Categorias

Publicações (Pág. 2 de 560)

Tradições: Políticas de proteção ambiental no Amazonas ainda sofrem os efeitos do desmonte do governo Bolsonaro

Depois que se conhece, mesmo que de forma superficial, o sentimento, o pensamento e a visão de mundo dos povos originários que vivem no espaço geográfico considerado como Brasil, passamos a alterar tudo o que viemos, desde nosso nascimento, recebendo da visão supremacista branca eurocêntrica. Mudamos todos os nossos conceitos sobre a própria existência e a transcendência. Lastimamos que somos ainda muito poucos, basta ver o que os 'brancos' estão fazendo há mais de 500 anos não só com os ambientes, mas e principalmente com os novos conterrâneos originários.

Tradições: Dez aldeias Guarani no RS capturaram mais CO₂ da atmosfera do que emitiram

Impressionante como todos nós não conseguimos reconhecer e daí valorizar e mesmo honrar e agradecer, o que os povos originários vem fazendo, positivamente, há milhares de anos com nosso planeta e, em consequência, a todos os seres, humanos e não-humanos. Basta de sermos tão obtusos, excludentes e arrogantes. Sem a presença dos povos originários de todos os quadrantes da Terra, provavelmente estaríamos numa situação de vida, muito pior.

Tradições: O que levou uma Comissão de Direitos Humanos a aprovar mineração em terras indígenas

Para entender essa aberração, basta ver quem é e de onde vem a presidente da comissão. Como pode? É importante se observar as palavras da senadora. Mostra como o escárnio e a visão de mundo supremacistas ainda persiste no nosso país, mesmo depois da mudança definitiva que a constituição de 88 institui no Brasil. Essa é a tragédia atual das maiorias que agora escravizam o congresso nacional, demonstrando o desprezo por todo tipo de humanidade e respeito pelos seres do país, humanos e nã0-humanos.

Tradições: Mapear mundos

Material que todos nós devemos conhecer para que se possa reconhecer como estamos como sociedade. Mostra como a constituição de 88 muda nossa história. Nele se percebe como somos, mesmo que inconscientemente, excludentes, supremacistas brancos e que sempre impusemos uma rejeição ideológica, cultural, étnica, doutrinária e transcendental aos povos originários. Mas o documentário mostra como a ação de cidadãos que, por amor à vida, se colocaram a serviço de definitivamente incluir como um patrimônio humano, todos os povos que sempre viveram antes de nós, neste espaço geográfico que os invasores jamais conseguiram reconhecê-los como seres humanos. Vale a pena ouvir as palavras dos líderes do movimento dos povos originários e aí poderemos entender porquê eles se consideram, como disse há pouco tempo, Ailton Krenak, Seres Coletivos.

Plásticos: O plástico começou como uma solução de sustentabilidade. O que deu errado?

Quando vai se juntando as 'histórias' que envolve a visão de mundo, pós Thomas Edson, fortemente plasmada nos EUA, a partir da metade do século XIX, constata-se que há um forte toque autofágico, exatamente por faltar nesta visão, em nosso ponto de vista, empatia, humildade, humanismo e um sentido de transcendência. E isso vem se avolumando de tal forma que o supremacismo que parecia ser somente branco, masculino e eurocêntrico, contamina todas as etnias, as culturas e os modo de vida e sentir em todo o planeta, em tempos atuais.

Plásticos: Plástico não tão fantástico: como esse material versátil prejudica o meio ambiente e a saúde humana

Para quem acompanha esse tema dos plásticos e dos disruptores endócrinos desde o início dos anos 90, essa matéria é no mínimo irônica ou mesmo cínica. Publicamos junto com outra matéria da SciAm, para se saber que ciência é essa. Vê-se que esta é de 2009, ou seja, 16 anos de hoje e ainda estamos falando a mesma coisa com as mesmas propostas alternativas. E enquanto isso crianças nascem, bebês se desenvolvem e crianças tornam-se adolescentes. E no entanto os efeitos sobre todas as gerações desde os anos 90 continuam a apresentar, muito além das pesquisas, todos os efeitos daquilo que 'ainda' precisa ser mais estudado. Crime conta a humanidade? No nosso entender: sem dúvida!

Saúde: Poluição, produtos químicos tóxicos e plásticos causam milhões de mortes relacionadas ao coração, segundo importante estudo

Texto que dá um amplo e didático panorama de como estamos vivendo nestes tempos de tanta 'modernidade'. Continuarmos assim, dependerá muito mais do que soubermos e de como agiremos do que imaginarmos que os esquemas corporativos e dos políticos e reguladores farão por toda a sociedade. Continuarmos na displicência e na dúvida, tornar-nos-á tão criminosos como os meritocratas e os nossos representantes nos organismos que deveriam agir pela sociedade que lhes sustenta.