Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 321 de 535)

Brasil não ratifica protocolo de Nagoya sobre biodiversidade.

O prazo para o Brasil garantir assento à mesa das negociações sobre as regras internacionais da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) no mundo se esgotou. O Secretário da CDB, o brasileiro Bráulio Dias, anunciou a entrada em vigor hoje, 11/07/2014, do Protocolo de Nagoya sobre Acesso a Recursos Genéticos e Repartição Justa e Equitativa de Benefícios Derivados de sua Utilização, adotado em 2010 no âmbito da CDB.

Agrotóxico é apontado como culpado por declínio de aves.

Pela primeira vez, pesquisadores traçam conexões claras entre os efeitos sistêmicos da imidacloprida, da família dos neonicotinoides, com a retração de populações de aves. Na Holanda, pesquisadores e ornitólogos preocupados com a redução de populações de aves insetívoras em áreas agrícolas avaliaram diversas causas e concluíram que isso está ocorrendo devido aos altos níveis de imidacloprida, um inseticida sistêmico.

Dívida da Argentina não tem justificativa legal, nem administrativa, nem financeira.

“O exemplo argentino evidencia o imenso poder do setor financeiro privado no mundo atual; mostra como a corte suprema do país mais rico do mundo pende em defesa de um questionável fundo abrigado em paraíso fiscal, em detrimento de um país”, diz a auditora fiscal. “Existem diversas contradições nesse episódio”, declara Maria Lúcia Fattorelli ao comentar a dívida pública argentina, que já alcança o montante de 1,3 bilhão de dólares. Entre elas, aponta, o “absurdo evidenciado pela condenação de um país por uma decisão proferida pelo poder judiciário de outro país, ignorando a soberania nacional que cada país possui”.

O banco dos Brics e a inclusão.

"Se quisermos que o Banco dos Brics contribua para "crescimento inclusivo e soluções sustentáveis", ele deverá ser um instrumento para a promoção do verdadeiro desenvolvimento - em prol dos pobres, da soberania alimentar, da infraestrutura rural, da criação de empregos e de meios de vida sustentáveis - assim como para a redução da distância entre ricos e pobres e entre homens e mulheres, tanto nos países do bloco quanto em países onde os projetos serão financiados e implementados", Simon Ticehurst, diretor da Oxfam no Brasil, em artigo publicado pelo jornal Valor, 14-07-2014.

Desmatamento na Amazônia Legal sobe 358% em apenas 1 ano.

O último Boletim do Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), referente a junho de 2014, detectou 843 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal com uma cobertura de nuvens de 30% do território. Isso representou um aumento de 358% em relação a junho de 2013 quando o desmatamento somou 184 quilômetros quadrados e a cobertura de nuvens foi de 12%.

Para PGR, novo Código Florestal apresenta inconstitucionalidades.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) três pareceres em ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs 4901, 4902 e 4903) que questionam artigos do chamado novo Código Florestal (Lei 12.651/2012). Os três casos contrapõem o direito à propriedade ao ambiente equilibrado, e o primeiro, segundo o PGR, não pode ser visto como absoluto. Para o procurador-geral, pela relevância, complexidade e alcance socioeconômico do assunto, audiências públicas sobre o assunto devem ser realizadas. O relator das ações, de autoria do Ministério Público Federal, é o ministro Luiz Fux.

Agricultura: Liderança Surpreendente por Contribuição à Poluição.

O moderno sistema agrícola é responsável por liberar mais dióxido de carbono (CO2) na atmosfera do que a atual queima de combustíveis fósseis. Um importante fator que alguns especialistas acreditam ser a CHAVE para a reversão da devastação ambiental, é retornar ao sistema de pastoreio na criação de gado. Da mesma forma, como retomar os métodos de agricultura orgânica sustentável é algo necessário como suporte para a regeneração dos solos que, em última análise, ditam quão nutritivo o alimento será por terem se originado neles.

Transcrição da Palestra da Dra. Vandana Shiva.

Esta grande ativista e autora de vários livros, a física quântica, Dra.Vandana Shiva, fez uma inspirada palestra na Universidade de Wageningen, Holanda, em 21.fevereiro de 2014, chamada ‘Fooda Otherwise’ (Outra forma de produção de alimentos). Fala sobre agricultura, transnacionais e a luta de sobrevivência necessária para que a fome no mundo não se transforme em fome da humanidade. “Monopólios, centralização e monoculturas vão passo a passo e são os instrumentos do poder. Nós temos que criar instrumentos de democracia, diversidade e resiliência.” Aqui está a transcrição desta palestra.

Quem tem medo da agricultura ecológica?

“Se as práticas agroecológicas emergem é precisamente como resposta a um modelo de agricultura que contamina a terra e os nossos corpos.” A reflexão é de Esther Vivas em artigo publicado no jornal espanhol Público, 07-07-2014. A tradução é de André Langer.