Categorias

Publicações (Pág. 3 de 560)

Agrotóxicos: Estudo brasileiro traz evidências da associação entre agrotóxicos e a doença de Parkinson

Mais um estudo que mostra como os venenos agrícolas interferem efetivamente na saúde da população. Por que não mudarmos isso? Temos no Brasil e no mundo, várias e várias propriedades que produzem alimentos sem a presença destas moléculas. Não entendemos como os agricultores que deveriam saber disso, não lhes chega esse conhecimento. Tanto dos efeitos maléficos como das soluções agrícolas que são produtivas e isentas de venenos.

Globalização: Corrida ilegal do ouro atrai PCC e Comando Vermelho e se espalha pelo mundo

O interessante de como o empreendorismo pode ir para bandas sombrias. E agora não estou falando do que esta matéria mostra, mas das corporações como as que produzem agrotóxicos, 'forever chemicals', plásticos que se tornam micro e nanoplásticos. Mas estas últimas não são consideradas 'organizações criminosas', apesar de todos os ilícitos que cada vez mais se tornam públicas. E mais, estas últimas geram moléculas que nos contaminam no nosso dia a dia, em nosso alimento, na nossa atmosférica, na nossa água e assim por diante. Sem tirar o horror das práticas das 'organizações criminosas', perguntamos: por que as corporações de todas as 'Bigs' não são como as primeiras, consideradas tão criminosas como essas?

Mudanças climáticas: Por que proteger territórios indígenas é importante para o equilíbrio do clima?

Enfim até a mídia convencional passa a reconhecer a magnitude da presença e da importância dos nossos povos originários, inclusive para a preservação dos estados do sul e sudeste, onde vivem em sua maioria, os tais que adoram a doutrina da colonialidade e praticam, de maneira tosca, o capitalismo cruel e indigno. E mais, são as regiões onde estão os que mais desprezam os nossos conterrâneos originários que permitiram, por sua cultura e modo de vida, o extraordinário esbulho destes supremacistas brancos eurocêntricos. Triste, e cínico, 'cristianismo'.

Saúde: Você não se lembra de ser um bebê, mas seu cérebro estava criando memórias

Estudo interessante que nos remonta a trabalhos como os do médico Stanlislav Grof com seus estudos sobre a técnica terapêutica chamada por ele de 'holotrópica'. Por sua técnica há a libertação de nossa imaginação, quando acessamos a informações simbólicas importantíssimas para a compreensão de nós mesmos. Que bom que a ciência racionalista ocidental está se abrindo para esses caminhos que para ela parecem tão originais. Por que não nos abrirmos para as culturas tradicionais onde essas realidades são tão 'reais'?

Mudanças climáticas: Estudo – Amazônia ainda pode evitar “ponto de não retorno” de degradação

Mesmo com todo o esforço tanto de cientistas brasileiros e internacionais, como de ONGs nacionais, no sentido de se dar outro caminho para as 'ocupações'='devastações' da Amazônia, Pantanal e Cerrado, se não houver uma reversão da ideologia capitalista, cruel e indigna, fundada na colonialidade que domina todos os estratos sociais brasileiros, não haverá esperanças.

Saúde: O problema está no esperma masculino

Impressionante! Esse tema, fertilidade masculina e as moléculas sintéticas principalmente dos produtos plásticos de nosso dia a dia, já foi tratado desde o início dos anos 90! Basta ver o documentário "Agressão ao homem', publicado em nosso website. Se ainda não estiver a par, vá ver o vídeo da BBC de Londres.

PFAS: Cientistas alertam sobre ‘produtos químicos eternos’ tóxicos em produtos menstruais reutilizáveis

Novamente a indústria praticando o 'greenwashing' e gerando um crime corporativo. Ao utilizar a vontade popular de agir com cuidado e sustentabilidade, introduz num produto agora 'sustentável', um veneno terrível, os 'químicos eternos/forever chemicals'. Então quando tratamos essa ação industrial e tecnológica como um crime corporativo, são as próprias corporações que se autodenunciam. Ou não?