Categorias

Publicações (Pág. 425 de 553)

A violência contra os indígenas no Brasil, por Elaine Tavares.

Quem passa pelas ruas do centro de Florianópolis já naturalizou a cena de famílias indígenas sentadas nas esquinas principais, com seus cestos, bichinhos de madeira e crianças. Poucos são os que percebem a presença humana. Alguns, ao notar, fazem aquela cara típica de quem está incomodado. Aquelas caras morenas, aqueles pés descalços e aquelas crianças ranhentas significam exatamente isso: um incômodo. No máximo, conseguem alguma comiseração. Nada mais que isso.

Belo Monte: Norte Energia se recusa a obedecer condicionante indígena e MPF/PA quer punição.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Fundação Nacional do Índio que comunique oficialmente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) que a Norte Energia S.A está descumprindo a obrigação condicionante da obra de Belo Monte que trata da aquisição de terras para os índios Juruna do Km 17. A obrigação é consequência das condições impostas pela licença de instalação concedida para a obra, mas a Norte Energia enviou documento ao MPF afirmando que “não lhe cabe a responsabilidade pela aquisição de terras”.

Efeitos de pequenas doses dos químicos disruptores endócrinos.

O livro de Sheldon Krimsky, Hormonal Chaos, descreve a desfunção hormonal como uma mudança de paradigma em toxicologia. No centro desta mudança estão os resultados científicos demonstrando que os disruptores endócrinos têm um impacto nos níveis de contaminação muito abaixo daqueles que interessam aos toxicologistas. Alguns destes níveis são tão baixos que a indústria insiste de que estes resultados não são confiáveis.

Relatório aponta riscos associados ao consumo de plantas transgênicas.

Em julho de 2013, foi publicado um novo relatório a respeito dos riscos associados ao consumo de plantas transgênicas. O documento intitulado “Levantamento e análise de estudos e dados técnicos referentes ao consumo de plantas transgênicas: o caso do NK603”, de autoria do pesquisador Gilles Ferment, foi publicado pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e realizado com o apoio do Órgão das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Efeitos Imunológicos da Dioxina: Novos Resultados de Seveso e Comparação com Outros Estudos.

Baccarelli et al. reportam que os sistemas imunológicos das pessoas que foram expostas à dioxina em 1976 (nt.: hoje estamos em agosto de 2013, 34 anos atrás) pelo acidente da planta química na cidade de Seveso, norte da Itália, permanecem suprimido ainda hoje, tantas décadas depois do acidente. O padrão de supressão pode sugerir umaumento da vulnerabilidade a agentes infecciosos em razão da redução dos níveis da imunoglobulina G (IgG).