Categorias

Publicações (Pág. 10 de 553)

Saúde: Exposição pré-natal a agrotóxicos está associada a sangramento menstrual intenso em adolescentes da Califórnia

Cada vez fica mais claro como os agrotóxicos estão sendo identificados como disruptores endócrinos. Ou seja, além de sua toxicidade ser danosa aos seres humanos, como disruptores endócrinos, a dose não acompanha a doutrina da toxicologia que liga os efeitos deletérios à dose, neste caso a simples presença da molécula, por imitar hormônios, age em doses como eles, infinitesimais. Quando se avalia sua toxicidade, pela dose, os efeitos danosos já aconteceram, fisiologicamente.

Saúde: Papua Nova Guiné enfrenta anos de limpeza devido ao impacto de mina abandonada

Recomendamos antes de ler a matéria, ver o pequeno documentário que anexamos para que se conheça o que é um povo que realmente reconhece seu local de origem com sua casa. Essa luta é a mais genuína 'luta ecológica' - de alguém que conhece -logos- sua casa -oikus-, talvez jamais existida em nosso tempo. Simplesmente fantástico! Honramos esse povo não só por sua batalha local, mas nos mostrar, ensinando com humildade, o que é o verdadeiro amor à Terra e a todos os seres. Esse povo representa o 'Ser Coletivo' que habita tantos neles como, adormecido, em todos nós!

Saúde: Nenhuma tábua de corte de plástico deve ser considerada totalmente segura, dizem cientistas

Já fazem muitos anos que somos, dentre muitos, equivocadamente considerados 'contra os plásticos'. Infelizmente nossa percepção a esse indiscutível 'milagre' tecnológico, não era despropositada. Agora, fica cada vez mais claro do que ele vem trazendo para todos os seres planetários. E isso vai, como neste caso, de uma prosaica tábua de cozinha a miríades de outros espaços que, sem dúvida, representaram um passo em muitas realidades do nosso cotidiano. No entanto, nunca podemos esquecer que o plástico se soma a todas as outras moléculas sintetizadas artificialmente. De uma forma negligente, não notamos que sua eficácia vem exatamente por ser totalmente estranha às estruturas criadas pela Vida. Ou melhor, são o oposto a elas. E hoje se vê que por esse simplíssimo detalhe, todas as formas de vida, criadas pela Vida, não sabem o que fazer com elas. E então, o que viveremos daqui para frente?

Saúde: Estudo descobre que fórmulas infantis nos EUA geralmente contêm contaminantes

Mais uma, e mais uma, e mais uma e assim vai ... matéria que fala de como os produtos que estão vindo da Big Pharma e/o Big Food estão contaminando nossas crianças. Por quê? Simplesmente porque nós, irresponsavelmente, não estamos buscando as informações verdadeiras e compassivas de órgãos da sociedade civil que estão, esses sim por sua conta, buscando proteger todos nós das garras das corporações dominadas pelo mais vil capitalismo indigno e cruel que assola a humanidade.

Saúde: Cientistas encontram metais pesados ​​e ftalatos em vitaminas pré-natais

É realmente um absurdo de como nós, os consumidores globais, deixamos de acreditar nas fontes verdadeiramente vitais para seguirmos, como gado no brete, as elucubrações mercadológicas das corporações da Big Pharma e da Big Food. Hoje, trocamos com naturalidade, por preguiça e negligência, os alimentos saudáveis por pílulas e produtos ditos alimentares, manipulados nos escaninhos das fábricas de ultraprocessados. E o resultado está aí, escandalosamente escrachado. E nós? Ao conhecermos isso, o que fazemos?

Agricultura: A indústria de carne bovina americana percebeu seu impacto climático há décadas

Quando estamos destruindo toda a Amazônia, mais o Pantanal e o Cerrado por causa das famigeradas 'commodities', entre elas a carne bovina, toda a mídia nacional, 'empreendedores', governos e políticos das três esferas da União, e a população completa e irresponsavelmente alheia à vida real, louvam o 'agronegócio' por trazer dividendos para o país. Mas vamos ser honestos, poucos se locupletam desses 'dividendos', no entanto é toda a humanidade que colhe os efeitos deletérios de toda essa loucura do supremacismo branco, antropocentrista, dominado pelo capitalismo mais indigno e cruel. Mas a população que está subjugada pelas teia das redes sociais, não tem noção do que está permitindo que se faça com a sobrevivência do futuro de todos.

Agricultura: Alto uso de fertilizantes reduz pela metade o número de polinizadores, segundo estudo mais longo do mundo

No texto publicado hoje sobre o óxido nitroso mostra o que vem representando a chamada 'modernização da agricultura' com o uso generalizado e, no nosso entender, desmedido, dos tais 'insumos modernos', onde o nitrogênio, como se vê no texto já publicado, ser um dos grandes protagonistas. E mais, sabe-se que a Inglaterra, país que aqui é destaque, fez essa opção já em 1947, mesmo antes da 'revolução verde' de Norman Bourlog quando introduz no mundo essa doutrina, pela agricultura industrial. Aqui se constata o que representa a compreensão de que a Vida sempre está acima da ganância a qualquer custo. O que está acontecendo então é a quebra, pelo supremacismo branco, das intrincadas e harmônicas teias da Vida.

Agricultura: Crescem danos causados ​​por óxido nitroso de fertilizantes

Para quem não está totalmente acostumado com a 'modernização da agricultura' que veio depois da IIª Guerra Mundial, dentro da ideologia da 'revolução verde', que nos trouxe para toda a humanidade, os 'insumos modernos'=agrotóxicos, adubos solúveis, maquinaria pesada e crédito agrícola. Foi essa doutrina, dentro da visão de mundo supremacista branca eurocêntrica que gestou os latifúndios, o êxodo rural, as monoculturas e as atuais famigeradas 'commodities' que redundou no malfadado 'agribusiness' que entre nós se torna o agronegócio='ogronegócio/agronecrócio'. E assim, talvez não saiba o porquê da importância dessa matéria. É que dentro dos adubos solúveis, onde se despreza tanto o solo como sua vida, mas sim só se foca na nutrição direta da planta, que nos chega, pelas corporações petroagroquímica, a ureia. E é ela, dentre outras fontes de nitrogênio, todas sintetizadas a partir dos combustíveis fósseis, destacando o petróleo, que vem o célebre N-nitrogênio, da fórmula mágica da revolução verde =N,P-fósforo,K-potássio. E assim todo planeta hoje planta com essa fórmula N,P,K. E soma-se a ela, a adubação 'orgânica', dos confinamentos bovino, suíno e de aves, com seus estercos que, pelo volume, contamina todos os mananciais hídricos do Planeta. E agora se vê no que redundou a tal modernização da agropecuária no Mundo! E seu slogan de acabar com a 'fome no mundo', acabou?

Globalização 1 : A Guerra contra a Democracia de Elon Musk e Peter Thiel

IMPORTANTE OBSERVAR que esse texto é de quase um ano atrás: 28 de maio de 2024. Trump nem havia ainda vencido e aqui se vê o que foi feito para que ele se elegesse. A união e a conjugação dos grandes oligarcas globais que se juntaram para colocar em prática o que agora se constata estar acontecendo nos EUA e no mundo. Será que a proposta é realmente acabar com a democracia e se partir para uma oligarquia? É o que veremos indo além da situação não só do que estão vivendo os 'imigrantes', os 'gays' e outros seres... mas qual será o futuro das mulheres? É esperar para se conviver com esses novos tempos.

Globalização 1 : A história da família de Elon Musk na África do Sul revela laços com o apartheid e movimentos neonazistas

Aqui temos a entrevista que se completa com o texto do IHU sobre a vida da família com as gerações anteriores, de Elon Musk. Pode-se constatar que suas relações com a realidade social e política são oriundas de situações familiares em sua visão de mundo, aparentemente supremacista branca, que já vinha de seus ascendentes. Com esta retrospectiva temos um quadro que nos permite entender o que se passa em suas atuais posturas na conjunção com o presidente D.Trump.