Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 72 de 530)

Financiar o bem comum

Em uma linguagem e em metáforas ocidentais, a economista nada mais propõe do que uma outra visão de mundo no trato da humanidade. Se recorrermos à linguagem e à metáfora dos nossos povos originários, poderemos entender que é chegado o tempo de sermos, como expressa de maneira natural Ailton Krenak, Seres Coletivos. Só isso!

O genocídio ‘esquecido’ da Alemanha na Namíbia

Infelizmente o supremacismo branco agiu, de maneira explícita e cruel até o final do século XIX principalmente com os povos das Américas e da África. O mais trágico é que hoje a Europa se retrata por isso, mas essas doutrina e ideologia hoje contaminam os eurodescendentes que vivem principalmente nas Américas praticando os mesmos genocídios com os povos originários e afrodescendentes, além de devastarem todos os ecossistemas que invadem. Incrível, mas é a triste realidade.

Back Forty: A longa sombra do Agente Laranja no Vietnã

Matéria que mostra como a ideologia e a doutrina do supremacismo branco ocidental não respeita a ética humana. Mas mesmo assim, ainda há humanidade entre aqueles que, no ocidente, nascem nessa visão de mundo, principalmente se estiverem conectados com o divino. Sem dúvida um genocídio político, ideológico e imperialista.

“Crescer sem limites não é natural, mas um desvio da ganância”

Sim, há condições dos seres humanos serem compatíveis com o planeta Terra. Desde que sejam sustentáveis. Sustentáveis em suas relações com todos os seres e com a sacralidade da Vida e da Existência de cada um e todos. Temos vários momentos em nosso website onde isso é claro em todas as relações dos seres humanos com todos os seus parceiros planetários. Do menor ou mais simples, ao maior ou mais complexo.

TRF4 decide pela permanência do povo Mbya Guarani em território de ocupação tradicional

Incrível! Fica-se em dúvida se isso aí chega às raias da ingenuidade ou do cinismo. Que tal pedir-se fundamentos científicos e antropológicos para se 'saber' que ROMA É DOS ROMANOS! Será que se duvidaria que PARIS É DOS PARISIENSES? Mas dos povos originários das Américas, sempre se precisa 'dados científicos/antropológicos' para se saber que sempre estiveram aqui antes dos Supremacistas Brancos. Por que será?

Os melhores guardiões da floresta tropical do mundo já moram lá.

Há um consenso de que só teremos alternativa às extinções em massa que a ideologia ocidental do supremacismo branco eurocêntrico gera, se começarmos a integrar em nossa civilização global, todos os princípios éticos de convivência com o Planeta, vividos por todos os povos originários da Terra. Ou aqueles que como eles, reconhecem o sagrado de todos os seres e todos os ambientes planetários.