Categorias

Publicações (Pág. 418 de 572)

Não há previsão para votação de sementes resistentes a agrotóxicos, diz presidente da CTNBio.

Não há previsão para a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) colocar em votação a liberação comercial de sementes de milho e soja resistentes ao herbicida do tipo 2,4-D, informou na quinta-feira (12) o presidente do colegiado, Flávio Finardi. De acordo com ele, o processo de autorização, previsto em lei para durar 90 dias, está atrasado em mais de um ano.

Amazônia, uma história de destruição.

Debaixo da lona montada especialmente para levar a Amazônia à praça pública, em São Paulo, especialistas em Amazônia nas áreas de energia, ambiente, comunicação, além de representantes de movimentos e ONGs que atuam na região debateram os dilemas que vive a região – entre a necessidade de preservação, essencial também para a qualidade de vida da população da região, e a pressão pelo desenvolvimento. Um público de cerca de 100 pessoas compareceu ao debate – e todo mundo que passou por lá recebeu um exemplar do livro Amazônia Pública. O livro reúne três séries de reportagens sobre os impactos de grandes empreendimentos na Floresta Nacional de Carajás e no rio Tapajós, no Pará, e no rio Madeira, em Rondônia. Toda a apuração foi feita em campo por seis repórteres.

Ventos tornam-se a primeira fonte de energia da Espanha em 2013.

A energia eólica foi, em 2013, pela primeira vez na História, a principal fonte de eletricidade usada na Espanha, anunciou nesta sexta-feira (20) a empresa que administra a rede de transporte elétrico REE. Os ventos permitiram cobrir 21,1% da demanda anual, “três pontos a mais que em 2012″, ficando sutilmente acima da energia nuclear, que representa 21%, destacou a REE em um comunicado.

Guaranis-kayowás iniciam ritual de morte por terra e identidade.

Para se defenderem, índios estão dispostos a morrer. “O que eles reivindicam não é a propriedade, é o pertencimento. A terra não é posse, não se troca por dinheiro, não serve para especular. Serve para você saber quem você é.” A partir desse trecho, retirado da publicação O fio que dá sentido à vida, da psicanalista Maria Rita Kehl, o apelo dos Guaranis-kayowás pode ser ainda mais entendido pela sociedade brasileira.

Brasil é grande exportador de ‘água virtual’.

As commodities agrícolas estão entre os principais itens de exportação do Brasil. A produção é tão elevada que se estima, atualmente, que a agricultura responde por mais de um quarto do PIB nacional. Porém, há um novo elemento, de abundante quantidade no País, que vem sendo muito bem cotado no mercado internacional e a China, um dos maiores clientes de nossas riquezas, já desponta como um dos grandes mercados para este antigo, porém valioso produto. A água!

O Órgão Esquecido – Nossa Microbiota.

Nossa microbiota ajuda a que vejamos o nosso corpo como um “super organismo” composto por um grupo diverso de microrganismos simbióticos. O equilíbrio adequado destes microrganismos é essencial para uma ótima saúde tanto física como psíquica. Pesquisa recente sugere que muitas pessoas estão com sua flora intestinal benéfica deficiente, fazendo com que isso seja levado em consideração de uma maneira muito objetiva se quisermos nos sentirmos bem, tanto física como psicologicamente.