Categorias

Publicações (Pág. 529 de 553)

Clima e o Código Florestal: Um bom momento para tomar juízo, artigo de Washington Novaes.

A nova discussão e votação do projeto de Código Florestal no Congresso, prevista para as semanas depois de terminado o recesso, poderá ser uma boa oportunidade para que os parlamentares, observando o que está acontecendo de desastres em razão de “eventos extremos” (chuvas, principalmente) nos Estados de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, entre outros pontos, possam rever dispositivos que reduzem áreas de preservação permanente à beira de rios, em encostas e topos de morros.

Nova norma para o uso de agrotóxicos.

Sob críticas. É dessa maneira que os produtores de pimentão encerraram 2011. No início de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou seu relatório anual de irregularidades no uso de agrotóxicos e, pelo terceiro ano consecutivo, o pimentão foi o campeão da lista.

SP: Monocultura dá lugar à diversidade produtiva em assentamento de Araraquara.

No lote de Leonel Fernandes Moço, no assentamento Bela Vista do Chibarro, em Araraquara (SP), a produção vai de vento em popa: mamão, maracujá, milho, feijão de corda, quiabo, abobrinha, jiló, manga, abacate e limão. Os produtos vão parar na alimentação escolar das cidades de Araraquara e São Carlos. Mas nem sempre a produção foi tão diversificada. Até dezembro de 2007, a cana-de-açúcar cobria toda a extensão do lote, arrendado ilegalmente para uma usina da região.

Cientistas propõem mercado de baleias.

Diante do aumento da caça de baleias no mundo, cientistas americanos propuseram uma solução polêmica: a criação de um mercado de baleias. De acordo com a proposta, publicada em artigo do periódico científico Nature, a saída para a matança das baleias seria instituir cotas de abate, que poderiam ser compradas e vendidas. Neste mercado, de acordo com os autores, seria possível reduzir a mortalidade sem precisar criar uma batalha entre conservacionistas e baleeiros.