Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 11 de 529)

Saúde: O marketing ostensivo torna os alimentos ultraprocessados um desejo dentro do capitalismo.

Face a excelente, mas longa, entrevista da Profa. Raquel Canuto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iremos somente publicar essa riquíssima reflexão extremamente ampla, abrangente e importantíssima que faz. Com isso nosso website quer não só concordar com todos os tópicos aqui levantados, mas honrá-la por sua lucidez e objetividade, em nosso ponto de vista, essenciais no momento político que temos vivido nas últimas décadas em nosso País. O que solicitamos aos leitores é que leiam na sua totalidade e se deem o direito de refletirem sobre todos os pontos e todas as conexões que ela faz, de forma magistral. Desculpem a obviedade da constatação. Agradecemos à ela e ao IHU, por esta aula de política humana, social e de uma visão crítica incontestável, em nosso ponto de vista. Principalmente quando nos mostra, não explicitamente, como estamos, em nosso País, dominados pela doutrina da colonialidade que se funda no supremacismo branco eurocêntrico e na ideologia do capitalismo mais indigno e cruel que se poderia imaginar. Como sempre fazemos, nossa pergunta é: até quando?

Emergência climática: Paradoxo socioambiental: ribeirinhos do maior aquífero do mundo carecem de água potável

A definição de paradoxo sobre esta contradição entre existir água subterrânea e as populações da região Amazônica estarem usando a água disponível, pouca, mas contaminada, esclarece tudo. As populações sempre viveram com a fartura das águas sempre se renovando na região que agora sofre uma das maiores seca jamais imaginadas naquele que parecia ser uma mundo aquático eterno. Mas a devastação da floresta e as mudanças climáticas, ambas provocadas pelos seres humanos, roubam esta riqueza que agora virou pobreza, torna-se, por ironia, a água como a fonte de enfermidades, principalmente dos mais sensíveis. Como isto não é visto e nem sentido por aqueles que 'prestigiam', 'vangloriam' e 'incensam' o desvairado 'agronegócio', em todas as suas facetas? A cegueira do capitalismo indigno e cruel, sustentado pela doutrina da colonialidade, com sua obsessão pelas 'commodities' de exportação, vem sendo praticado pelos supremacistas antropocêntrico, e traz a devastação que vai além dos ecossistemas porque atinge todos os seres vivos, incluindo os humanos.

Emergência climática: Mais da metade do Brasil enfrenta a pior seca em 44 anos

Depois desta catastrófica situação em que nos metemos ao permitirmos que a grande fonte de água para este país fosse e esteja sendo destruída. Não se pode mais ignorar o que representam para o Brasil os 'Rios Voadores'. A fonte que permanentemente regava quase todo o nosso país com as chuvas que nos mantinha, no centro-oeste, no sudeste e no sul, como geradores de alimentos e de sobrevivência das populações, de áreas brasileiras mais habitadas. Sem contar que com a destruição da floresta, nem a Amazônia está conseguindo superar a água ela própria gerava. A irresponsabilidade de cidadãos, sejam os criadores de gado, os sojicultores e mesmo os madeireiros e os devastadores das paisagens que pareciam eternas da Hileia, é tamanha que lhes cega e por isso cospem para cima e lhes atinge em cheio e a uma grande fração do país. Estes são os que se consideram os verdadeiros patriotas. Imbecilidade suprema!

Globalização: A farsa das “corporações responsáveis”

Uma síntese que demonstra como todos os textos que colocamos em nosso website tem fundamento. Infelizmente. Quantas matérias que aqui anexamos de várias mídias internacionais que desvelam o quanto o crime corporativo está baseado no que temos frisado ser fundado na doutrina do supremacismo antropocêntrico e que teve sua origem na visão de mundo europeia desde o século XV. E no desdobrar da história da civilização, hoje chamada ocidental, levou ao capitalismo e ao pensamento cartesiano onde o sentir ficou submetido ao racionalismo cruel e indigno. Mas como frisado pelo autor, é o consumidor que deve dar um basta para este descalabro, desde que não estejamos imersos, aqui no Brasil, na ideologia da colonialidade e no supremacismo branco e etnocida. Mas isso poderá acontecer se sairmos da inércia, da negligência, da displicência e da irresponsabilidade ingênua e relapsa. Como? Pela informação e pela visão crítica de quem sabe o que faz e o que quer.

Globalização: A riqueza extrema tem um efeito mortal sobre os super ricos – e isso ameaça-nos a todos

Reflexão deste conhecido jornalista inglês sobre a forma como o supremacismo antropocêntrico está ligado ao capitalismo indigno e cruel. Traz numa observação de uma situação que poderia parecer simples e singela, a demonstração de como o pensamento da separatividade desencadeado pelos princípios do cartesianismo, nos afastou da vida natural e solidária mais ampla e inclusiva. Passamos a esquecer que somos somente uma das milhares de espécies que coabitam conosco o mesmo Planeta. E essas ações como as descritas aqui passam incólumes porque nem sabemos mais quem somos. E o mais triste é que essa visão de mundo, hoje, está indo muito além. Contamina muitas das várias culturas e etnias planetárias, indistintamente. Até quando? Não temos a mínima ideia. Como será que poderemos sair desta encrenca que estamos, por omissão e negligência, aceitando como o melhor caminho para todos os seres vivos do planeta, incluindo nós mesmos?

Tradições: Como a ideologia dos militares moldou a Amazônia de hoje

Importante matéria que mostra, como já refletimos anteriormente, que a devastação da Amazônia em todos os níveis: desmatamento, queimadas, gado, soja, desrespeito aos povos originários, as minerações e invasões do capital estrangeiro, são reflexos de uma política ideológica do organismo pago pelos brasileiros para lhes defender, o Exército, dentro das Forças Armadas. Percebe-se que, mesmo que indiretamente, professam a doutrina da colonialidade, fundada num capitalismo indigno e cruel, além de mostrarem ser supremacistas antropocêntricos e etnocratas. Sabe-se hoje, inclusive cientificamente, que uma das saídas para o impasse civilizatório que a humanidade está trilhando para seu extermínio, é a busca dos fundamentos de todos os povos originários de todos os continentes. Reconhece-se que a visão de mundo eurocêntrica com suas revoluções industrial, agrícola, petroquímica e tecnológica, está gerando um beco sem saída para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os humanos. Lastimamos que sustentamos quem não nos sustenta. Está na hora dos militares avançarem com seus corações e mentes e abandonarem a visão de mundo supremacista portuguesa do século XV que além de estar há séculos superada, mostra-se deletéria e caquética.

Saúde: Radiação de dispositivos sem fio interrompe função testicular em ratos

Se realmente esta pesquisa tem o fundamento que apresenta, toda a Humanidade está num momento decisivo. Se as populações de hoje estão completamente dependentes desta tecnologia e ela afeta a saúde da evolução das sociedades, a pergunta determinante é: o que faremos se somos completamente dependentes em todas as nossas atividades a esta forma de acesso e comunicação entre todos nós? Mas que podem interferir na fertilidade masculina? A questão está no ar, literalmente, e em nossos testículos, objetivamente.

Saúde: Flúor na água potável com o dobro do limite seguro está associado a menor QI em crianças

Depois de muitas décadas, o tema -FLÚOR- foi trazido pela primeira vez de forma contundente pelo jornalista inglês, Chistopher Bryson. Seu livro "Fluoride Deception", de 2004, muda a compreensão do que havia por trás desta recomendação oficial de 'envenenamento' da sociedade. Tanto que surge a ativa ação de vários cidadãos norte-americanos, dentre eles, Paul Connett, Ph.D, que desde 1996, funda o grupo 'Fluoride Action Network/FAN', há uma ação dos organismos oficiais quanto ao flúor. E o que mais surpreende é a desconexão com as informações científicas que estão disponíveis no mundo. Principalmente depois do documentário contundente franco-alemão: 'Amanhã, seremos todos cretinos?'. Assim, parece-nos que ironicamente somos forçados a perguntar: Afinal, quem são os verdadeiros cretinos?

Saúde: Ondas de calor e secas são uma bonança para empresas de ‘junk food’

Matéria que nos mostra a monstruosidade do mundo corporativo que domina a alimentação dos ultraprocessados, tem feito com a humanidade. E isso já vem de longa data. Quem quiser e não conhece, acesse o texto deste mesmo periódico New York Times, "A Extraordinária Ciência de Viciar em Junk Jood" para saber quem são estas empresas. Apropriando-se destas informações entenderá o que a professora e articulista deste clamor, está nos relatando. É algo dramático como a ideologia do capitalismo indigno e cruel tomou conta dos corações e mentes dos CEOs, acionistas, cientistas corporativos e mesmo dos políticos e administradores públicos que são coniventes com estes 'empreendedores' da doença e da dor da sociedade planetária, indefesa e ignorante de sua própria vida.

Plástico: ‘Bombardeio’ de plástico coloca a Antártida em risco devido a invasores que pegam carona

Como dito pelos cientistas, foi a Antártica o ambiente planetário mais resguardado durante milênios das garras perversas dos seres humanos. No entanto, hoje não é mais. Com a negligência das últimas décadas, no pós IIª Guerra Mundial, diferentes de toda a humanidade anterior, passamos a desprezar todos os ambientes, a começar pelos oceanos. E agora colhe-se os frutos desta negligência. O futuro está tão nebuloso porque continuamos a agir como se mal não estivéssemos fazendo com esta opção por este capitalismo indigno e cruel e esta arrogância de produzirmos moléculas sintéticas e por isso agressiva e que acabam criando um mundo onde só alguns têm todos os direitos e o restante só lhes sobra as sobras.