Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 511 de 529)

Conferência aborda os desafios políticos da Campanha Nacional contra os Agrotóxicos.

“A difusão do uso de agrotóxicos no Brasil não tem a ver com necessidade agronômica. Está totalmente relacionada à etapa atual do capitalismo, à qual a nossa sociedade está subordinada”, enfatizou o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, na palestra Campanha Nacional contra os Agrotóxicos e o contexto político atual, realizada na Escola Nacional de Saúde Pùblica (Ensp/Fiocruz), na segunda-feira (12/12).

Cartilha trata de Mudanças Climáticas sob a ótica do Povo Guarani.

O tema das Mudanças Climáticas tem ganhado cada vez mais espaço nos debates da sociedade. Com os povos indígenas isso não ocorre de forma diferente, já que eles discutem sobre as diferenças na natureza que afetam seu modo de vida. Para aproximar este diálogo a Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP) elaborou a Cartilha “Mudanças Climáticas e o Povo Guarani” em conjunto com professores Guarani da Aldeia Tenondé-Porã, em Parelheiros, local onde ocorrerá o lançamento da publicação hoje, dia 15/12, às 9 horas. A elaboração da cartilha foi viabilizada pelo apoio financeiro de DKA-Áustria, Programa DTAT/ICCOe CAFOD.

Reportagens do Jornal Nacional sobre agrotóxicos.

O Jornal Nacional inicia, nesta terça-feira (6), uma série especial de reportagens sobre os perigos do uso descontrolado de agrotóxicos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária acaba de produzir uma lista dos alimentos com maior nível de contaminação. É um documento inédito, que você vai conhecer agora, com os repórteres Mônica Teixeira e Luiz Cláudio Azevedo.

Detectadas pragas resistentes ao inseticida de um milho transgênico.

Deixando de lado as resistências da população aos alimentos transgênicos, os especialistas estão há algum tempo alertando para o fato de que estes cultivos apresentam um risco real fundamentado no conhecimento científico. Os inseticidas biológicos que estas sementes incorporam, do mesmo modo que qualquer outro inseticida, podem selecionar variantes das pragas que sejam imunes a estes produtos, o que anula o propósito original da modificação genética e dificulta ainda mais a luta contra as pragas. E, de acordo com um relatório da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), parece que isto já está ocorrendo.

Indígenas voltam a denunciar irregularidades na construção de hidrelétricas no Tapajós.

Usinas estão sendo construídas sem consulta a povos impactados e deverão atingir locais sagrados de Terras Indígenas, como cemitérios. Lideranças afirmam que autorizações foram concedidas sem avaliação de impactos e estudos sobre componente indígena. Elas afirmam que comunidades estão sendo coagidas a participar das reuniões sobre medidas de mitigação e compensação de danos que desconhecem.

Estudo revela que desmatamento indireto causado por Belo Monte pode ser 10x maior do que reservatório.

Durante a avaliação do licenciamento da hidrelétrica (UHE) de Belo Monte no Pará, o Ibama solicitou uma análise do risco de desmatamento indireto desta obra; ou seja, o desmatamento além da área que seria alagada ou usada para as construções. O desmatamento indireto seria causado principalmente pela imigração (que poderia atingir até 96 mil pessoas) e pelo estímulo ao aumento de atividades econômicas locais. Especificamente, o Ibama solicitou a estimativa das áreas sob risco de desmatamentos e sugestões para reduzir o risco.