Categorias

Publicações (Pág. 343 de 578)

Eixo São Paulo-Rio tem a maior poluição luminosa do Hemisfério Sul.

Tão nociva quanto qualquer outra, porém pouco estudada e discutida, a poluição luminosa tem avançado de maneira alarmante no eixo Rio –São Paulo com o crescimento das cidades e de suas economias. Esse trecho concentra a maior densidade de luz dispersa para o espaço em todo hemisfério sul. Além da perda significativa em termos de energia elétrica, ela afeta tanto os animais com as plantas por alterações metabólicas profundas.

O Fantástico Mundo dos Hormônios.

Um novo e fascinante documentário explora a ciência dos hormônios e mostra quão radicalmente, durante a última década, mudou nosso entendimento sobre eles. Os hormônios são essenciais para praticamente todos os processos vitais, do nosso crescimento e desenvolvimento ao nosso metabolismo e paixões. A função hormonal pode ser interrompida por doença, estresse, envelhecimento, medicamentos e drogas além de substâncias químicas, chamadas disruptores endócrinos, que causam estragos em nossa saúde.

Brasil. Entre o “keinesianismo envergonhado” e o “neoliberalismo insolente”.

“Hoje, o confronto mais provável é entre as duas mulheres, a candidata de Lula versus a candidata de Obama. Será a peleja entre dois caminhos distintos. O primeiro, do PT e aliados, encarna imensas contradições e se debate entre o “neoliberalismo retardado” (com a volta ao passado) e o “keynesianismo periférico envergonhado” (um possível passo para o futuro). Confronta as opções de abandonar definitivamente o acumulado desde 2003 ou de continuar avançando a passos lentos. Parece que, com Dilma, haveria muito mais espaço para a luta política e social nos próximos anos. O segundo caminho é o do “neoliberalismo insolente”, de Marina.

“O capitalismo se transformará totalmente no século XXI”. Entrevista com Jeremy Rifkin.

Advertiu na década de 1990 que a crescente produtividade proporcionada pelas novas tecnologias geraria um desemprego estrutural insolúvel, a menos que se reduzisse a jornada de trabalho (O fim dos empregos. Makron Books, 1995). Começou esta década falando de A Terceira Revolução Industrial (Makron Books, 2011), estágio para o qual nos precipitamos com a convergência de novas formas de comunicação e novas fontes de energia (o telefone, possível graças à eletricidade, e o petróleo, que, por sua vez, condicionou o modelo de transporte, serão ultrapassados pela combinação internet-energias renováveis).

Revolucionário julgamento na Costa Rica declara inconstitucional a aprovação de transgênicos.

Autorizar transgênicos viola os direitos das pessoas. A Costa Rica dá um grande passo à frente contra os transgênicos, que muitos esperam ser um exemplo para outros países. A Suprema Corte de Justiça, Sala Constitucional, com seu voto de 10 de setembro de 2014, decidiu que a maneira como são concedidas as licenças para autorizar os transgênicos é inconstitucional e viola os direitos dos cidadãos costarriquenhos.

Na Argentina, bloqueio a Monsanto completa um ano.

Nas Malvinas Argentinas, em Córdoba, haverá comemoração, que promete ser massiva e com um motivo principal: há um ano, freiam a Monsanto, a maior empresa de agronegócio do mundo. Nos últimos doze meses, houve marchas, campanhas informativas, assembleias, a Justiça deteve a construção da empresa; o governo provincial rejeitou o estudo de impacto ambiental; três universidades nacionais questionaram a empresa; a polícia e grupos executaram meia dúzia de repressões sobre a população e um novo estudo confirma a rejeição da população à instalação da Monsanto, em Córdoba. Hoje, será realizado um festival de música, feira de alimentos saudáveis e comemorarão o revés da maior empresa transgênica do mundo.

Ftalatos: Novo Estudo Detecta que Químicos Comuns Podem Diminuir Níveis de Testosterona.

Um novo estudo detectou níveis reduzidos de testosterona em circulação que foram associados com o aumento de exposição aos ftalatos em muitas populações chave , incluindo o declínio de 24 a 34% nos níveis de testosterona em meninos entre 6 e 12 anos. Acredita-se que eles podem ter efeitos hormonais adversos porque reduzem a síntese da testosterona pela interferência com uma enzima necessária para produzir o hormônio masculino.