Belo Monte sob fogo amigo.
As hidrelétricas de fio de água, como Belo Monte, são fator de maior insegurança energética para o Brasil, afirmam executivos do setor elétrico.
As hidrelétricas de fio de água, como Belo Monte, são fator de maior insegurança energética para o Brasil, afirmam executivos do setor elétrico.
Mais da metade dos fornos de micro-ondas descartados no Reino Unido são jogados fora por razões estéticas. A estimativa é de uma pesquisa da Universidade de Manchester, publicada nesta semana pela revista científica “Journal of Cleaner Production”.
Documentário feito na Argentina, em 2010, pelo jornalista de televisão Rolando Graña onde analisa a situação do cultivo da soja e do uso do herbicida Glifosato na Pampa argentino. Neste material também é entrevistada a jornalista e ativista francesa Marie Monique Robin que vem, há anos, realizando uma série de trabalhos contra o monopólio global da transnacional Monsanto.
"Hoje em dia, se você vir um célebre professor de economia depondo no Congresso ou escrevendo um artigo, são boas as chances de ele ou ela ter sido pago por alguém com grande interesse no que está em debate. Na maior parte das vezes esses professores não revelam esses conflitos de interesse. Além disso, na maior parte do tempo suas universidades se fazem de desentendidas", escreve Charles Ferguson, vencedor do Oscar de melhor documentário de 2010 por "Inside Job -Trabalho Interno". Em livro homônimo, recém-lançado no Reino Unido, ele aborda conflitos de interesses de acadêmicos comprometidos com governo e empresas privadas
Às vésperas da conferência Rio+20, o Brasil continua a dar sinais contraditórios quanto à sua disposição de pôr em prática princípios como o da economia verde e o da governança sustentável. Ao mesmo tempo, por exemplo, em que o governo federal manifesta seu empenho em valorar recursos naturais, conservar a biodiversidade (da qual temos pelo menos 15% do total mundial), despreza relatórios do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, do Banco Mundial e outros, segundo os quais a preservação de áreas indígenas se tem mostrado o caminho mais eficaz para a manutenção desses recursos naturais – mais eficiente até que áreas governamentais de preservação permanente, parques, etc.
A ocupação irregular de 155 mil hectares da Terra Indígena Kadiwéu por fazendeiros, em Mato Grosso do Sul, deixou um rastro de destruição ambiental, constatada pelo Ministério Público Federal (MPF) em vistoria realizada de 14 a 16 de maio. O MPF constatou in loco corte seletivo de árvores nativas e desmatamento em larga escala para construção de uma pista de pouso de 760 metros de comprimento por 30 metros de largura.
Atendendo a uma Detecção em Tempo Real (Deter) de desmatamento emitida por satélite, equipes de agentes ambientais federais do Ibama deslocaram-se para Feliz Natal, município que compõe o eixo da Gerência Executiva do Ibama em Sinop, região norte de Mato Grosso. O serviço de inteligência havia levantado informações de que no local seriam devastados mil hectares de floresta. Diante da informação, foi montada uma operação que mobilizou agentes por terra e ar.
Agenda da Anvisa mostra lobby de parlamentares em favor de indústrias – Somente em 2011, 140 audiências foram pedidas por deputados e senadores com o diretor-presidente Dirceu Barbano e a cúpula da entidade para discutir questões relacionadas a empresas farmacêuticas, de alimentos e laboratórios químicos. Matéria de Jamil Chade, em O Estado de S.Paulo.
A Reserva da Biosfera Maia, uma das maravilhas naturais e arqueológicas do mundo, está ameaçada por narcotráfico, tráfico de pessoas, invasões de terras pecuária e desmatamento.
Em junho de 2012, o Rio de Janeiro sediará, pela segunda vez em vinte anos, a Cúpula da Terra das Nações Unidas, uma homenagem ao papel de liderança exercido pelo Brasil na busca de estratégias de desenvolvimenmento socialmente includentes1 e ambientalmente saudáveis, tanto em âmbito nacional como em global.