Categorias

Publicações (Pág. 473 de 570)

Reach: Legislação para controle da entrada de produtos químicos na UE já afeta Brasil.

Lei de produtos químicos da UE já afeta Brasil – O Reach, sigla em inglês de uma legislação para controle da entrada de produtos químicos na zona do euro, começa a trazer maiores impactos para os exportadores brasileiros. Companhias como Braskem e Petrobras notam maior demanda de consultas de clientes e de pedidos de certificados em função da evolução da legislação. A Alpargatas substituiu os compostos chamados de ftalatos em toda a linha de chinelos Havaianas para livrar seus produtos de qualquer restrição do Reach nas vendas aos europeus. A Abiquim, entidade que reúne a indústria química, estima que a legislação atingirá 50% das exportações brasileiras.

Munduruku enfrentam o monstro.

"Lamentavelmente elegemos um governo, na ilusão de que seria mais democrático do que o candidato do PSDB. Vemos que não temos mais escolha nas próximas eleições. Se correr o bicho pega, se parar o bicho come, ou melhor, destrói a Amazônia. Então, em vez de parar ou correr, temos que nos juntar aos conscientes Munduruku para enfrentarmos o monstro", escreve Edilberto Sena, padre e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém-PA.

O Método Brighton – Ajuda a Conceber uma Criança Extraordinária neste Mundo Envenenado.

Mais do que 30% dos casais estão sendo hoje considerados inférteis e metade dos bebês nascidos, atualmente, portam um ou mais defeitos de nascimento sutis. O Método Brighton oferece soluções para os casais que querem conceber um bebê saudável, enfatizando a necessidade de preparações pré- concepção. Uma vez que se concebeu e deu à luz, o destino biológico, emocional e psicológico de sua criança já está sendo colocado em movimento.

O antropoceno e os limites da Terra.

O período interglacial extraordinariamente estável que marcou os últimos dez mil anos é o único estado planetário capaz de oferecer apoio à vida social", escreve Ricardo Abramovay, comentando o livro "The Human Quest" (iBook. Stockholm Text Publishing. 314 págs., US$ 9,99), em artigo publicado pelo jornal Valor, 05-03-2013.

Indígenas ameaçam guerra para barrar hidrelétricas no rio Tapajós.

Não houve acordo. O governo teve uma pequena amostra, na semana passada, da resistência que enfrentará para levar adiante seu projeto de construção de hidrelétricas ao longo do rio Tapajós, uma região isolada da Amazônia onde vivem hoje cerca de 8 mil índios da etnia munduruku. Um grupo de líderes de aldeias localizadas no Pará e no norte do Mato Grosso, Estados que são cortados pelo rio, esteve em Brasília para protestar contra ações de empresas na região, que realizam levantamento de informações para preparar o licenciamento ambiental das usinas.

”A concentração de CO2 hoje está beirando 400 partes por milhão.” Entrevista com professor Alexandre Costa.

"Este ano será divulgado o quinto relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC e, apesar do conservadorismo da comunidade científica, as evidências são tão gritantes que, sem dúvida, algumas das afirmações do relatório referentes ao aquecimento global e ao papel antrópico vão ser mais fortes ainda que do quarto", informa Alexandre Araújo Costa, professor titular da Universidade Estadual do Ceará, em entrevista concedida, por telefone, à IHU On-Line.