Categorias

Publicações (Pág. 11 de 570)

Globalização: O Projeto 2025 e as ambições da ultradireita nos EUA

Aqui se percebe que é uma efetiva doutrina que funda objetivamente na visão de um supremacismo branco capitalista, autoritário e desagregador. Sua intenção é fazer com o Estado que tanto abomina, se volte totalmente para o controle da sociedade como se estivéssemos vivendo o mesmo que o livro de George Orwell, escrito lá nos anos 50, '1984'. Da mesma forma, com as Big Techs, instaura-se uma forma ainda 'humana' dos personagens do filme 'Matrix'. Mas temos também o 'selvagem' de Aldous Huxley do 'Admirável Mundo Novo'. Seremos nós o "Neo" de 'Matrix' ou mesmo o 'selvagem' de Huxley? Mas para isso, teremos que conhecer, inclusive para saber o quê e aonde ir.

Globalização: Capitalismo é sinônimo de crime

Reflexões fundamentais para se poder entender toda a extensão da opção civilizatória de ir do humanismo para o capitalismo. Como se fosse um maldito vírus, acabou contaminando em cada um de nós, em vários níveis de contágio, aquilo que iria despertar o pior em cada um. E agora, José?, como diria o poeta. Quem poderia alterar essa visão de mundo por estar com plenos poderes, jamais irá fazer isso. Seria como se tivesse despertado no mais profundo e escondido escaninho seu Ser Humano. E nós, cada um, reles 'mortais', como podemos ir além da constatação e do 'eles e nós'?

Agricultura: As melhores flores para manter um solo saudável e proteger seu jardim de pragas

Excelente e didática forma de valorizar a biodiversidade, mas ainda é algo antropocêntrico. Ou seja, eu é que determino o que plantar e quais plantas. Mas quem quiser conhecer uma verdadeira agricultura ecológica, onde a própria vida se auto administra com as parcelas onde coloco minhas culturas, basta acessar no nosso website o texto: 'Agricultura ecológica: pura e simplesmente'. Aí sim vai ver como é a relação do agricultor com todas as formas de vida que estão aí junto com ele. O que não significa que colocarmos plantas e flores outras que não são as 'ervas nativas' -nunca daninhas- seja um erro ou equívoco. Biodiversidade sempre será a riqueza, exatamente da diversidade.

Agricultura: Nem pop, nem tech e nem ogro: o agronegócio é família

Excelente reflexão sobre o que está por trás da expressão 'agronegócio'. Todos nós que somos bombardeados por todos os tipos de meios sobre esta forma de denominar o processo agrícola, precisa-se sim dar uma elucidação do que está praticando no campo. É claro que usar as expressões que nós também usamos de denominar a monocultura de commodities de 'ogronegócio' e/ou 'agronecrócio' é uma forma de caracterizar de que o que vem se fazendo na produção de commodities uma verdadeira guerra contra a vida e todos nós. Ao mesmo tempo frisamos que também concordamos que nossa posição jamais representará de que poderia haver um 'agronegócio bom' e um ruim. Para nós, todos são ruins apesar de existirem alguns casos no Brasil onde, mesmo com monocultura e ser de commodities, são feitos até orgânicos, torna toda essa forma de produção 'ruim' já que nunca são dirigidas para alimentar a população e sim usar a terra somente para gerar dinheiro e só em benefício de alguns.

Agricultura: Solo pobre em nutrientes e o que isso significa para sua alimentação

Texto didático que nos coloca frente ao que a chamada 'Revolução Verde', do pós-guerra, através das fundações norte americanas que, usando um slogan falacioso de que viriam para 'matar a fome do mundo', transformam completamente a produção de alimentos para a produção de 'dinheiro'. E no que resultou? No grande engodo para iludir as populações de que o aumento da produção, representaria o aumento da produtividade. Mentira! E pior foi que delapidaram a qualidade intrínseca dos alimentos, mas elevaram a dependência e a subserviência dos agricultores de um lado e dos consumidores do outro e o resultado é esse: alimentos sem qualidade nutritiva e por isso cria-se o que se chama de 'fome oculta". Nutre? Não o consumidor, mas as corporações da Big Agr. No entanto, tanto o agricultor como o consumidor pode escolher outros caminhos. Mas, para isso precisa saber e é isso que texto nos ajuda a entender o que ocorre.

Tradições: Políticas de proteção ambiental no Amazonas ainda sofrem os efeitos do desmonte do governo Bolsonaro

Depois que se conhece, mesmo que de forma superficial, o sentimento, o pensamento e a visão de mundo dos povos originários que vivem no espaço geográfico considerado como Brasil, passamos a alterar tudo o que viemos, desde nosso nascimento, recebendo da visão supremacista branca eurocêntrica. Mudamos todos os nossos conceitos sobre a própria existência e a transcendência. Lastimamos que somos ainda muito poucos, basta ver o que os 'brancos' estão fazendo há mais de 500 anos não só com os ambientes, mas e principalmente com os novos conterrâneos originários.