Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 493 de 532)

Xingu: O veneno e o antídoto.

A saga dos irmãos Villas-Bôas para desbravar o oeste do país e fundar o Parque Nacional do Xingu é o tema da última superprodução do cinema nacional. O filme Xingu deve chegar as telas de todo o Brasil no próximo dia 6 de abril e vai proporcionar aos espectadores um encontro da ficção com um capítulo real e atual da história do Brasil.

Pesquisa do Inpa usa semente para purificar água de rio da Amazônia.

As águas escuras do Rio Negro, no Amazonas, precisam ser clarificadas e purificadas antes de serem consumidas. Um dos produtos usados neste processo é o sulfato de alumínio, tóxico para a natureza. Para evitar a contaminação e melhorar a saúde de comunidades que dependem da água do rio, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) estudou o uso da semente de uma planta, a moringa, para tornar potável a água do Rio Negro e conseguiu resultados inesperados.

Produtos naturais ganham mercado e substituem fertilizantes e agrotóxicos.

Quarto maior consumidor de fertilizantes e um dos líderes mundiais no uso de agrotóxicos, o Brasil começa a expandir duas novas tecnologias naturais para aumentar a fertilidade dos solos e combater pragas. Resultado de pesquisas nacionais, os fertilizantes orgânicos da Embrapa e o controle de pragas com uso de vespas e ácaros, da empresa brasileira BUG, são opções sustentáveis que garantem a produtividade e saúde da lavoura.

Ganhos e perdas na senda da inovação, artigo de Washington Novaes.

Quase à mesma hora em que era sepultado em São Paulo, há duas semanas, o corpo do professor Aziz Ab’Saber, uma das figuras mais importantes do pensamento científico e ambiental brasileiro, chegava às mãos do autor destas linhas o livro Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial, editado pelo Ministério do Meio Ambiente, sob coordenação do gerente de Recursos Genéticos, Lídio Coradin – obra importante para o País na área em que o falecido professor da Universidade de São Paulo (USP) foi um expoente.

Estudo estima em US$ 2 tri danos do aquecimento aos oceanos.

As emissões de gases de efeito estufa podem chegar a provocar danos da ordem de US$ 2 trilhões ao ano aos oceanos, segundo um estudo sueco publicado nesta terça-feira (20). A estimativa, feita pelo Instituto Ambiental de Estocolmo, se baseia na suposição de que as emissões de carbono que alteram o clima continuarão numa espiral ascendente sem trégua.

“Proposta que redefine terras indígenas no Brasil é retrocesso histórico vergonhoso”.

"A agonia dos índios é um 'aviso', anunciando que a sociedade envolvente está podre, na iminência de falir, do ponto de vista ecológico e sociopolítico". O comentário é de José Ribamar Bessa Freire, coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas (UERJ) e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (UNIRIO) em artigo publicado no blog de Altino Machado no Terra Magazine, 25-03-2012.

Belo Monte já causa êxodo na Amazônia, denuncia ativista.

No mais pragmático e contundente discurso neste III Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus, a ativista ambiental Bianca Jagger – ex-mulher do cantor Mick Jagger – fez uma crítica ferrenha contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, em meio à floresta amazônica no estado do Pará e denunciou ter provas de que já existe um êxodo na região por causa das obras.