Categorias

Publicações (Pág. 4 de 543)

Tradições: Em painel da ONU sobre genocídio, pesquisadora diz que “destruição dos povos indígenas vai além do extermínio físico”

Como viemos acompanhando muitas e muitas reportagens de várias partes do mundo onde o supremacismo branco eurocêntrico invadiu, constatamos que o desrespeito às tradições dos povos originários vai muito além da seu extermínio físico. O empolgante é como, mesmo que sejamos eurodescendentes, estamos cada vez mais reconhecendo a riqueza e a lucidez de todas as tradições e a diversidade da humanidade. E estamos brigando por não só por sua permanência entre todos os povos, como a inclusão de suas maravilhas em nossos corações e mentes.

Saúde: Novos dados mostram contaminação química generalizada da água potável

Parece que não se entender que as águas são os imensos espaços onde tudo acaba. E o mar não é o limite. Temos as evaporações e as circulações atmosféricas. Como se pode imaginar que se largando qualquer coisa em qualquer lugar, isso não circula por todo o planeta? Mas a mente limitada pela ideologia do supremacismo, amplificada pelo antropocentrismo, acredita, piamente, que está acima de qualquer vida real. E mesmo com os resultados inquestionáveis, a força da ideologia é maior do que a própria sobrevivência.

Globalização: O inverno da civilização

Outro texto reflexivo diferente por estar sendo trazido um filósofo coreano que está profundamente influenciado, no ocidente, pelo pensamento e pela cultura alemães. E é analisado por psicanalista britânico. Mas o interessante é ser-nos mostrado o lado sombrio da sociedade de nossos dias que se deixa dominar pelo mudo técno-digital, perdendo outras formas da força da Vida serem percebida e saboreadas.

Emergência climática: Como queimadas na Amazônia aceleram derretimento na Antártida a milhares de quilômetros de distância

Matéria originalmente da BBC de Londres e republicado pelo O Globo onde se constata como a irresponsabilidade dos supremacistas brancos que professam a colonialidade, com seus bois e sua soja, e agora o algodão no nordeste, comprometendo a higidez planetária. E é interessante que a própria Globo foi quem propalou e propagandeou, inconsequentemente, o agronegócio como a salvação do Brasil. E ainda continua a alardear, diariamente, a importância econômica do 'ogronegócio/agronecrócio' como a grande solução para o equilíbrio da economia nacional.

Emergência climática: No Chile, floresta em declínio preocupa cientistas

Mais uma informação preocupante que nos leva a confirmar que vivemos realmente uma situação global que pode nos levar a situações, não tão longínquas, que comprovam uma realidade dramática. E ainda existe uma grande parcela da população planetária que acredita nos oligarcas de que não há nada de mal em continuarmos a queimar combustíveis fósseis como se nada estive demonstrando, faticamente, isso tudo. Mas procurem ver as idades destes irresponsáveis sobre o futuro das novas gerações.