Categorias

Publicações (Pág. 3 de 571)

Saúde: Aliança Kayapó, Munduruku e Yanomami participa da 6ª Conferência da Convenção de Minamata, em Genebra

Importantíssimo o crescente protagonismo dos nossos Povos Originários em todos os fóruns planetários. Temos que reconhecer que esse grande desvelar dos nossos concidadãos no mundo global, teve a efetiva presença, já há algumas décadas, do nosso Decano Originário, Cacique Raoni. Através da ação do cantor inglês Sting, ele passou a ter projeção internacional. E estar nessa conferência em Genebra, sobre a questão do mercúrio demonstra a ampliação dos Povos Originários que não estão defendendo somente sua saúde, mas a de todos nós e do próprio Planeta. Honramos e agradecemos sua ação em favor de todos nós!

Saúde: Brasil zera importação de mercúrio e monta operação para levar resíduos para Alemanha

Duas resoluções no mínimo imprescindíveis para se acabar com o trânsito de mercúrio no Brasil. Por isso se deveria entrar, se já não se fez, em contato com o maiores produtores globais desse minério. São eles, a China, o México e o Tajiquistão. E quando à exportar para a Alemanha é porque o país tem tecnologia para lidar com o metal e destiná-lo corretamente. Essa ação faz parte da Convenção de Minamata sobre Mercúrio.

Mudanças climáticas: COP30 se torna a “COP da Verdade” ao escancarar quem atua contra o clima

Apesar de ser indiscutível que precisamos encontrar outras formas da humanidade se posicionar no Planeta, os supremacistas brancos de todas as origens, continuam a desprezar a Criação, com suas vicissitudes, tentando bajular, prostrar-se e submeter a todos ao seu deus, o dinheiro. Mesmo que isso represente a eliminação de todos, incluindo a eles. Cegos. Não se emocionaram nem se sensibilizaram com toda a presença de tantas outras humanidades que estão mostrando a todos que independente de seus deuses, a vida humana deve estar acima dos interesses fugazes e passageiros do poder do dinheiro. Quando abrirão, mais que os olhos, os corações?

Tradições: Na Amazônia, quilombos preservam 92% de sua vegetação nativa

Essa a Amazônia que o Planeta quer e precisa. Aqui se mostra que mesmo que essa parcela de nossa sociedade seja afrodescendente e não completamente originária do continente, mostra que soube chegar e se integrar ao ambiente. Infelizmente, outras etnias, principalmente a dos supremacistas brancos eurocêntricos, por serem antropocentristas, não sabem reconhecer a força da Vida em sua plenitude. Logo querem subjugá-la e por isso, tornam-se mercenário e mercantilistas, devastando toda e essência da terra e da Terra!

Tradições: Governo do Brasil anuncia homologação de 4 Terras Indígenas e assinatura de 10 portarias declaratórias durante a COP 30

Se alguns acham que a vitória, mesmo que ainda tímida, foi dos Povos Originários, muito se enganam. A vitória foi do Brasil e do povo brasileiro que está agora reconhecendo, mesmo que com muxoxos, que somos muito mais do que os eurodescendentes e outros que migraram para cá e que nunca antes haviam incluído esses bravos e resilientes concidadãos que têm mantido a Vida viva e inteira. Viva todo o povo brasileiro! Todos somos um! Acolhamos a biodiversidade étnica que nos compõe e nos forma. Nunca é tarde para se abrir o coração e amor todos como próximos. Sem exclusão.

Tradições: COP30 escancara a mais nova versão da mentira

Mesmo que humanamente factível, a presença dos povos originários mais quilombolas e outras parcelas da nossa sociedade tão vilipendiadas, os grupos que detém o poder econômico, político e de persuasão, não permitiram o reconhecimento pleno desses concidadãos planetários. Mas, sem dúvida, pela primeira vez, os povos que mantêm a Vida integrada, agora mostraram seu valor e sua presença na humanidade.

Saúde: Cientistas tentam comprovar a ligação entre a mineração de ouro na Amazônia e deficiências em bebês.

Depois da tragédia japonesa de Minamata, nada mais há o que questionar de que o mercúrio utilizado, inconsequente e irresponsavelmente, no garimpo ilegal da Amazônia, seja o causador primeiro dessa atual tragédia amazônica. E como se sabe o mineral ficará, não sabe exatamente, por tempos imemoriais no ambiente. Será que uma alternativa é sabermos como vive a comunidade da baía de Minamata depois de tantas décadas da tragédia que abriu o conhecimento sobre a questão do mercúrio?

Plásticos: Como a mudança da indústria de combustíveis fósseis para o plástico está poluindo nosso planeta

Realmente um texto didático, completo e extremamente importante que todos nós leiamos para conhecermos várias das facetas que envolvem a existência e o uso das resinas plásticas nos dias atuais. Aqui mostra como a doutrina do pós IIª Guerra que se transformou em ideologia, promovidas pelo inquestionavelmente supremacismo branco eurocêntrico, violentamente antropocêntrico, liderado pelos EUA, mostram ser suicidas e criminosas. E qual o seus fundamentos? Simplesmente o dinheiro como deus supremo de todas as vidas humanas, estejam onde estiverem. Como temos defendido, somente se a humanidade como um todo, optar por outras humanidades que estão aí, desprezadas e achincalhadas pelo supremacismo branco, onde a humildade e a simplicidade, embasadas na compreensão de que somos, acima de tudo, Seres Coletivos, em nossa individualidade, iremos reencontrar caminhos que são trilhados e foram vividos por todos, para termos futuro para os nossos descendentes. Que tragédia a herança que estamos legando para os que estão vindo depois de nós! Triste e cruel!

Plásticos: Biodegradáveis: ajuda ou exagero?

Sem dúvida que o plástico trouxe um tipo de opção civilizatória que 'facilitou' muito a vida cotidiana e mesmo nos processos de produção industrial e agrícola. Porém, parece que uma nova visão civilizatória precisará surgir para que outros caminhos da humanidade possa levá-la a subsistir. E esse é o impasse. Qualquer alternativa que esteja dentro da visão de mundo atual, infelizmente parece fracassar porque é a visão de mundo o problema e não as tecnologias que nunca conseguem se dissociar dela. No entanto, temos muitas humanidades no planeta que estão à margem, ignoradas e mesmo desprezadas, por essa visão e que poderão ser a saída para a humanidade. Mas para isso o mundo supremacista branco eurocêntrico deverá renunciar definitivamente de seus valores antropocentristas. E esse parece ser o desafio do presente para se ter futuro. É nosso ponto de vista!

Saúde: Os efeitos nocivos dos alimentos ultraprocessados ​​para a saúde foram confirmados por uma série de estudos científicos.

Hoje publicamos dois materiais que tratam de alimentos ultraprocessados. Eles se complementam. Esse, abaixo, é do Le Monde e o seguinte é do The Guardian. Para se compreender o que eles expressam, é importantíssimo que se leia antes o artigo do New York Times de 2013, 'A Extraordinária Ciência de Viciar em Junk Food', publicado por nosso website, quando é relatado o que acontece em 1999. Nesse ano acontece um encontro entre os CEOs da corporações da época que dominavam a produção desses 'alimentos', com seus cientistas. Foi demonstrado, cientificamente, o mal que vinham causando à população. Eles recusaram mudar seu modo de fabricação porque não queriam perder os lucros dos acionistas e os seus próprios. A seguir a matéria demonstra como a 'ciência' criou esses alimentos. É aterrador! Mostra que essas corporações realmente eram e continuam sendo criminosas e cruéis com a população desinformada e que hoje compra no comércio de ocasião, os supermercados e agora os famigerados 'Atacadões'. É aí que imperam os ultraprocessados. A população pensando que compra mais barato, simplesmente o que compra troca por sua saúde. Lamentável!