Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 3 de 527)

Mudanças climáticas: Imagens de satélite mostram que a Antártida está ficando “verde” mais rápido do que se pensava

Os sinais de que a chamada mudança climática, bate à porta em todos os cantos e recantos do planeta, está cada vez mais tangível. Até na Antártida com esta condição de sair de um continente gelado para uma terra onde os vegetais chegam não tão lentamente como se imaginaria ser possível. O que assusta, é como ainda existem os tais ‘negacionistas’ espalhados por aí.

Tradições: A história do alemão que educou indígena como “experimento”

Somente para lembrar e contextualizar, devemos ter em mente de que depois das denúncias das crueldades e vilanias que os espanhóis submeteram os povos originários que viviam no Caribe nos primeiros anos, após a chegada de Colombo, o Papa Paulo III edita uma bula. Estas denúncias foram feitas principalmente por Bartolomé de Las Casas, ex-oficial espanhol que resolve tornar-se frei para sair da posição de ‘encomendero’ para poder defender os povos originários. Escreveu para o bispado espanhol da época e para o próprio Imperador Carlos V, demonstrando que os ‘cristãos’ espanhóis simplesmente matavam mulheres grávidas, cortando-lhes o ventre, bem como esquartejavam crianças para dar ‘carnes’ para seus cachorros. Daí surge a bula papal de 1537, ou seja meados do século XVI, exortando de que os povos originários eram ‘pessoas humanas’. Ou seja, tinham ‘alma’! O que me aterroriza? Abaixo se sabe que um médico, imigrante alemão, sentir-se emocionalmente tocado porque uma criança, entre o final do século XIX e inícios do século XX, no sul do Brasil, em Santa Catarina, tinha ficado órfão porque os colonos europeus, alemães no caso, tinham contratado os ‘bugreiros’ para exterminarem sua família dentre outros pertencentes à etnia dos Xokleng!! E o que aconteceu com esta família: a mãe foi DEGOLADA e o irmão ESQUARTEJADO! Quantos séculos depois da Bula ‘Sublimis Deus’ do Papa Paulo III? Quando então tratamos do supremacismo antropocêntrico dos imigrantes europeus que invadiram as Américas, a África e todos os outros continentes do Planeta, de ser na verdade supremacismo branco eurocêntrico, muitos ficam importunados. Quem? Os que seguem a doutrina da colonialidade e a ideologia do capitalismo indigno e cruel. Dá para entender o porquê de tratar esse tema desta forma?

Globalização: A ascensão do tecnocolonialismo

Texto que nos mostra, de forma bem direta, como a mesma ideologia de supremacismo continua em alta no mundo globalizado. Somente mudam os ‘executores’, mas a tirania é a mesma. Assim, parece que dentro do que nos é trazido, uma humanidade harmônica e integrada jamais será possível vivermos. Algo frustrante e aterrador? Quem sabe?

Globalização: Ensaio sobre o Tecnofascismo

Reflexões de um pensador que não tem nenhuma dúvida de que viemos sendo, os habitantes do planeta, submetidos a uma visão de mundo que, mesmo com o discurso de uma aparente ética de amor ao próximo, não tem sido isso que a sociedade rica ocidental tem trazido para o mundo. Suas avaliações não nos trazem esperanças de uma outra forma de coabitarmos como irmãos planetários. Parece que somente acontecendo o aparente impossível: o reconhecimento com humildade, de que os dominadores deverão se abrir para outras maneiras de relacionamentos de cada um com todos os seres vivos, entre eles os humanos, para então poderemos imaginar novos tempos de harmonia no Planeta.

Saúde: Níveis de “químicos eternos” mais altos em mulheres com câncer de ovário, mama e outros tipos de câncer

Mais uma série de constatações de várias das moléculas sintéticas, monstros que rondam nosso dia a dia, mostrando os males que causam às mulheres e logicamente aos possíveis embriões e/ou fetos. Da mesma forma, aos seus futuros rebentos, gerando seguramente, efeitos deletérios a todas as gerações futuras. Ainda haveria dúvidas de que estas moléculas citadas no artigo, deveriam ser imediatamente banidas até que as corporações comprovem de que seriam inócuas? Parece-nos ser o mínimo de consideração pela saúde de toda a comunidade global.

Saúde: Por que mais cânceres estão sendo diagnosticados em idades jovens?

Quando se passa a conhecer muitos dos artigos que viemos publicando, não poderia, de maneira alguma, surpreender esta triste realidade. Tantas são as informações que conduzem a este entendimento que nos entristece como ainda existem dúvidas da área da saúde de que a agressiva contaminação de tantos e tantos químicos sintéticos que afetam, desde a fase embrionária os seres vivos que poderia ser somente esta a situação dos jovens que vêm nascendo nas últimas décadas. Pensamos que tenha chegado a hora de se agir com mais dureza e simplesmente se proibir globalmente todas as substâncias que já estão por demais sabidas que são carcinogênicas, disruptoras endócrinas e mutagênicas. Parece, pelo que se noticia no mundo, que devemos dar um basta a essa estupidez civilizatória. Não há mais nenhuma necessidade de reafirmar o que já se sabe!

Saúde: Probióticos podem ajudar mulheres grávidas a combater os efeitos dos disruptores endócrinos

Aqui o destaque são as mulheres grávidas por tudo o que os disruptores endócrinos podem causar a elas e destacadamente, aos filhos/as que estão gestando. Mas saberíamos quais são e onde estão estas moléculas? Aqui vem a importância de cada um dos cidadãos planetários se apropriarem imediatamente destas informações para constranger pelo banimento individual e coletivo de cada um de nós, tanto os administradores públicos e políticos, sem falar nos criminosos corporativos, que fazem ouvidos moucos ou são terrivelmente negligentes e irresponsáveis ao ignorarem a presença no nosso dia a dia, destas substâncias malignas.

Agricultura: Impacto dos alimentos orgânicos nas doenças crônicas e na percepção da saúde – uma revisão sistemática das evidências

Matéria publicada por órgão que tem credibilidade em relação à nutrição. Se ainda tivermos dúvidas do porquê fazer a opção por alimentos orgânicos, aqui está um indicativo que pode nos dar uma sustentação de uma mudança imediata. Principalmente por nossos descendentes e pelas mulheres grávidas. Ainda tens dúvidas? É só acessares a todos os textos de nosso website que demonstram o que representa destacadamente para as gerações que ainda não nasceram e mesmo para as que estão entre nós, o que representam os agrotóxicos e mesmo os adubos solúveis para a saúde deles. Não mais o que hesitar! Que seja, no mínimo, por eles que iremos mudar!