Categorias

Publicações (Pág. 3 de 563)

Tradições: Quilombolas realizam primeira colheita de algodão agroecológico no Maranhão

ARRASADOR! Simplesmente enterra a pretensão dos grandes latifundiários e devastadores do sul e sudeste que invadem o Cerrado para produzirem algodão envenenado e degradador de gentes e campos. Só um grupo do RS tem 600 mil hectares (!!!) e plantam algodão como commodity e não como 'agricultura'. Essa é a diferença entre a 'agricultura=cultura no campo' e o 'agronegócio=ogronegócio e/ou agronecrócio'. Um exalta a vida e o outra aniquila todas as formas de vida.

Tradições: O Cerco

As imagens se mostram por si mesmas. Algo que deixa qualquer ser humano indignado com a violência não só sobre todos os ambientes, mas e principalmente sobre e contra nossos coirmãos que não querem ser 'ocidentais'. Não querem ser dominados, como somos, os que professam a doutrina da colonialidade que faz 'qualquer negócio' para aplacar a voracidade da cultura greco-romano-judaica-cristã-islâmica que se submete ao capitalismo mais indigno e cruel jamais sonhado por um ser vivo.

Agrotóxicos: Dezenas de toneladas deles presentes nas nuvens sobre a França

A última afirmação do pesquisador é profundamente triste e revoltante! O que viemos fazendo com nosso belo Planeta? E dizemos isso não só sobre os agrotóxicos, mas sobre todas as moléculas sintéticas que nos dominam e invadem nossas vidas e nossos ambientes. A pergunta é: por que não temos um mínimo de humanidade e com simplicidade reconhecermos que erramos ao pretendermos 'sobrepujar' aquilo que arrogante e estupidamente achamos que haveriam 'erros' na natureza e por isso deveríamos 'corrigir' esses pretensos equívocos da Vida?

Agrotóxicos: Destroem bactérias intestinais associadas à inflamação

Mais e mais se confirmam estudos e dados que nos mostram como os agrotóxicos são realmente letais. Não só para 'pragas' -que não existem e sim incompetência dos pseudos agricultores- e 'ervas daninhas' -também não são daninhas, mas sim ervas nativas que fomentam a biodiversidade e que podemos conviver com elas que são quem nutre os solos-, como para todos os seres vivos, destacando os obtusos seres humanos.

Saúde: Os OGM são seguros? Um geneticista molecular se manifesta

Importantíssima entrevista feita com alguém que conhece a área da transgenia e dos agrotóxicos. Esses herbicidas citados na matéria já são amplamente sabidos serem danosos. Mas o mais interessante é o professor fazer uma explanação onde demonstra que o nosso contato e de todos os seres vivos, com essas moléculas, não se dá isoladamente. A agressão vem tanto dos produtos em si como e principalmente, da sua conjunção já que o agronegócio os empregam conjuntamente. Essa é a estupidez e a visão cretina de que se pode juntar alimentos e venenos. E no caso, além dos venenos, serem as culturas alteradas geneticamente. Sem dúvida que estamos vivendo um processo agrícola criminoso, irresponsável e extremamente incompetente já que não entende que se pode e deve, associar todas as formas de vida à produção de alimentos. Definitivamente não existem 'pragas' nem 'ervas daninhas', mas sim ignorância, displicência, vagabundagem e incompetência.

Saúde: Ftalatos em produtos de uso diário podem alimentar o câncer de mama, alerta novo estudo

Um website que se denomina: 'direito de saber dos EUA'. E nada mais importante do que se lê nessa matéria: o direito de sabermos aquilo que está escondido pelo simples interesse pelo dinheiro das corporações. Mais um crime corporativo e que atinge também os reguladores que preservam muito mais os interesses financeiros das corporações do que a população em geral. Esse é o capitalismo cruel, antiético e criminoso e por isso indigno e venal.

Saúde: O que o “Testículo do Limpador de Chaminés” pode nos ensinar sobre as consequências alarmantes dos combustíveis fósseis para a saúde

Material bastante surpreendente já que nos mostra uma realidade que já existiu e que demonstra o quanto os combustíveis fósseis já está se auto denunciando como um grande problema que fica disperso nos dias de hoje. Daí o valor desta matéria. Desnudar com esse fato histórico o que vemos atualmente misturado com muitas outras origens de ataque a nossa saúde.

Saúde: Os botos-cor-de-rosa, espécie ameaçada de extinção, enfrentam uma ameaça crescente de mercúrio na Amazônia

Mais uma demonstração da violência ideológica e humana da atual civilização global. Para quem não sabe o que foi Minamata, ler o link que está abaixo para se entender o que representa o elemento mercúrio no ambiente. E ele é imprescindível na mineração do ouro que está disperso entre as camadas inferiores do solo. O mercúrio concentra as pequenas e pequeníssimas pepitas que estão entremeadas com as estruturas do subsolo. E ao concentrar, queimam o conglomerado e daí fica uma pepita bruta que será depois trabalhada e lapidada. E assim, o mercúrio vai para a atmosfera e para as águas e em seguida para a cadeia alimentar, até o ser humano. Em Minamata provavelmente havia muita ignorância, mas hoje a ação é verdadeiramente criminosa, a partir de Minamata, desde as barrancas na floresta até os dedos, limpos e cuidados, dos/as consumidores/as finais.

Saúde: Estudo aponta que floresta amazônica bem preservada em terras indígenas pode proteger pessoas de doenças

Mais uma demonstração de que o supremacismo branco eurocêntrico centrado do capital e não nos humanos e não-humanos, está, há séculos, com sua postura colonialista, devastadora e excludente, gerando um futuro que já se mostra desastroso. No entanto, nós do Brasil, que ainda temos esse manancial de riqueza humana e ambiental, precisamos com urgência abandonar definitivamente a doutrina da colonialidade e nos voltarmos para nós mesmos. É imperativo e humanista.

Globalização: Lições de todas as democracias

Uma aula feita pelo professor numa digressão sobre o centralismo histórico eurocêntrico que se baseou sempre em seu supremacismo étnico. Demonstra que há milênios exclui todas as outras humanidade e outras visões de mundo que poderiam trazer grandes contribuições para toda a humanidade se o eurocentrismo não tivesse virado, arrogantemente, suas costas para todas as outras culturas planetárias. Agradecemos ao professor essa belíssima oportunidade que temos, ao lermos o texto, de nos enriquecermos o quanto a humanidade é rica e humana em todos os cantos do Planeta.