Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 525 de 527)

A morte em Ingelheim

Texto originalmente publicado pelo semanário alemão “Der Spiegel”, no início dos anos noventa. Material imprescindpivel para quem quiser entender como o espírito da guerra sempre esteve imbricado nas ‘descobertas’ da química sintética. Sugerimos este material como leitura obrigatória.

Bisfenol A-BPA, por Ana Soto

Texto publicado pelo ramo do complexo midiático Thomson Reuters que trata de temas científicos, ScienceWatch, com a entrevista da Profa. argentina radicada nos EUA, Ana Soto. Relata os fatos históricos de sua descoberta dos xenoestrogênios que mudam a história.

Desgelo do Ártico atiça ambições econômicas

A possibilidade de explorar os outrora inacesíveis recursos naturais del oceano Ártico retorna mais tangível com o desgelo do Polo Norte, para escândalo dos cientistas europeus. As rotas de navegação estão se abrindo no derretimento do oceano Ártico, o primeiro passo para a exploração dos recursos da região boreal.

País banirá bisfenol A de mamadeiras

A partir de 2012, Anvisa quer impedir que a substância – suspeita de causar câncer, diabete e infertilidade – seja ingerida por bebês, os mais sensíveis aos efeitos danosos. A partir de 1.º de janeiro de 2012, as mamadeiras vendidas no Brasil não poderão ter a substância bisfenol A (BPA), suspeita de causar problemas como câncer, diabete e infertilidade.

Sociedade de Endocrinologia aprova proibição de bisfenol-A(BPA) em mamadeiras e defende ampliação para brinquedos

A decisão de proibir a produção e a venda de mamadeiras com bisfenol A na composição foi bem recebida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, que lidera uma campanha contra o uso da substância. Anunciada no dia 15/9, a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi tomada para proteger a saúde das crianças, apesar de não haver resultados conclusivos sobre o bisfenol.