnicas do 'agronecrócio', sem dúvida precursoras da opção suicida da 'revolução verde', mãe da agricultura 'moderna'.
Será que esse general nunca ouviu falar da baía de Minamata e que os rios amazônicos estão ficando cheios de mercúrio? Quem esse militar jurou defender? Triste realidade desse exército nacional...
Disso tudo o que é mais triste é que a Justiça tem que 'educar' os supremacistas de que, assim como não se duvida de que Roma é dos romanos, o chamado solo das Américas é, sem dúvida, dos povos originários. Eles até têm sido condenscendentes em não exigirem toda a "Roma" para eles.
Sem dúvida, importante decisão da cultura do Paraná em trazer à lume um pedaço da história desse continente que vai muito além da tradição europeia que nos domina há mais de 500 anos.
Um país tão biodiverso, viemos sendo assaltados por meia dúzia de supremacista que com uma ou duas espécies, avançam sobre essa riqueza que vem sendo cuidada, usufruida e protegida, há séculos, pelos povos originários.,
Processo muito honrável promovido pela Justiça brasileira quanto aos efeitos ambientais e daí de saúde pública pela exploração de carvão em Santa Catarina. Será que vale iniciar essa exploração na grande Porto Alegre, depois de toda essa situação em SC?