Categorias

Publicações (Pág. 495 de 559)

Crise terminal de nosso modo de viver?

"Há que reconhecer que estamos dentro de um círculo vicioso do qual não sabemos como sair. Devemos produzir para atender o consumo e criar postos de trabalho. Quanto mais consumimos, mais empobrecemos a natureza. Mas chegará o momento em que ela não aguentará mais. Por outro lado, se pararmos de consumir, fecham-se fábricas, cria-se desemprego, surge fome e miséria e estoura a convulsão social. Para onde vamos? Quem o saberá exatamente?", escreve Leonardo Boff, teólogo, filósofo e escritor, em artigo publicado no Jornal do Brasil, 22-07-2012.

Sementes da Liberdade. Seeds of Freedom.

" Seeds of Freedom", narrado pelo ator Jeremy Irons (nt.: embaixador da ONU para a alimentação), detalha como as sementes que têm sido o coração da agricultura das comunidades tradicionais e da biodiversidade natural, desde os primórdios do processo agrícola, estão sendo transformadas em 'commodities' (nt.: mercadorias) dispendiosas e patenteadas que resulta por isso na monopolização do sistema global de alimentos.

Governo estuda reduzir área da maior Floresta Nacional em até 1/3.

No início de 2006, um decreto do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, a maior de um conjunto de unidades de conservação no sul do Pará que ajudaria a conter o avanço das motosserras na Amazônia. Pouco mais de seis anos depois, o governo de Dilma Rousseff estuda tirar um pedaço da Flona de até três vezes o tamanho da cidade de São Paulo para resolver a disputa de terras na região.