Categorias

Publicações (Pág. 18 de 576)

Tradições: O que levou uma Comissão de Direitos Humanos a aprovar mineração em terras indígenas

Para entender essa aberração, basta ver quem é e de onde vem a presidente da comissão. Como pode? É importante se observar as palavras da senadora. Mostra como o escárnio e a visão de mundo supremacistas ainda persiste no nosso país, mesmo depois da mudança definitiva que a constituição de 88 institui no Brasil. Essa é a tragédia atual das maiorias que agora escravizam o congresso nacional, demonstrando o desprezo por todo tipo de humanidade e respeito pelos seres do país, humanos e nã0-humanos.

Tradições: Mapear mundos

Material que todos nós devemos conhecer para que se possa reconhecer como estamos como sociedade. Mostra como a constituição de 88 muda nossa história. Nele se percebe como somos, mesmo que inconscientemente, excludentes, supremacistas brancos e que sempre impusemos uma rejeição ideológica, cultural, étnica, doutrinária e transcendental aos povos originários. Mas o documentário mostra como a ação de cidadãos que, por amor à vida, se colocaram a serviço de definitivamente incluir como um patrimônio humano, todos os povos que sempre viveram antes de nós, neste espaço geográfico que os invasores jamais conseguiram reconhecê-los como seres humanos. Vale a pena ouvir as palavras dos líderes do movimento dos povos originários e aí poderemos entender porquê eles se consideram, como disse há pouco tempo, Ailton Krenak, Seres Coletivos.

Plásticos: O plástico começou como uma solução de sustentabilidade. O que deu errado?

Quando vai se juntando as 'histórias' que envolve a visão de mundo, pós Thomas Edson, fortemente plasmada nos EUA, a partir da metade do século XIX, constata-se que há um forte toque autofágico, exatamente por faltar nesta visão, em nosso ponto de vista, empatia, humildade, humanismo e um sentido de transcendência. E isso vem se avolumando de tal forma que o supremacismo que parecia ser somente branco, masculino e eurocêntrico, contamina todas as etnias, as culturas e os modo de vida e sentir em todo o planeta, em tempos atuais.

Plásticos: Plástico não tão fantástico: como esse material versátil prejudica o meio ambiente e a saúde humana

Para quem acompanha esse tema dos plásticos e dos disruptores endócrinos desde o início dos anos 90, essa matéria é no mínimo irônica ou mesmo cínica. Publicamos junto com outra matéria da SciAm, para se saber que ciência é essa. Vê-se que esta é de 2009, ou seja, 16 anos de hoje e ainda estamos falando a mesma coisa com as mesmas propostas alternativas. E enquanto isso crianças nascem, bebês se desenvolvem e crianças tornam-se adolescentes. E no entanto os efeitos sobre todas as gerações desde os anos 90 continuam a apresentar, muito além das pesquisas, todos os efeitos daquilo que 'ainda' precisa ser mais estudado. Crime conta a humanidade? No nosso entender: sem dúvida!

Saúde: Poluição, produtos químicos tóxicos e plásticos causam milhões de mortes relacionadas ao coração, segundo importante estudo

Texto que dá um amplo e didático panorama de como estamos vivendo nestes tempos de tanta 'modernidade'. Continuarmos assim, dependerá muito mais do que soubermos e de como agiremos do que imaginarmos que os esquemas corporativos e dos políticos e reguladores farão por toda a sociedade. Continuarmos na displicência e na dúvida, tornar-nos-á tão criminosos como os meritocratas e os nossos representantes nos organismos que deveriam agir pela sociedade que lhes sustenta.

Saúde: Ultraprocessados afetam coração e esperma mesmo sem excesso de calorias, diz estudo

Essa matéria sintetiza, ampliando os efeitos obre nossa saúde que os alimentos ultraprocessados, conhecidos também como junk food em inglês, causam. Parece que chegamos num ponto onde temos que definitivamente rejeitar, pessoal e coletivamente, essa opção que é muito mais de interesse das corporações do que de nossa saúde individual e de todos. Já que será difícil as autoridades que deveriam cuidar da saúde da população tomarem atitudes pelo banimento destes alimentos, façamos nós, então! Em caso triste se deu ainda neste ano ou na metade do ano passado, quando o congresso não permitiu que se desse um basta a esse crime, principalmente em relação às nossas crianças que são enfeitiçadas por esse simulacro de alimento.