Categorias

Publicações (Pág. 11 de 549)

Emergência climática: Como queimadas na Amazônia aceleram derretimento na Antártida a milhares de quilômetros de distância

Matéria originalmente da BBC de Londres e republicado pelo O Globo onde se constata como a irresponsabilidade dos supremacistas brancos que professam a colonialidade, com seus bois e sua soja, e agora o algodão no nordeste, comprometendo a higidez planetária. E é interessante que a própria Globo foi quem propalou e propagandeou, inconsequentemente, o agronegócio como a salvação do Brasil. E ainda continua a alardear, diariamente, a importância econômica do 'ogronegócio/agronecrócio' como a grande solução para o equilíbrio da economia nacional.

Emergência climática: No Chile, floresta em declínio preocupa cientistas

Mais uma informação preocupante que nos leva a confirmar que vivemos realmente uma situação global que pode nos levar a situações, não tão longínquas, que comprovam uma realidade dramática. E ainda existe uma grande parcela da população planetária que acredita nos oligarcas de que não há nada de mal em continuarmos a queimar combustíveis fósseis como se nada estive demonstrando, faticamente, isso tudo. Mas procurem ver as idades destes irresponsáveis sobre o futuro das novas gerações.

Saúde: Radiação de celulares pode prejudicar espermatozoides e testículos em animais

Material extremamente importante já que toca num tema no qual estamos completamente submersos: os instrumentos de comunicação associados à radiações eletromagnéticas. E aqui em destaque os telefones celulares. Esse tema já vinha sendo tratado há muitos anos e já existiam muitas pesquisas e constatações que estavam sendo desqualificadas e colocadas ao lado. Nada mais congruente. No entanto, não mais se concebe, vivermos sem sua presença e seu uso cotidiano tanto para atividades profissionais como nas relações interpessoais e familiares. No entanto, não poderemos mais ficar alheios a esta realidade que possamos ficar perturbados, mas um ponto é fundamental. Jamais esquecer nossos meninos! Dada sua importância, resolvemos publicar também todo o texto da pesquisa, abaixo, para os que quiserem aprofundar seus conhecimento sobre essa realidade

Disruptores endócrinos: Cátedra de pesquisa de Quebec lidera pesquisa de US$ 1,4 milhão em distúrbios endócrinos

Importantíssima notícia que vem do Canadá. Mas não é inédito e nem pioneiro. Sempre temos que reverenciar a honorável e memorável cientista norte americana, Theo Colborn, bem como a honrada cientista argentina que trabalha nos EUA, Ana Soto, bem como muitos e muitos outros pesquisadores que no início dos anos 90, do século XX, desvelam os disruptores endócrinos. Imagine-se que isso fazem mais de 30 anos! Mesmo assim honramos a proposta da professora canadense que também vem desmascarar esse crime corporativo e civilizatório, já que há não mais discussão e muito menos dúvida, sobre o malefício da presença desses venenos nos produtos que somos constrangidos, por ignorância, a consumirmos todos os dias e todas as horas de nossas existências!

Saúde: Níveis de cloração da água nos EUA e na UE provavelmente aumentam o risco de câncer, segundo estudo

De novo o cloro! Sem dúvida que esse elemento que foi praticamente desvelado com a ampliação da eletricidade e com isso facilitou-se com a eletrólise, as indústrias, ainda no século XIX, acessarem ao sódio e daí à soda cáustica para seus processos industriais. E com essa técnica puderam romper a ligação forte do cloreto de sódio ou o conhecido sal de cozinha, o NaCl. E assim, com a extração do NA=sódio, sobra o cloro. Mas tão explosivo que desperta o paradigma dos gases de guerra. A partir dessa disposição do cloro, com sua imensa reatividade e violência, passa a ser fonte de miríades de moléculas que invadem o século XX. Quais? Primeiro a atenuação do gás cloro que vira a arma de guerra mais usada na 1ª Guerra Mundial, o fosgênio dos franceses. Depois vem os agrotóxicos organoclorados como os malfadados DDT, Endrin, Aldrin e toda a família. Também do cloro vem a família dos PCBs, marca conhecida como 'Ascarel', para os transformadores elétricos e outros usos que chegaram ao nosso dia a dia. E por fim, mas não o último veneno terrível, estão as dioxinas e furanos, das armas de guerra do Vietnam e dos países do sudeste asiático, os Agentes Laranja, Roxo e outros. Agora ele se desnuda nas águas de nossas torneiras. E então?

Saúde: Milhares de toxinas de embalagens de alimentos encontradas em humanos – pesquisa

A irresponsabilidade tanto dos fabricantes como dos embaladores e mesmo dos poderes públicos que deveriam resguardar a saúde pública, é escandalosa. Nós os consumidores, desavisados, negligentes e 'avoados', somos os grandes perdedores nesta sociedade de consumo que só está baseada no dinheiro. A única opção é estarmos atento e totalmente conectados com as informações que podemos acessar e fazermos as escolhas que forem possíveis para não só não nos prejudicarmos, mas também e principalmente sermos responsáveis com nossos dependentes, destacando nossos filhos.

Saúde: Comer em recipientes de plástico para viagem pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca – estudo

Com a acrescente demanda por alimentos solicitados por aplicativos e/ou comprados em quaisquer lojas de alimentos e que informamos que queremos levar 'para viagem', logo os comerciantes colocam o que pedimos em embalagens plásticas e todos, nem os vendedores nem os consumidores, têm a mínima ideia que embalagem seria aquela. Conhecemos todos, as embalagens por seus 'nomes' corriqueiros e nem nos damos conta o que dizemos quando falamos sobre elas. Nossa ignorância e desleixo sobre que plásticos utilizamos, mostra como somos vulneráveis. Enfim, ou lutamos por nós mesmos, buscando um mínimo de informações sobre o que fazemos ou seremos vítimas de nós mesmos por essa displicência de 'não estarmos nem aí', como se diz diuturnamente.