Categorias

Publicações (Pág. 25 de 557)

Agricultura: Mais de 70 organizações assinam Manifesto em defesa da Moratória da Soja

Parece mentira que a ganância e a estupidez de certos 'brasileiros' efetivos, ou seja, aqueles que o apodo dado aos portugueses que 'faziam o pau-brasil', como marceneiros e padeiros, é absolutamente adequado e justo. Seguindo a doutrina da colonialidade, permanecem roubando o patrimônio que vai além do Brasil e da América do Sul, para ser do planeta, continuam no seu afã de cumprirem seu malfado destino: devastar e destruir tudo para alguns somente. E esse é o caso.

PFAS: o custo vertiginoso da despoluição da Europa

Honramos a mídia francesa e seus parceiros, pelo esforço e pela competência dessa matéria. Importantíssima já que nos mostra, para os consumidores comuns, o que está por trás dessa família de moléculas perfluoradas, os 'químicos eternos/forever chemicals', e o que representam na sobrevivência presente e futura da humanidade. Esse tema dos perfluorados, estamos há muitos anos trazendo informações de várias fontes, e seus efeitos deletérios sobre todas as formas de vida. Começamos com materiais do Environmental Working Group/EWG quando traduzimos mais de 100 páginas de seus estudos e descobertas. Agora estamos numa cilada e não sabemos o que fazer. Fomos inconsequentes e irresponsáveis conosco mesmos. Mas agora temos que dar um basta. E para isso precisamos saber para agir. E é isso que o Le Monde nos traz.

PFAS: pesquisa desafia poluentes eternos

Nesta matéria se pode constatar como está sendo difícil eliminar-se esse poluente considerado 'eterno'. E se observa a competição para se ver quem chega em 'primeiro' para logo patentear a 'descoberta' para que tudo fique como está. E a ciência, paga pela população, tentando resolver um caso que deveria ser da própria empresa que criou esse 'monstro'. Também publicamos agora outra matéria que mostra o quanto de recursos da humanidade que se investirá para que a corporação, já identificada e que sabe dos efeitos deletérios desde a década de 70, continue impune e agora 'faceira' com as soluções que deveria ter desenvolvido desde que lançou a molécula no mundo!

Saúde: Carne bovina alimentada com grãos vs. carne bovina alimentada com capim: qual é a diferença?

Interessante como esta matéria tem a ver com a que publicamos há poucos dias sobre a presença de grãos, como soja e milho, em relação à nossa saúde. Vale a pensa fazer uma conjunção de ambas as matérias para se ver como tudo está conectado e que, como consumidores, sofremos as consequências nas escolhas do que gera mais ou menos dinheiro. Importante nos apropriarmos das informações que nos dão sustentação para sabermos o que vamos levar para nossa família.

Saúde: Comissão adota proibição de Bisfenol A em materiais em contato com alimentos

Incrível, mas essa molécula já foi identificada como um disruptor endócrino no final dos anos 80 por Ana Soto e outros. Já viemos mostrando que molécula é essa há mais de duas décadas, mas só agora a União Europeia proíbe sua presença em alimentos. Quantas gerações já sofreram e sofrem por essa inércia. Na dúvida, as corporações sempre têm razão e os consumidores não. Até quando teremos que ter os efeitos dessas moléculas sintéticas atuando sobre os corpos dos seres vivos, impunimente?

Agricultura: Agricultura orgânica contra o colapso climático

Uma reportagem que nos dá todas as esperanças e as convicções de que temos no considerado povo simples, as grandes soluções em todos os âmbitos de uma sociedade saudável. Podemos ver que se houvesse o perfeito entendimento da parcela que hoje infelizmente tem todo o poder econômico, político e social brasileiro para definir as políticas públicas, sobre a força, a competência e a eficácia da parcela 'simples' da sociedade, não teríamos este clima de desajuste social e econômico do país. Mas o domínio das regiões sul e sudeste que vivem a doutrina do capitalismo cruel e indigno e que invadiram o centro-oeste, o norte e o nordeste brasileiro com seu paradigma supremacista branco eurocêntrico, fundado no antropocentrismo, faz com que tenhamos esta instabilidade social e humana que nos devora e nos desestabiliza como nação. E assim é o 'ogronegócio/agronecrócio' que acaba dominando a política brasileira.

Agricultura: A China encara a Agroecologia

Texto importante porque temos muito pouca informação de como ocorrem as realidades na China, país sobre o qual ainda o ocidente tem muitas restrições e preconceitos. É importante se destacar a forma coletiva como os processos agrícolas e agropecuários se desdobram. Aqui entre nós, ainda somos muito individualistas e temos um temor, inclusive político e ideológico, de vivermos coletivamente. Mas temos os povos originários, nossos conterrâneos, que conhecem a perspectiva de todos nos sentirmos como Seres Coletivos, abrindo um espaço em nossos corações e mentes para nos vermos mais integrados com todos os seres planetários.