Categorias

Publicações (Pág. 431 de 572)

ABRASCO: Moção em defesa da vida e da saúde contra o agro(negócio)tóxico e o MAPA.

No triste cenário de suspeita de quatro casos de intoxicação por agrotóxicos de trabalhadores quilombolas da comunidade de Rio Preto, em Campos no Rio de janeiro, em 12 de novembro (LEIA AQUI), agravados por duas mortes; e da divulgação pela ANVISA que mais de 60% dos alimentos examinados contêm agrotóxicos, sendo 28% considerados impróprios para o consumo (LEIA AQUI), nos deparamos com absurdas lei, decreto e portaria elaborados pelo governo no último mês e que ampliam enormemente a vulnerabilidade da população.

Soja e o Câncer de Próstata: O Que o Homem Deve Saber.

A soja previne o câncer de próstata ou de reduz o risco de recorrência? Com um em cada seis homens americanos desenvolvendo câncer de próstata ao longo de suas vidas, muitas pessoas gostariam de pensar assim, e indústria da soja raramente perde uma oportunidade para comercializar seus produtos todo mês de setembro durante o mês da Consciência Nacional do Câncer de Próstata. Este ano, porém eles não deverão estar nas ruas usando pulseiras e bonés azuis claro e distribuindo leite de soja, farinha de soja e grãos de soja em belas embalagens azuis, mas ao invés deveriam cantar uma música triste (“blues”).

Tepco finaliza segundo dia da retirada de combustível em Fukushima.

A empresa que opera a central nuclear de Fukushima anunciou que finalizou nesta terça-feira (19), sem incidentes, o segundo dia da retirada do combustível nuclear da piscina do reator 4. A Tokyo Electric Power (Tepco) iniciou nesta semana a delicada operação para retirar 1.533 barras de urânio e de plutônio armazenadas no interior do reator 4 do complexo de Fukushima.

“As sementes transgênicas não são mais produtivas, nem foram planejadas com este objetivo”. Entrevista especial com Leonardo Melgarejo.

"Quanto vale a diferenciação de mercados, e quem ganhou com o fato de o Rio Grande do Sul ter jogado fora a preferência dos consumidores europeus? Mas este não é um problema de miopia gaúcha. O mesmo aconteceu no Paraná, onde o governo local defendeu os interesses da soberania nacional por mais tempo", constata o engenheiro agrônomo.

Transgênicos no Brasil. Ciência e perspectivas de futuro. Entrevista especial com Marcos Silveira Buckeridge.

Em 2003, o Brasil regulamentou a entrada de organismos geneticamente modificados - OGMs - no país e formou uma comissão de biossegurança para avaliar e regular a sua utilização. No entanto, para o pesquisador e professor da Universidade de São Paulo, Marcos Buckeridge, se por um lado a decisão organiza o setor e o conduz para não haver excessos, por outro seria um exagero comparável a “usar uma bala de canhão para matar uma pulga”. Isto porque, para ele, “já está muito claro que os transgênicos não oferecem todo aquele perigo que se imaginava aos seres humanos e ao ambiente”.

Diesel de dendê pode ser mais poluente que o de petróleo, alerta estudo.

Uma das apostas do Brasil para reduzir sua dependência do petróleo é investir em combustíveis produzidos a partir de plantas, seja o conhecido etanol de cana-de-açúcar ou, mais recentemente, o biodiesel feito de óleo de palma, o famoso dendê. O governo brasileiro e empresas como Petrobras e Vale estão investindo pesado no óleo de palma, especialmente por causa de sua alta produtividade, em comparação com outras opções agrícolas para a produção de biodiesel.