Categorias

Traduções

Globalização: Adeus ao mundo eurocêntrico?

Sem dúvida, no nosso ponto de vista, uma reflexão importante que mostra como no tabuleiro das nações planetárias, as visões de mundo estão na mesa. Quais os caminhos que as nações irão trilhar, é uma incógnita. Mas que estamos, inclusive com as guerras no Oriente Médio e na Ucrânia, vivendo como alguns já dizem, um momento de virada na história da Humanidade, sem dúvida que estamos. Só nos resta como cidadãos comuns, almejar que menos que o dinheiro, o que mobilize os seres humanos seja realmente a nossa humanidade e não a nossa desesperadora ânsia de poder e de submissão de todas as alteridades, sejam quais forem. Mas motivo nos acionará?

Globalização: As grandes empresas de tabaco criaram a indústria de alimentos processados?

Quando em nosso website tratamos o capitalismo como uma visão de mundo cruel, indigno e, pelo que se vê abaixo, criminoso, pode causar um certo mal estar em muitos. Assim, além de ser um processo excludente de muitas das sociedades planetárias, e seus habitantes, também devasta todos os ambientes. Todos os corpos são agredidos. Infelizmente, a sociedade ocidental, berço desta ideologia, crê piamente que só existiriam, em seu fanatismo da polarização entre um e outro, entre o Bem e o Mal, o capitalismo ou o socialismo/comunismo. Mas não, a humanidade, em sua diversidade de toda a ordem, tem outros caminhos também humanos para trilhar em sua existência. Agora sim, colocamos o que nos parece ser um caminho sem volta: ou a humanidade busca outras 'humanidades' ou estará indo para sua extinção. Esta forma de lidar com a Vida como um todo, no capitalismo, demonstra ser maléfica para a sobrevivência de próprio planeta.

Química sintética: Pelo menos 3.601 produtos químicos em nosso corpo vêm de embalagens ou utensílios de cozinha

A tragédia de uma notícia como esta é que o mundo já sabe que estas moléculas sintéticas são maléficas, desde os anos 80 ! O cinismo é tal que ainda se discute isso, mesmo a própria ciência ocidental, tão decantada como inquestionável, mostrando o mal que estas moléculas causam aos seres vivos, entre eles os humanos. Sim, não há como escapar: tudo isso se plasma como um crime corporativo. E mais, incluem-se nele, todos os administradores públicos e políticos de todo o mundo, sem descartar, é lógico, os CEOs e todos os envolvidos nas transnacionais dos 'alimentos' e todo o seu entorno.

Ecologia: “A floresta que você não vê”: conservação e geração de renda

Que maravilha! Este é o Brasil que nós, de nosso website, sonhamos. Mostra-se aqui que há a verdadeira agricultura onde se produz cultura no campo. Diferente de outros processos agrícolas que se desconhece a terra onde se está e se impõe com violência à vida da terra e a todo o ecossistema, uma forma de produzir que precisa de processos estranhos, venenosos e degradantes. E ainda mais, aqui se reconhece quem vive no local e se valoriza aqueles que sabem onde estão e o que a terra pode lhes retribuir com o amor com que lidam com todas as formas de vida. Lastimamos que os que têm o poder político e social de nosso país, não vejam e honrem esta brava e honorável gente de nosso país!

Saúde: Oculto à vista de todos – a crescente epidemia de dependência de alimentos ultraprocessados

Já está mais do que comprovado de que o que as indústrias têm feito, conforme nos traz o artigo de 2013 do NYT, é realmente um crime corporativo! No artigo é demonstrado que desde 1999, os CEOs e os técnicos destas transnacionais já sabem porque foram elas que criam, ou melhor, 'engenheiraram alimentos' que não existem naturalmente, sobre os efeitos sobre a saúde pública que já estavam causando desde aquela época. E mesmo assim não fizeram absolutamente nada para alterarem seus procedimentos. Alegação: dinheiro! Lucros e a possível posição de seus acionistas. Aliás, se assim é, então são tão criminosos como os 'empreendedores' meritocratas das corporações!

Saúde: Sou gastroenterologista. Aqui está a verdade surpreendente sobre o glúten.

Mais um mito que se dissolve. Pode ser que aqui na questão do glúten estejam as transformações que o trigo sofreu com os trabalhos desenvolvidos pela ideologia da 'revolução verde'. No afã de haver uma hiper produtividade, desrespeitou-se suas condições naturais genéticas para que o trigo tivesse outras características fisiológicas para o aumento da produção. Principalmente para que as novas variedades de trigo fossem dependentes tanto de adubos sintéticos, destacando os adubos nitrogenados, como dos fatídicos agrotóxicos. Será que não é isso que, indiretamente, o autor destaca da diferença dos meios de produção do trigo dos EUA e da Europa?

Mudanças climáticas: Queima total

Com escassez de terras, água e comida, nós, os idiotas brasileiros, simplesmente torramos toda a riqueza viva que a Vida nos colocou para sermos guardiões, por meia dúzia de mil réis! Que cidadãos planetários, somos, hein!? E mais, aviltando e roubando aquilo que é, pelo menos, de 200 milhões de habitantes da Terra, e que deveríamos cuidar em nome de todos os outros concidadãos planetários. E tudo isso porque os criminosos estão convencidos que a tal propriedade da terra lhes dá plenos poderes e direitos de degradarem o que não é deles por todos os tempos. São somente ínfimos 'proprietários' num milésimo de tempo quando se vê todo o tempo de antes e depois de sua passagem miserável por esta existência!

Mudanças climáticas: Cacique Raoni: bancos devem parar de investir no desmatamento

Ainda há esperança! E ela vem exatamente da riqueza e da diversidade das florestas humano-vegetais que resistem, apesar de toda a violência do supremacismo branco, com seu ethos, etno, cultural e humano, por terem em si a visão de mundo de sermos Seres Coletivos, como nos tem ensinado o nosso maior líder, o Admirável Raoni. Que muitos de nós sejamos, os eurodescendentes, 'contaminados' e nutridos por Seres Coletivos que ainda nos clamam, amorosamente, das amazônicas Florestas Nacionais. Que, humildemente, nos curvemos, como não fizeram os nossas antepassados, à sabedoria da convivialidade da integração ética dos povos originários. Que nossos corações e mentes, sejam tocados pela singularidade e singeleza de todos aqueles que por séculos e talvez milênios, habitam os territórios que imaginamos que sejam só nossos, dos 'brancos'.

Agricultura: O agro é ogro?

Cada vez o 'fogo' nos traz mais luz de onde e para onde vai a riqueza nacional! A tristeza é que esta constatação em vez de ser de elucidação e consciência, logo é tergiversada para algo como se fosse técnico, casual e imponderável, além de ser taxada e ideologizada como uma visão de mundo esquerdizante e anti-'patriota'... Agora sim, 'tristes trópicos', na sua insanidade e na sua postura de definitiva da apropriação de tudo e de todos pelo capital verdadeiramente doutrinário e acachapante! Além de ser originário do supremacismo antropocêntrico, branco e euro-ego-centrado. Até quando? Até a queimada do último e derradeiro graveto ainda não incinerado?