Categorias

Publicações (Pág. 16 de 573)

Saúde: Ultraprocessados afetam coração e esperma mesmo sem excesso de calorias, diz estudo

Essa matéria sintetiza, ampliando os efeitos obre nossa saúde que os alimentos ultraprocessados, conhecidos também como junk food em inglês, causam. Parece que chegamos num ponto onde temos que definitivamente rejeitar, pessoal e coletivamente, essa opção que é muito mais de interesse das corporações do que de nossa saúde individual e de todos. Já que será difícil as autoridades que deveriam cuidar da saúde da população tomarem atitudes pelo banimento destes alimentos, façamos nós, então! Em caso triste se deu ainda neste ano ou na metade do ano passado, quando o congresso não permitiu que se desse um basta a esse crime, principalmente em relação às nossas crianças que são enfeitiçadas por esse simulacro de alimento.

Plástico: Os riscos para a saúde dos plásticos que quase ninguém conhece

Quantos anos? 34 anos! Sim, esse é o tempo que essa molécula é conhecida como um disruptor endócrino. Ou seja, os disruptores endócrinos desajustam, desregulam, interferem, bloqueiam, mimetizam e assim por diante, toda a higidez fisiológica e orgânica de todos os seres vivos, através de sua falsa ação hormonal, destacando aqui os seres humanos. E mesmo com todas as pesquisas científicas inquestionáveis desde os anos 80 em diante, quanto aos efeitos sobre a vida planetária, ainda existem 'cientistas' que questionam as respostas que as gerações que nasceram nos últimos 50 anos vem sofrendo. E tudo isso corre impunemente. Fica claro que o lucro imediato e direto de algumas corporações e seus asseclas, está acima da vida de todos nós. Esse é o capitalismo sonhado por aqueles que o geraram? Nós colocamos essa incógnita no coração e mente de todos!

Globalização: Jair Bolsonaro, acusado de planejar golpe, não está no julgamento

Momento histórico que reabilita o nosso país depois da chaga da impunidade da ditatura militar de 64. Essa matéria do New York Times mostra para os norte americanos e para seu atual governo, o que está acontecendo por aqui. E assim reafirma a matéria da semana passada da mídia inglesa, "The Economist", quando afirma que o Brasil está dando uma aula para as atuais 'democracias' do ocidente e dentre elas, os EUA com Trump.

Globalização: Justiça do Trabalho condena Volkswagen a pagar R$ 165 milhões por trabalho escravo no Pará

Mais um fato que, mesmo depois de tanto tempo, mostra como a justiça brasileira se atualiza e se reabilita frente ao povo e à história. Vestígio de um lado do obscurantismo da ditadura militar em todos os aspectos e de outro desvela de como os Impérios sempre privilegiaram a espoliação dos seres humanos e dos ambientes das 'colônias'. Escracha-se a prática do supremacismo branco eurocêntrico. Louvemos esse momento histórico quando todas as facetas das ditaturas esmoronam-se incluindo os julgamentos dos golpistas de todos os tempos.

Agrotóxicos: Estudo brasileiro traz evidências da associação entre agrotóxicos e a doença de Parkinson

Mais um estudo que mostra como os venenos agrícolas interferem efetivamente na saúde da população. Por que não mudarmos isso? Temos no Brasil e no mundo, várias e várias propriedades que produzem alimentos sem a presença destas moléculas. Não entendemos como os agricultores que deveriam saber disso, não lhes chega esse conhecimento. Tanto dos efeitos maléficos como das soluções agrícolas que são produtivas e isentas de venenos.

Globalização: Corrida ilegal do ouro atrai PCC e Comando Vermelho e se espalha pelo mundo

O interessante de como o empreendorismo pode ir para bandas sombrias. E agora não estou falando do que esta matéria mostra, mas das corporações como as que produzem agrotóxicos, 'forever chemicals', plásticos que se tornam micro e nanoplásticos. Mas estas últimas não são consideradas 'organizações criminosas', apesar de todos os ilícitos que cada vez mais se tornam públicas. E mais, estas últimas geram moléculas que nos contaminam no nosso dia a dia, em nosso alimento, na nossa atmosférica, na nossa água e assim por diante. Sem tirar o horror das práticas das 'organizações criminosas', perguntamos: por que as corporações de todas as 'Bigs' não são como as primeiras, consideradas tão criminosas como essas?

Mudanças climáticas: Por que proteger territórios indígenas é importante para o equilíbrio do clima?

Enfim até a mídia convencional passa a reconhecer a magnitude da presença e da importância dos nossos povos originários, inclusive para a preservação dos estados do sul e sudeste, onde vivem em sua maioria, os tais que adoram a doutrina da colonialidade e praticam, de maneira tosca, o capitalismo cruel e indigno. E mais, são as regiões onde estão os que mais desprezam os nossos conterrâneos originários que permitiram, por sua cultura e modo de vida, o extraordinário esbulho destes supremacistas brancos eurocêntricos. Triste, e cínico, 'cristianismo'.