Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 516 de 529)

Em vez de código florestal, Brasil terá código agrícola.

No polarizado debate entre ambientalistas e ruralistas sobre as mudanças propostas no Código Florestal, o empresário Roberto Klabin é uma das raras personalidades com trânsito e atuação nas duas esferas, seja como presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, ONG ambientalista que atua na preservação das florestas, seja como pecuarista e empresário do setor de papel e celulose (é um dos principais acionistas da Klabin).

Bom para o médico, ruim para o bebê.

Pela primeira vez, os nascimentos por cesariana superam o número de partos normais. Os dados, obtidos por um levantamento do jornal Folha de S.Paulo, mostram que 52% dos nascimentos ocorrem por cesariana. Para Nádia Narchi, uma questão de mercado está prevalecendo sobre a saúde e bem-estar da mulher.

Código Florestal: uma mensagem negativa. Quatro visões sobre o mesmo drama.

“A grande vantagem, em relação ao que foi discutido a partir do relatório de Aldo Rebelo e do debate no Senado, é que os senadores, de fato, ouviram os cientistas de uma forma mais ampla. Eles tiveram acesso às informações e embasamento científico para elaborar um Código Florestal coerente. Entretanto, muitos dos pontos apresentados pelos cientistas foram ignorados”.

A dor dos corpos roubados.

Enquanto os povos Kaiowá Guarani, através de uma comissão do Conselho da Aty Guasu, estão desencadeando um amplo processo de mobilização e debate entre as comunidades e com órgãos do governo, a sociedade civil pelo mundo afora continua manifestando seu repudio e solidaredade à comunidade de Guaiviry.

Deputado denuncia tentativa de acabar com a demarcação de terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação.

O líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), afirmou que há uma orquestração para acabar com a demarcação de terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação. Há hoje, em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, 11 propostas de emenda constitucional que preveem que o Congresso deverá se manifestar sobre a demarcação dessas áreas, que atualmente são demarcadas por decreto da União.

Relatório aponta para um ‘declínio alarmante’ da biodiversidade nos rios e lagos da Europa.

Aproximadamente 44% de todos os moluscos de água doce, 37% dos peixes de água doce e 23% dos anfíbios estão sob ameaça na Europa. A biodiversidade nos rios e lagos da Europa está encolhendo. Poluição, pesca excessiva, perda de hábitat e a introdução de espécies invasivas ameaçam um grande número de peixes, moluscos, lesmas e plantas, segundo um novo relatório da Comissão Europeia.

Cooperação, não ajuda.

Para começar, é preciso parar de falar em “ajuda”, afirmou o presidente do Comitê de Assistência para o Desenvolvimento da OCDE, Brian Atwood. O quarto Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda, que acontecerá entre 29 deste mês e 1º de dezembro na cidade sul-coreana de Busan, deveria utilizar o conceito de “cooperação para o desenvolvimento”, acrescentou. Destacou em entrevista à IPS a importância da linguagem para criar uma nova forma de sociedade para o desenvolvimento.