Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 408 de 533)

Derretimento dos blocos de gelo afeta até fundo do mar da Antártida.

O derretimento das plataformas de gelo na Antártida permitiu a rápida proliferação das esponjas de vidro (Hexactinellida) no mar de Weddell, o que pode afetar o ecossistema no extremo Sul do planeta. Esse ser arcaico demora tanto tempo para crescer que muitos cientistas estimam que eles levavam cerca de 10 mil anos para atingir os dois metros da fase adulta. Mas a velha teoria está em xeque diante de novo estudo publicado na revista Current Biology.

IDHM: Saiba quais são as cidades com a melhor e a pior qualidade de vida no Brasil.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou ontem (29) os dados do Atlas Brasil 2013, que apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 5.565 municípios. O índice considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma cidade: o IDHM é constituído da avaliação de critérios relacionados à saúde, educação e renda.

Para Raupp, investir em ciência é base de desenvolvimento sustentável.

A ciência é o caminho para conseguir um desenvolvimento sustentável de longo prazo e também minimizar as disparidades sociais no Brasil. A parceria entre entidades públicas e privadas são essenciais nesse processo, defende o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, que fez a conferência de abertura da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), com a palestra “Conquistas recentes e novos desafios”, no Teatro da UFPE, no Recife, nesta segunda-feira (22).

Aty Guasu: a força e a revolta dos filhos da Terra Vermelha.

"Apesar do intenso frio que da semana passada, foi gratificante ver aqueles heroicos guerreiros aquecerem os corações que com esperança e revolta. Forarm mais de 500 participantes de 71 tekohá. Muita reza, desabafos e a certeza de que quem fará a história mudar serão eles, através de sua união e força cultural, social e espiritual. Essa certeza os move e certamente haverá novidades, caso o governo efetivamente não der respostas concretas nos próximos dias", escreve Egon Heck, Cimi-MS, ao enviar o artigo que publicamos a seguir.

O futuro dos índios. Entrevista com Manuela Carneiro da Cunha.

Muitas vezes vistos como "atrasados" ou como entraves à expansão econômica, os povos indígenas apontam, com seus saberes e seu modo de se relacionar com o meio ambiente, um caminho alternativo para o Brasil, diz a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, que lança coletânea de ensaios sobre o tema. Em “Índios no Brasil: História, direitos e cidadania” (Companhia das Letras), ela reúne trabalhos das últimas três décadas sobre temas como a demarcação de terras e as mudanças na Constituição. Nesta entrevista, a professora da Universidade de Chicago, convidada pelo governo federal para desenvolver um estudo sobre a relação entre os saberes tradicionais e as ciências, critica o ‘desenvolvimentismo acelerado’ da gestão Dilma e defende ‘um novo pacto’ da sociedade com as populações indígenas.