Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 10 de 530)

Tradições: Decolonialidade – O desafio do pensamento outro

Texto didático e esclarecedor para aqueles que ainda não se apropriaram perfeitamente do representa os novos conceitos de colonialidade, em suas diferenças quanto à colonialismo; de uma imposição civilizatória do eurocentrismo e, por isso, do mundo em que nosso país e nossa sociedade está imersa, por desconhecer os novos tempos. Aqui se fortalece a percepção de que o supremacismo branco eurocêntrico tornou-se uma realidade da sociedade nacional, que, independente de ser ou não consciente, ainda se submete a um poder que não é nosso, mas sim de uma visão de mundo que nos contamina em nosso fazer, sentir e agir de todo o dia e de toda a hora.

Tradições: “Continuamos na mesma sociedade escravocrata de antes com roupagens mais modernas.” 

Uma reflexão incisiva e contundente que nos faz pensar como lidamos conosco mesmo como nação e povo. Precisamos ter todas as facetas de nossa realidade social conhecidas para sabermos o que representam nossos padrões como sociedade para termos um vislumbre de como estamos construindo nossas relações humanas e civilizatórias. Aqui não é citado diretamente, mas extrapolamos para reconhecermos que, de alguma forma, seguimos a doutrina da colonialidade e a ideologia do supremacismo branco com fundamentos de nossas atitudes e opções em nossas atitudes no cotidiano.

Brasil desmatou 33% de toda sua vegetação nativa

Aqui vem a mesma pergunta: que direito tem alguém que por ser 'dono' do terreno que, na verdade, é de todo o cidadão brasileiro, de destrui-lo, degradá-lo, vilipendiá-lo e deixar como herança para o futuro, a destruição de tudo? E mais quem são estas pessoas que odeiam nosso País? Infelizmente são estes que estão sendo recebidos com 'tapete vermelho' em todos os espaços porque são ligados ao 'agronecrócio' = morte no campo! E os 'bugres'? Pois são eles que ainda mantêm nossas florestas, nossas águas e nossos Rios Voadores, vivos? Mas o supremacismo branco etnocêntrico além de não os 'verem', ainda os tratam como primitivos!

O G20 já sabe: o Agro é Fogo!

Incrível o vexame que o agronegócio está passando e nos levando de roldão para vivermos esta ridícula situação de estamos esfolando o País. E pior, apresentarmo-nos como os grande geradores de 'alimentos' no mundo! A custo de quê! Agora está definitivamente claro: o 'agro' não é nem 'pop' nem 'tech' nem nada mais do que 'criminoso' e como diz o título desta matéria: o 'agro é fogo'! Caiu a máscara!

Era da Água Escassa chegou

em dúvida que esta economista italiana, nos traz o que representa a água em nossas vidas. E nada mais candente do que estamos vivendo neste final de inverno, em 24, com todas as águas que desaparecem em nosso país, como aquela que nos passa pelos vãos dos dedos. Será que estamos realmente realizando o crime que estamos cometendo, ao secarmos nossos Rios Voadores e cambiá-los pelos Rios de Fumaça e fuligem? Ou estamos tão imbecilizados que nem havíamos notado que agora os Rios não de água, mas de fumaça?

‘Estou apavorado. Ninguém previa isso; é muito rápido’

Parece que a única solução para nossa população aprender é pela dor. Quantos grande homens e mulheres vêm há décadas, alertando o que agora vivemos, como o mais provável pela maneira que viemos tratando nosso País. E mais dramático que isso vem sendo feito por nós mesmos, desde que acreditamos nos golpistas militares na década de sessenta. Viemos numa derrocada em nossa cidadania a tal ponto que elegemos o ex-capitão, embalado pelos parceiros de caserna como pelo fanatismo cristão que envergonha Cristo, onde tudo que era ilegal, que então passa a ser legal. E mais, apoiado e incentivado por uma horda de políticos, militares de todas as ordens e mesmo pelos seguidores de Cristo de ocasião. E a população? Contaminada não se sabe porque veneno civilizatório, adere a estes inescrupulosos projetos político e de vida, totalmente nefastos. E a partir da vigência desta visão de mundo, como pólvora, aquilo que tinha de mais estúpido e imbecil, em cada um de nós, explode. E explode hoje, nestas queimadas que vão muito além das devastações amazônicas da Amazônia, do Pantanal, do Cerrado, da Mata Atlântica e do Pampa. Nada restará. Parece que aqui se repete o velho dito de que não 'ficará pedra sobre pedra'. Este é o legado do nosso tempo para quem virá depois de nós!

Instituição suíça diz que Porto Alegre pode ter sido ontem a segunda cidade mais poluída do mundo

Será que isso é um destino injusto que prejudica a população da capital gaúcha? Ou não, é um castigo dos deuses fazendo a população porto-alegrense a viver uma realidade inimaginável para este povo do RS, tão 'dedicado' à preservação e ao reconhecimento da maravilha das forças da Natureza? Ou será que foram as palavras, as lutas e as demonstrações de amor de alguns dos nossos próceres dos anos 70, 80, 90 e 00, como o Prof. Lewgoy, Lutzenberger, Magna Renner, Gilsela Castro e tantos outros, desde o Henrique Roesler, lá dos anos 40 e 50, que foram desprezadas, vilipendiadas e ignoradas por toda a gauchada e agora se tornam concretas e se materializam em fatos incontestáveis? Que suas profecias recusadas por muitos incautos e pela população, omissa e negligente, agora, surpreendentemente, fica perplexa e se sente traída? Infelizmente ela não faz uma retrospectiva sobre seus atos e não bani os políticos, egocratas e egocêntricos , além de cruéis e hipócritas, e acredita num militarismo injusto e está dominada por um fanatismo cristão que ofende a Cristo.

Brasil em chamas: país tem cerca de 60% de seu território coberto por fumaça das queimadas

Este é o céu 'azul e tropical' do nosso país! Criminosos sem dúvida! Como diz Carlos Nobre, sem chuva não há raios, não havendo raios, não há fogo espontâneo. Conclusão: só pode ser através dos grandes 'patriotas', que 'amam o Brasil, acima de tudo e de todos' e/ou dos criminosos do PCC que querem viabilizar certas candidaturas que estejam no mesmo diapasão do 'Brasil, ame-o ou deixe-o', dos ilegais garimpos, madeireiros, agronegocistas e etc. e tal? Só o que almejamos é que eles mostrem sua verdadeira face.