Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 67 de 538)

“Essa destruição é para sempre”

Olharmos pelos olhos e sentirmos com o coração de Raoni, poderia talvez nos sensibilizarem e, com amor, renunciarmos à ideologia da Bula Papal do século XV, "Bula da Descoberta', e chegarmos no âmago de nosso país. E como Seres Coletivos, ficarmos com a mesma tristeza e indignação do honorável Cacique Kayapó.

‘As previsões são graves’

Grande cientista, profundo e antigo conhecedor além de amante da Amazônia, nos traz reflexões inquietantes sobre o futuro dessa joia que recebemos, como brasileiros, para serem os guardiões pela humanidade. Nossa contaminação da doutrina do supremacismo branco eurocêntrico nos impede de nos associarmos aos povos da floresta para, juntos, cuidarmos e usufruirmos dela.

Violência contra indígenas explodiu durante era Bolsonaro

Incrível que depois de mais de 500 anos do lançamento da cruel bula papal. a "Bula da Descoberta', ainda se faça a mesma estúpida e criminosa ação sobre os povos que não são eurodescendentes e nem cristãos. O relatado aqui é a típica demonstração das ideologias da colonialidade e do supremacismo branco que infesta o coração e a mente de muitos e muitos brasileiros, até os dias de hoje.

Não os esqueça

Uma das fontes do eurocentrismo como modo de pensar foi a bula papal 'Inter caetera' (1493), emitida pelo papa Alexandre VI, que considerava os não-europeus como pagãos cujas almas seriam condenadas sem a intervenção dos cristãos. Mostra toda a ideologia e daí a doutrina do SUPREMACISMO BRANCO EUROCÊNTRICO que vem devastando o planeta, há tantos séculos.