Caminhos para a renovação das solidariedades
Reflexão que serve para realidades de muitos países neste momento da História. Principal e destacadamente para os países da América Latina, principiando pelo Brasil.
Reflexão que serve para realidades de muitos países neste momento da História. Principal e destacadamente para os países da América Latina, principiando pelo Brasil.
Permacultura, agrofloresta, agroecologia, agricultura regenerativa ... e assim vai. Por que não reconhecer, acolher, integrar e se associar com as formas culturais dos povos originários? Todas as formas podem evoluir e o ocidente poderia agregar esta sua visão tecnológica com os nativos. Por que sermos tão reativos a eles?
Mais um desvelamento de como a doutrina do supremacismo branco impregnou a ideologia militar não só brasileira, mas de muitas 'colônias' também nas Américas. Quando as forças deixarão de ser armadas contra todos nós que, não só nascemos nesses espaços geográficos, mas também decidimos ser 'nativos' e originários' deles?
Observações fundamentais feitas por um dos pioneiros da agricultura ecológica no Rio Grande do Sul. Mostra que novos e consistentes formas da produção de alimentos podem, devem e têm condições de se consolidar entre nós.
A relação entre a produção de commodities no Brasil, destruindo povos e ambientes, sem dúvida que é um crime civilizatório. E é praticado por quem produz e por quem compra. Estejam onde estiverem.
Vídeo feito em 2011 mostrando esta história gaúcha, feita por cidadãos que haviam despertado em suas vísceras e seus corações, o Ser Coletivo que habita, mas adormecido, em cada um de nós, seres humanos.
Matéria que continua demonstrando o verdadeiro crime corporativo e civilizatório já que todos foram enganados de que as moléculas sintéticas representavam progresso, melhores condições de vida e tudo seria inócuo. Mentira! Estamos violando e violentando as futuras gerações incluindo as que ainda não nasceram.
Sendo esta matéria objetiva e sucinta, ninguém vai poder alegar que não teve a chance de conhecer e se posicionar no cuidado de todos os nossos descendentes, já nascidos e a nascerem.
Simplesmente 'simples' ! E ainda se fala em 'fome no mundo' como justificativa para o agronegócio das monoculturas/commodities de soja, dos agrotróxicos, dos transgênicos e toda a escravidão gerada pelo supremacismo branco.
Apesar da pressão da sociedade norte americana, os órgãos oficiais que são pagos pelos cidadãos para protegê-los, como em muitos países, acabam 'protegendo' mais os interesses econômicos das indústrias do que da saúde da população. Por que será?