Categorias

Publicações (Pág. 506 de 553)

MPF/MS constata devastação ambiental em terra indígena ocupada por fazendeiros.

A ocupação irregular de 155 mil hectares da Terra Indígena Kadiwéu por fazendeiros, em Mato Grosso do Sul, deixou um rastro de destruição ambiental, constatada pelo Ministério Público Federal (MPF) em vistoria realizada de 14 a 16 de maio. O MPF constatou in loco corte seletivo de árvores nativas e desmatamento em larga escala para construção de uma pista de pouso de 760 metros de comprimento por 30 metros de largura.

Ibama impede o que poderia ser o maior desmatamento deste ano em Mato Grosso.

Atendendo a uma Detecção em Tempo Real (Deter) de desmatamento emitida por satélite, equipes de agentes ambientais federais do Ibama deslocaram-se para Feliz Natal, município que compõe o eixo da Gerência Executiva do Ibama em Sinop, região norte de Mato Grosso. O serviço de inteligência havia levantado informações de que no local seriam devastados mil hectares de floresta. Diante da informação, foi montada uma operação que mobilizou agentes por terra e ar.

Empresas farmacêuticas, laboratórios químicos e a indústria de alimentos usam políticos para tentar pressionar a Anvisa.

Agenda da Anvisa mostra lobby de parlamentares em favor de indústrias – Somente em 2011, 140 audiências foram pedidas por deputados e senadores com o diretor-presidente Dirceu Barbano e a cúpula da entidade para discutir questões relacionadas a empresas farmacêuticas, de alimentos e laboratórios químicos. Matéria de Jamil Chade, em O Estado de S.Paulo.

Sacolas plásticas alternativas.

Uma alteração molecular­­ pode ser a solução para o im­­passe ambiental das sa­­co­­las de supermercado. Pes­­quisas desenvolvidas em­­ uni­­versi­­dades e empresas na­­cionais­­ correm para desco­­brir alter­­nativas sustentáveis aos sacos plásticos – que podem­­ levar mais de um­­ século para desaparecer­­ do meio ambiente.

O que significa mesmo o Cuidado? Artigo de Leonardo Boff.

"O cuidado está ligado a questões vitais que podem significar a destruição de nosso futuro ou a manutenção de nossa vida sobre esse pequeno e belo planeta. Só vivendo radicalmente o cuidado garantiremos a sustentabilidade necessária à nossa Casa Comum e à nossa vida", escreve Leonardo Boff, filósofo, teólogo e escritor.