Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 271 de 534)

INDÍGENAS-Cercada por latifúndios, população xavante resiste, mas exige políticas públicas.

Com altos índices de mortalidade infantil e subnutrição, baixa expectativa de vida e ocorrências de doenças praticamente já erradicadas do restante do país, os xavantes da terra indígena de Parabubure, em Mato Grosso, são um dos desafios para o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, que tem como prioridade zerar a miséria do país. Cercados por fazendas pujantes pelo agronegócio, que alteraram drasticamente o meio ambiente e o modo de vida tradicional, eles resistem em um bolsão de pobreza, onde os programas sociais dos governos PT chegaram, mas não foram suficientes para resolver em definitivo os problemas.

INDÍGENAS-Apesar de decisão por demarcação em MS, comunidade Pacurity está ameaçada de despejo

A Justiça Federal em Dourados determinou que a União demarque as terras indígenas em Mato Grosso do Sul e pague arrendamento aos fazendeiros que tenham áreas ocupadas por indígenas. Antagonicamente, a mesma subseção judiciária concedeu ordem de reintegração de posse aos herdeiros de uma fazenda que incide sobre a comunidade Pacurity, onde vivem famílias Guarani-Kaiowá desde antes da colonização do estado.

Documentário Agressão ao Homem

Documentário inglês feito pela BBC, no início dos anos 90, aqui dublado e editado, que mostra às descobertas de cientistas desde os anos 40 após o início do uso massificado de moléculas artificiais, o que está se plasmando numa dramática constatação: estamos vivendo num mar de estrogênios. Não naturais, mas artificiais, persistentes e bioacumulativos.

FDA Isenta Enlatados do BPA, novamente.

A Agência que trata dos alimentos e medicamentos nos EUA - Federal Food and Drug Administration/FDA - silenciosamente reafirma sua posição (reaffirmed its position) de que os norte americanos não estão sendo prejudicados pelo bisfenol A/BPA, um estrogênio sintético, ingrediente essencial da resina epóxi que se usa como uma lâmina interna da maioria dos enlatados nos Estados Unidos (nt.: e em todo o mundo!).

SAÚDE-Aluna processa a USP por contaminação química.

“Eu me olhava no espelho e enxergava a visão do inferno”. É assim que a estudante de Gestão Ambiental Rosangela Toni resume os efeitos de sua alergia ao composto químico Ascarel (nt.: óleo organoclorado que contaminou o sul da ilha de Santa Catarina, no final de 2013, quando furou um transformador cheio deste óleo venenoso e proibido no mundo todo por ter dioxina, a arma de guerra do Vietnam, Agente Laranja), adquirida, segundo ela, nos gramados da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), mais conhecida como USP Leste. Rosangela é a primeira aluna do campus a alegar que foi contaminada no terreno da instituição de ensino e a abrir um processo na Justiça contra a Universidade de São Paulo.

INDÍGENAS-MS: União deve demarcar terras indígenas e indenizar fazendeiros por terras ocupadas no estado.

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) conseguiu determinação judicial para que a União demarque as terras indígenas e pague arrendamento aos fazendeiros que possuem áreas ocupadas por índios, em toda a região centro-sul do estado. O valor a ser pago deve ser o praticado pelo mercado. A medida vale também para as áreas que forem ocupadas após a decisão judicial da 2ª Vara da Justiça Federal de Dourados.O pagamento deverá ser realizado até que a União “cumpra seu dever fundamental” de demarcar as terras indígenas no estado.

TECNOLOGIA-Projeto: Análise das rotas Tecnológicas para produção de Biogás com a utilização de resíduos agrícolas.

O sistema de abastecimento da zona rural é bastante precário e falho, deixando de suprir muitas comunidades interioranas, e devido a tal situação o uso de energias renováveis é bem visto e valorizado para solucionar tais problemas. O biodigestor é uma das rotas tecnológicas que produz energia limpa e atende as necessidades da população,pois produz biogás que pode ser usado para gerar energia elétrica, biofertilizante que é o principal produto dele para as plantações rurais e o resíduo líquido pode ser utilizado para a piscicultura.