Categorias

Publicações (Pág. 26 de 576)

Saúde: Exposição a misturas químicas associada a um risco aumentado de autismo em crianças

Esse é um tema que viemos, no nosso website, tratando há muitos anos. Lastimavelmente, neste período de tempo, não temos visto nada sendo feito no sentido de preservar a saúde e a sanidade mental de nossas novas gerações. Estamos sendo, consciente ou inconscientemente, criminosos em relação a essas novas criaturas que estão nascendo nas últimas décadas. Para mudarmos nossas práticas, vale a pena ler a entrevista que está na abertura de nossos trabalhos, na forma de um e-book, que trata dessa realidade, além disso, pode-se acessar todos os materiais já publicados sobre o autismo, incluindo o documentário 'Amanhã, seremos todos cretinos?'. Informações existem, em português. Conhecê-las, é uma escolha sua.

Saúde: Cientistas dizem que produtos químicos presentes nos alimentos são uma ameaça negligenciada à saúde pública

O que há uns 50 ou 60 anos atrás parecia ser a grande libertação da sociedade moderna, das 'agruras' da produção e distribuição de alimentos, virou-se contra todos os seres vivos como um monstro que lhes atormenta e mata. Mas, na verdade, sempre houve um motivo subjacente que vinha 'embrulhado', como um cavalo de troia, nesta icônica liberdade: o domínio de alguns, através de corporações, de todos os corpos vivos do planeta. E assim, suas moléculas sintéticas e patenteadas, foram se imiscuindo na vida de todos, da produção agrícola até a entrega nos centros concentrados de consumo urbano. E o que estamos vivenciando? A contaminação de cada um de nós, de moléculas danosas e não a entrega da saúde que os alimentos trariam.

PFAS: Consumo de fibras pode ajudar a eliminar PFAS do corpo

Como estamos nesse impasse global frente aos perfluorados, muitas pesquisas estão sendo feitas para se buscar soluções que, pelo menos, diminuam a presença destas moléculas da química sintética em nossos corpos. E novamente, pode ser pela alimentação, mas não dos ultraprocessados, poderemos ter um caminho. No caso da aveia, nunca esquecer que deve ser orgânica já que a convencional, nunca sabemos se foi utilizado o herbicida glifosato/roundup, como uma técnica pré colheita.

Saúde: As mitocôndrias são mais do que potências – elas são a placa-mãe da célula

Um texto muito importante para pessoas que estão vivas e querem permanecer não só vivas, mas também saudáveis. Principalmente porque agora, depois de sua leitura, temos um pouco mais de conhecimento de nossas estruturas mais internas e absolutamente fundamentais. Como o autor, desde que soubemos da perspectiva levantada pela cientista Lynn Margulis, de serem as mitocôndrias organismos que se recolheram na anaerobiose das células dos seres aeróbicos quando a atmosfera terrestre de plena de carbono passa a ser de oxigênio, como algo fantástico que também nos assombrou. Grato aos dois cientistas por esses conhecimentos compartilhados.

Saúde: Produtos químicos tóxicos em produtos de uso diário podem ajudar a explicar o aumento das taxas de autismo

Há anos que viemos em nosso website destacando pesquisas e materiais que mostram que essa realidade iria um dia ser explicitada. Infelizmente! Mas, agora que se tem essa situação, o que então os responsáveis, ou seja, todos nós, do presidente da república, aos CEOs das corporações, os responsáveis públicos e privados pelas áreas da saúde e também e definitivamente cada um dos pais e mães que não fizeram, fazem e farão nada, por ignorarem consciente ou inconscientemente esse tema, para preservarmos o futuro de todas as gerações que ainda nem nasceram?

Globalização: Fascismo do fim dos tempos – sua ascensão

Tendo nosso website foco no que consideramos o 'roubo do futuro de todos nós', queremos indiretamente talvez constatar de que toda a química sintética com todos os reflexos na saúde de todos os seres do planeta, onde se mistura a questão dos combustíveis fósseis e o agronegócio com a questão climática, tem uma fundamentação ideológica. E para nós, ela está visceralmente enraizada numa visão de mundo onde reflexões como essa de Naomi Klein acabam desvelando suas nuances no tempo e no espaço. Por isso publicamos essas análises que nos ajudam a ampliar nossa visão sobre o fatos correntes que se passam na humanidade. Parece que esses seres que aqui são detectados como 'exterminadores do futuro', estão em sua visão distorcida da transcendência, buscando exatamente qual a trilha que lhes recuperará a sua conexão com o Divino. Essa é a nossa impressão, esse é o nosso ponto de vista.

Globalização: “Ricos e pobres? Vamos nos rebelar, pois a igualdade virá”

As duas reflexões dos textos publicados agora, esse do Piketty e o outro da Naomi Klein, mostram os paradoxos que estamos vivendo nos dias de hoje. Cada um de uma maneira, alerta e destaca a heterogeneidade das visões do nosso mundo atual. Mas há pontos convergentes, principalmente quanto à essa exorbitância de uns cada vez mais ricos e excêntricos e outros, cada vez mais desvalidos, com escassos acessos aos bens que deveriam, até por um senso de humanidade, estar disponíveis para todo o cidadão planetário. Mas, como Piketty destaca, ainda há saídas. E elas estão aí, compatíveis com nossas possibilidades de transformação e de encontrarmos mais harmonia entre todos.

Globalização: Bombardeando o futuro

Belo texto com uma proposta de, historicamente, nos colocar a par do que acreditavam e a forma como alfabetizavam a sociedade, ingênua e crédula, as corporações, os cientistas e os arautos da química sintética. Mostra de forma indireta suas crenças e a maneira como apresentavam os 'avanços' da química com suas moléculas hoje tidas como disruptoras endócrinas e 'forever chemicals' e sua relação com o futuro do planeta, de sua gente e de outros seres vivos.

Globalização: “A conquista europeia não teria alcançado êxito sem as epidemias que devastaram as populações indígenas”

Reflexões que trazem a história de mais de 500 anos e que agora vivemos, intensamente, a ideologia supremacista que se estabeleceu como modus vivendi e operandi tanto nas antigas colonizadoras como nas suas colonizadas. Triste como em muitíssimos dos seus atuais moradores, de coração e mente, há a prática fiel tanto da doutrina da colonialidade como do supremacismo branco, excludente, devastador, cruel e egocentrado.