Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 306 de 535)

Canoada vai se despedir da Volta Grande do Xingu.

A Volta Grande, um trecho de 100 km de um dos mais belos e importantes rios brasileiros, o Rio Xingu, será barrada para abastecer a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Para despedir-se de uma paisagem que será definitivamente transformada quando Belo Monte entrar em operação, o ISA e a Associação Indígena Miratu Yudjá Xingu (Aimyx) programaram a canoada Bye Bye Xingu. Sem fins lucrativos, a canoada é ativista e irá reunir entre os dias 7 e 11 de setembro indígenas, pescadores, ribeirinhos e ativistas de várias regiões do Brasil. Promoverá assim, um encontro de pessoas com modos de vida distintos e que acreditam na importância da valorização da diversidade socioambiental do Brasil.

“Nunca o agronegócio foi tão bem tratado no Brasil como hoje”.

Nunca o agronegócio foi tão bem tratado no Brasil como hoje, constata Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura durante o Governo Lula. O setor, que representa 23% do PIB, tem sido a âncora econômica do país nos últimos anos. Por isso, os presidenciáveis têm feito a corte às lideranças rurais. “Eu tenho 50 anos de agronegócios, e posso te dizer que nós sempre procuramos os candidatos a presidente da República para pedir algo. Desta vez, tem sido ao contrário”, conta o ex-ministro.

Índios Tremembé lutam contra construção de complexo turístico espanhol em seu território.

Em luta por anos aos ataques de especuladores imobiliários espanhóis contra suas quatro aldeias, o povo indígena Tremembé, do município brasileiro de Itapipoca, no Estado do Ceará, viu incendiada algumas das próprias casas no último dia 10 de agosto. Para barrar as reiteradas tentativas de apropriação do território Tremembé pelos espanhóis para construir um complexo turístico, a comunidade resiste em acampamento e relata ausência por parte do Poder Público.

MMA debate uso da biodiversidade na alimentação.

A 2a Reunião do Comitê Nacional de Coordenação do Projeto “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para a Melhoria da Nutrição e do Bem-Estar Humano” começou nesta segunda-feira (1°/9), no Ministério do Meio Ambiente, e será realizada até sábado (6). O encontro tem representantes de cinco ministérios e instituições nacionais e internacionais, para debater a participação do Brasil no projeto mundial para a conservação e aproveitamento de espécies nativas na alimentação.

Desintoxicação ou mobilização e eliminação de toxinas?

Estás lutando contra alguns problemas crônicos de saúde? Seria possível te beneficiares com um programa de desintoxicação? Se sim, como então começar este processo? Bem, aqui é o Dr. Mercola, auxiliando-o a tomar o controle de sua saúde. E teremos conosco o Dr. George Yu que está aqui para nos auxiliar a responder estas questões.

A indústria química não quer que saibamos sobre os perigos do estireno.

Uma das maiores organizações de trabalhadores nos E.U.A., um grupo de advogados ambientalistas e um dos médicos mais destacados em medicina ocupacional, apresentaram documentos legais para assegurar que o governo deva alertar o público norte americano quanto ao perigo potencial do estireno. Esta é uma substância química amplamente empregada na manufatura de produtos plásticos como também de barcos, automóveis, banheiras e outros produtos feitos com borracha como pneus e correias transportadoras.

A defesa do Parque do Yasuní, Equador.

O Yasuní é um parque nacional equatoriano localizado na Amazônia. Em apenas um hectare de sua floresta podem-se encontrar mais espécies do que em todo os Estados Unidos e Canadá juntos, o que o faz ser um dos pulmões mais importantes que este planeta tem. O Yasuní encontra-se, atualmente, ameaçado pelas políticas petrolíferas do governo equatoriano liderado por Rafael Correa. A Yasunidos, organização da sociedade civil do Equador, luta pela defesa de seu parque nacional. Falamos com Xavier, membro do coletivo, para que nos informasse sobre a realidade envolvendo este conflito que, segundo ele, “é algo que diz respeito a todos nós”.