Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 365 de 535)

Biocombustíveis e a submissão econômica. Entrevista especial com Sérgio Schlesinger.

A proposta do governo federal, de tornar o Brasil um grande exportador de etanol, deve ser entendida como um “problema” para o país, diz Sérgio Schlesinger (foto abaixo) à IHU On-Line, em entrevista concedida por telefone. Na avaliação dele, “o país está mais uma vez sendo submetido a um modelo baseado na produção e exportação de commodities, o que não é recomendado do ponto de vista econômico”.

Mapa de Feiras Orgânicas.

Com o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável, o Idec realiza o Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável. Basta digitar um endereço para encontrar todas as feiras especializadas e grupos de consumo responsável mais próximos de você, bem como informações de horários de funcionamento e tipos de produtos encontrados nesses locais.

Lançado livro sobre hidrelétricas na América Latina.

O procurador do Ministério Público Federal no Pará Felício Pontes Júnior, um dos autores da obra sobre hidrelétricas na América Latina, é o entrevistado desta quinta-feira (30) do Amazônia Brasileira. Ele fala sobre o livro, lançado por membros do Ministério Público da América Latina e pesquisadores, que aborda os impactos causados pela instalação de hidrelétricas na região e a maneira como o MP trabalha para evitá-los ou minimizá-los.

Costa Rica neutra em carbono: apenas um slogan?

Cumprir a meta que a Costa Rica se impôs, de até 2021 ser o primeiro país do mundo com carbono neutro, dependerá da prioridade que lhe der o vencedor do segundo turno da eleição presidencial, em abril. Ser neutro em carbono significa retirar da atmosfera tanto dióxido de carbono quanto se lança. Mas os especialistas duvidam sobre o futuro do chamado plano de carbono neutro, ausente da campanha eleitoral, que terminou no dia 2, sem que nenhum dos candidatos à Presidência conseguisse 40% dos votos necessários para evitar nova votação.

Novo estudo indica que agricultura orgânica aumenta a biodiversidade.

Tem havido muita investigação de como diferentes métodos agrícolas afetam a diversidade biológica nas áreas agrícolas, mas os resultados variam entre os estudos e de lugar para lugar. Assim, um grupo de cientistas analisaram 94 estudos anteriores, concluindo que os métodos de agricultura orgânica aumentaram o número de espécies, em média, 34% – um efeito que tem sido estável ao longo de três décadas e não mostra sinais de diminuição.