Categorias

Publicações (Pág. 358 de 571)

Um em três casos de Alzheimer pode ser evitado, diz estudo.

Um em três casos de Alzheimer do mundo todo pode ser evitado segundo um novo estudo da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha. Em um artigo publicado na revista especializada The Lancet Neurology, a equipe de cientistas britânicos relatou que analisou dados baseados em levantamentos de população para descobrir os sete principais fatores de risco para desenvolver a doença.

PGR requer ao STF suspensão da licença ambiental da Hidrelétrica São Manoel.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, requereu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) São Manoel, na divisa dos estados do Pará e Mato Grosso. No documento, Rodrigo Janot pede a suspensão da decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que manteve o processo de licenciamento ambiental da usina.

Para o Greenpeace, “Everything is NOT Awesome”.

Entre as décadas de 1960 e 1990, a LEGO manteve uma associação com a Shell, usando a marca da petrolífera em seus brinquedos. Em 2012, a parceria foi retomada para que os brinquedos Shell-LEGO fossem vendidos em postos de gasolina de 26 países. O Greenpeace, por sua vez, resolveu entrar na história pedindo a LEGO que encerre essa união, lembrando o importante papel que o brinquedo exerce na vida das crianças.

Estudo revela que agricultores familiares não têm condições de cumprir normas de uso seguro dos agrotóxicos.

No Brasil, o conceito de uso seguro relacionado aos agrotóxicos é uma falácia. A constatação, em tom de alerta, é da dissertação de mestrado do farmacêutico Pedro Henrique Barbosa de Abreu, defendida recentemente na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, sob a orientação do professor Herling Alonzo. De acordo com o pesquisador, as normas contidas na denominada Lei dos Agrotóxicos, sancionada em 1989, bem como as diversas e complexas medidas técnicas descritas nos manuais de segurança, elaborados pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef, que representa as indústrias químicas) e por instituições públicas de saúde, meio ambiente e agricultura, não podem ser cumpridas, principalmente por parte dos agricultores familiares, que não dispõem de informações e nem de recursos para tal. “Ou seja, quando o assunto é agrotóxico, não se pode falar em uso seguro no país”, sustenta o autor do trabalho.

Transgênicos semeiam novos caminhos,

O produtor de feijão Manuel Alvarado integra o majoritário grupo de agricultores do México que considera desnecessária a introdução de variedades dessa leguminosa geneticamente modificadas, que o governo defende. “Em rendimentos, não há um estudo que demonstre ser superior aos híbridos ou às sementes regionais. As pessoas ainda não sabem o que é um produto transgênico, nem os efeitos que provoca, mas algumas coisas que se conhece não são boas”, afirmou o agricultor, que lidera a organização Enlace ao Campo, na cidade de Fresnillo, no Estado de Zacatecas.

Carta Aberta: Decisão que libera o uso do Benzoato de Emamectina preocupa toda a sociedade.

Conforme noticiado pelos meios de comunicação, as lavouras da atual safra de algodão e soja do oeste da Bahia vem sofrendo com o ataque de uma lagarta, conhecida como Helicoverpa Armigera e que já se ampliou para outras regiões do país. Existem diversas iniciativas para conter a sua expansão, sendo a EMBRAPA responsável pela realização de estudos e busca de alternativas. Ocorre que os produtores e a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia entenderam por utilizar um produto altamente tóxico chamado Benzoato de Emamectina na defesa de uma solução mais imediata, mas que incorre em riscos à saúde e ao meio ambiente. Esse produto não possui registro e nunca foi usado no Brasil.

“Nossos filhos nos acusarão” – documentário completo com legendas.

"Hoje, as crianças são as principais vitimas da ação destrutiva do homem sobre a natureza. Pesquisas mostram que 70% dos casos de câncer estão relacionados ao ambiente, dos quais 40% derivam da poluição e 30% da alimentação. A cada ano, a incidência de câncer na infância aumenta 1,1% na França. Para mudar este quadro e salvar as crianças do futuro incerto que as espera, as iniciativas infelizmente ainda são poucas. Mas numa pequena cidade no sul da França, o prefeito decide resistir à indústria agro-química e instituir na cantina da escola a alimentação a base de alimentos orgânicos."