Categorias

Publicações (Pág. 409 de 555)

Tufões espalham partículas radioativas de Fukushima, diz estudo.

Cientistas advertiram que os tufões que atingem anualmente o Japão estão ajudando a espalhar o material radioativo liberado no desastre da usina nuclear de Fukushima para os cursos d’água do país. Solo contaminado foi lixiviado por fortes ventos e chuva e depositado em rios e riachos, demonstrou um estudo conjunto realizado pelo Laboratório de Ciência Climática e Ambiental francês (LSCE) e pela Universidade Tsukuba, do Japão.

Manaus/AM: Oficina vai demonstrar como construir e manter a saúde do solo sem uso de produtos químicos.

Integrar saberes e experiências científicas, tradicionais e populares que indiquem o caminho da construção e manutenção da fertilidade e saúde do solo por meio de práticas agroecológicas. É com este propósito que a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), em conjunto com diversas instituições parceiras, promove, de 28 a 30 de outubro (segunda-feira a quarta-feira), a II Oficina Museu Vivo de Construção e Manutenção da Saúde do Solo.

Aproveitamento de garrafa PET: uma experiência desenvolvida no Ceará.

O aproveitamento de garrafa PET é uma ação que vem sendo desenvolvida pelo Centro Vocacional Tecnológica de Icó – CVT de Icó desde 2007 e que vem contribuindo para o desenvolvimento da consciência ambiental no município de Icó – CE. O CVT de Icó é membro do Comitê da Sub Bacia do Alto Jaguaribe e é uma unidade do Instituto Centro de Ensino Tecnológico – Instituto CENTEC, entidade que atua na educação profissionalizante no Estado do Ceará (Nota do site - em nosso entendimento a iniciativa é muito interessante, mas o resultado é discutível. Os Rs mais importante no nosso entendimento estão faltando - REJEITAR e RECUSAR. Estes serão os únicos que acabarão com as garrafas PET no ambiente e não 'tentando' com soluções ideais para os fabricantes, o consumismo e o desperdício).

MPF discute riscos de liberação de sementes transgêncicas tolerantes ao herbicida 2,4D.

O Ministério Público Federal realiza, no próximo dia 12 de dezembro, em Brasília, audiência pública para discutir os riscos da liberação para uso comercial de sementes de milho e soja geneticamente modificadas tolerantes ao herbicida 2,4D, utilizado para combater ervas daninhas de folha larga. A decisão do uso comercial cabe à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). O evento ocorrerá Auditório Pedro Jorge I da Escola Superior do Ministério Público da União e é aberto ao público.