Categorias

Publicações (Pág. 6 de 557)

Saúde: França doente com cádmio, uma “bomba sanitária”, alertam médicos particulares

Novamente, agora de forma dramática e contundente, o 'ogronegócio/agronecrócio' mostra suas garras. A indignação dos médicos é inequívoca. O uso desproporcional e desmedido por recomendação técnica de pelas orientações do pacote tecnológico da modernização da agricultura que nasce como ideologia e doutrina depois da IIª Guerra Mundial nos EUA, aqui demonstra que na França o resultado dessa orgia supremacista branca antropocêntrica, aparece nas crianças. Temos que saber que existem níveis diferentes da presença de cádmio, que sempre está ali, nas rochas fosfatadas, em função de sua origem geológica. É delas que a indústria do agronegócio produz o adubo que vai ser usado na terra. Mas o que interessa nesta nossa nota é destacar o que no final da reflexão do médico ele reforça: consumir alimentos orgânicos. Nessa prática integrada com as forças da natureza, a adubação fosfatada não é feita da forma equivocada e tecnocrática como é na orgia do 'ogronegócio/agronecrócio'.

Agrotóxico: ‘Parkinson é uma doença provocada pelo homem’

Esta matéria, infelizmente, somente confirma o que a ciência vem gradativamente demonstrando com relação às moléculas artificiais. Agora estamos efetivamente vivendo e convivendo com a fundamentação paradigmática da química artificial: ser contrária a todas as manifestações naturais e consequentes, da vida dos seres vivos. Isso vai desde a tentativa ilusória e arrogante de controlar os processos naturais de decomposição e de transformações das relações interespécies até a tentativa de contornar os equívocos da produção agrícola, por exemplo. Como? Ao pretensiosamente chamar-se de 'daninhas' ou de 'pestes', organismos que só se expandem de forma exponencial por erros tecnológicos do supremacismo antropocêntrico de determinadas culturas humanas. Nas florestas que existem, ocorrem os avanços além do processo natural de convivência além dos limites de qualquer espécie? Ou, ao contrário, há uma processo de nascimento, morte e integração, de tal forma harmônica que elas estão aí há milênios sem nunca se extinguirem, a não ser pela brutalidade humana? E mais, vivem povos nelas e de forma integrada se associam a elas e convivem há séculos. Mas a ideologia do controle e da vigilância de uns sobre muitos, o que fomentou o aparecimento de doutrinas como o capitalismo, é que está levando todas as formas de vida a um abismo insondável. Será que não chegou a hora de sermos mais humildes, reconhecermos que nos equivocamos e nos aproximarmos das forças da chamada 'natureza' e em vez de lutarmos contra elas, nos associarmos a toda sua exuberância, diversidade e grandeza, para vivermos em harmonia com e no Planeta?

Agricultura: Crônica de um espaço do futuro

Como viemos falando dos ogros do Congresso Nacional, era esse tipo de realidade que deveriam estar defendendo com unhas e dentes. Por que? Simplesmente porque a terra está sendo dirigida para produzir alimentos, -saudáveis por serem orgânicos-, para toda a população de todos os extratos sociais. E, principalmente por verdadeiros e autênticos agricultores e agricultoras. Esses fazem a 'cultura no campo=agri-cultura' e não a espoliação das commodities, principalmente para exportação. Essa deveria ser a trilha para fazerem leis e normas que beneficiassem a todos os que querem produzir alimentos e não para meia dúzia de supremacistas brancos antropocentristas que exaurem a terra até seu último suspiro. Caminhos adequados e cidadãos nos temos para mostrar ao mundo como se vive e convive com todas as formas de vida, associando-se a elas para o bem de todos. Vide agricultura familiar, movimento dos sem-terra, as PANCs, só para citar alguns, jamais esquecendo os nossos povos originários, os quilombolas e os ribeirinhos.

Ecologia: Imagens de satélite comprovam desmatamento da BR-319 apresentado por Marina Silva no Senado

É impressionante como os 'representantes' do povo, em nosso congresso, jamais representam verdadeiramente o povo! Estão ali somente para defenderem interesses imediatistas e absurdos e nunca a defesa da Vida em toda sua extensão. Parecem, ao vociferarem, uns ogros que, numa matilha, sedentos e esfomeados, só querem se fartar no mísero butim que os verdadeiros interessados, economicamente, lhes jogam para saciarem suas sanhas. E o mais triste é que somos nós, os eleitores, que colocamos esses seres a nos representarem e defenderem exatamente destes mesmos interesses mesquinhos e supremacistas antropocêntricos que devoram, insaciavelmente, como fantasmas famintos, todas as vísceras da Terra.

Ecologia: PL da Devastação ‘vai avançar o desmatamento em todos os biomas’, alerta climatologista Carlos Nobre

A única coisa que queremos, como cidadãos brasileiros e do mundo, é que todos ouçam a voz da experiência e de quem sabe o que diz e que vem, há anos, batendo na mesma tecla. No entanto, os congressistas parecem ser mais sábios e inteligentes do que esses nossos nobres conterrâneos, somente porque têm um poder que os comuns não têm: o de 'criar' leis e normas estúpidas que nos obrigarão a viver e conviver com a destruição não só deles, o tacanhos, mas de todos os habitantes do país e mesmo do planeta!

Agrotóxico: O herbicida diquat envenena o intestino e pode causar danos graves a outros órgãos, mostra pesquisa

Face a tudo o que temos visto cada vez mais no mundo, não seria interessante que os nossos congressistas e políticos em geral, bem como a população inebriada por todos os fundamentalismos religiosos, políticos, sociais e relacionais, como obviamente também a ANVISA, conhecessem pesquisas e estudos como esse, para deixarem de se auto envenenarem por estarem cegos pela doutrina da colonialidade e do supremacismo branco? Se nós, que lemos esses materiais, podemos nos resguardar por que não iremos compartilhar com o restante do país para que todos, como fazem nos países mais 'avançados', possam viver com mais saúde e deixarmos um ambiente mais compatível para nossas crianças?

Agrotóxico: Os agricultores brasileiros envenenados por um agrotóxico da Syngenta que é proibido na Europa

Com tudo o que se vê pelo Brasil, nunca se viu um Congresso e políticos em geral, tão venais como os que estão com o poder atualmente. Basta ver as legislações que têm surgido sempre no sentido de destruir todas as conquistas que se fez, como povo soberano e autônomo, quando comparado com os países do hemisfério norte que desfrutam de largas vantagens em sua proteção. E pior, todos esses seres que parecem não ter família, filhos e filhas, nem pessoalmente se alimentam como que o se produz, são eleitos por nós mesmos, o restante da população brasileira. O que aconteceu nas duas a três últimas décadas, com a população nacional, já que se decaiu tanto em relação aos agrotóxicos e à proteção ambiental em geral ? Teria alguma coisa a ver com os discursos fundamentalistas e obtusos tanto sociais, políticos como religiosos destes últimos tempos?

Saúde: Exposição a misturas químicas associada a um risco aumentado de autismo em crianças

Esse é um tema que viemos, no nosso website, tratando há muitos anos. Lastimavelmente, neste período de tempo, não temos visto nada sendo feito no sentido de preservar a saúde e a sanidade mental de nossas novas gerações. Estamos sendo, consciente ou inconscientemente, criminosos em relação a essas novas criaturas que estão nascendo nas últimas décadas. Para mudarmos nossas práticas, vale a pena ler a entrevista que está na abertura de nossos trabalhos, na forma de um e-book, que trata dessa realidade, além disso, pode-se acessar todos os materiais já publicados sobre o autismo, incluindo o documentário 'Amanhã, seremos todos cretinos?'. Informações existem, em português. Conhecê-las, é uma escolha sua.

Saúde: Cientistas dizem que produtos químicos presentes nos alimentos são uma ameaça negligenciada à saúde pública

O que há uns 50 ou 60 anos atrás parecia ser a grande libertação da sociedade moderna, das 'agruras' da produção e distribuição de alimentos, virou-se contra todos os seres vivos como um monstro que lhes atormenta e mata. Mas, na verdade, sempre houve um motivo subjacente que vinha 'embrulhado', como um cavalo de troia, nesta icônica liberdade: o domínio de alguns, através de corporações, de todos os corpos vivos do planeta. E assim, suas moléculas sintéticas e patenteadas, foram se imiscuindo na vida de todos, da produção agrícola até a entrega nos centros concentrados de consumo urbano. E o que estamos vivenciando? A contaminação de cada um de nós, de moléculas danosas e não a entrega da saúde que os alimentos trariam.

PFAS: Consumo de fibras pode ajudar a eliminar PFAS do corpo

Como estamos nesse impasse global frente aos perfluorados, muitas pesquisas estão sendo feitas para se buscar soluções que, pelo menos, diminuam a presença destas moléculas da química sintética em nossos corpos. E novamente, pode ser pela alimentação, mas não dos ultraprocessados, poderemos ter um caminho. No caso da aveia, nunca esquecer que deve ser orgânica já que a convencional, nunca sabemos se foi utilizado o herbicida glifosato/roundup, como uma técnica pré colheita.