Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 30 de 530)

Plástico: “Plastic People” — Um documentário que mudou minha visão sobre eles

É triste que somente agora quando a situação parece absolutamente impossível de se resgatar todo o plástico que viemos lançando no ambiente planetário há somente uns 60 ou 70 anos, é que nos damos conta do que fizemos para todo o futuro. E esse tema só por nós, pessoalmente, já viemos clamando sobre seus efeitos maléficos há uns 30 anos. Bem, agora muitos do mundo deram-se conta do terror que são essas moléculas e o todo o que lhes envolve, trouxeram ao mundo. Ótimo! Mas o que fazer para tirá-las todas de nossas vidas e de todos os seres? Ninguém além de não ter a mínima noção, as criminosas corporações petroagroquímicas permanecem na sua sanha cruel de, por dinheiro, nem imaginarem parar com esse crime corporativo. E a sociedade como um todo, com todas as estruturas públicas que existem e sustenta e que lhe deveriam preservar e cuidar, o que estão fazendo no aqui e agora? E nós os consumidores, estamos fazendo algo?

Plástico: Presença de suas partículas em placas carotídeas pode estar ligada a complicações cardiovasculares.

Matéria importante por estar sendo apresentada por alguém da área de saúde. Nada óbvio de que essas informações deveriam ser destacadas e decantadas por todas as formas de mídias para que todos nós soubéssemos do que estamos fazendo individual e pessoalmente. E isso se dá quando simplesmente queremos coisas de plástico e pior ainda, quando as descartamos como lixo. Infelizmente algumas das posições dos médicos, aqui expressadas, não vão fundo na verdadeira realidade: o crime corporativo dos imensos complexos petroagroquímicos que vão desde a agricultura até as UTIs neonatais. Seus tentáculos nos envolvem a todos em todos os lugares onde podem nos contaminar e envenenar.

Plástico: Embalagens plásticas de alimentos contêm disruptores endócrinos prejudiciais

Essa matéria acaba sendo parcial porque está somente falando de moléculas, conhecidas e/ou não, que compõem o produto final que chega aos consumidores. Deixa de destacar o mais grave dos plásticos. Agora cada vez a ciência está se convencendo de que esses materiais JAMAIS se decomporão. Eles se fragmentarão até a molécula orignal dos monômeros que acabam formando os polímeros que são os chamados 'produtos plásticos'. E é nessa fase que se tornam MICRO e NANOPLÁSTICOS! Por isso todos nós deveríamos, como população humana global que consumimos e descartamos como lixo esses materiais, clamar por: PLÁSTICOS NUNCA MAIS!

Agricultura: “Quem possui a terra, possui o homem”

Que riqueza, podermos reconhecer o que nos era sonegado por estarmos há tantos séculos absolutamente dominados. amestrados, subjugados pela ideologia do supremacismo branco eurocêntrico que nos furta, pela cegueira da colonialidade, nossos grandes homens e mulheres que viveram buscando despertar-nos dessa letargia que nos escraviza e acachapa. Honremos esse momento de conhecermos esse pensador e batalhador que já, há mais de cem anos, nos mostrava o que poderíamos hoje ser, se reconhecêssemos a visão de mundo de sermos em nossos corações e em nossas ações sociais, Seres Coletivos. Seres que rejeitaríamos a visão colonial das Capitanias Hereditárias, típica dos países colonialistas e prepotentes. Infelizmente, acolhemos o Individualismo acima da Individualidade e do Egocentrismo acima da Coletividade. E chocamo-nos com a miséria e a indignação dos desvalidos, tanto do campo, como das florestas e da cidade.

Agricultura: Piauí autoriza 10 fazendas a desmatarem 4 vezes área de Paris em um ano

Para espanto de todos, o governador do Piauí é do PT! Pasmem! Como pode um governo do país ter uma proposta política de preservação de todas as formas de vida e de incentivar uma relação saudável na produção de alimentos, conviver com um de seus 'aliados' agindo como se fosse de uma visão política completamente antagônica? Por que os dirigentes partidários e a ministra Marina Silva e os órgãos de seu ministério não estão clamando por outra forma de governar e administrar a questão fundiária, agrícola e ambiental, depois desse descabrado citado nessa matéria?

PFAS: Agricultores enfrentam essa poluição e lutam por soluções

O que mais nos deixa indignados é que as corporações DuPont e 3M já sabiam que essas moléculas criados e patenteadas por elas tinham uma toxidez letal desde os anos 50. Essas moléculas estão intimamente ligadas às armas de guerra e pior ainda, as armas nucleares. Então a única razão que nos parece ser plausível é que elas permanecem entre nós porque as guerras precisam delas e a sociedade com seu consumo é que mantém os recursos para a indústria bélica ter os seus 'progressos'. Daí dá para entender porque elas estão sendo 'poupadas' até pela justiça.

PFAS: Tribunal dos EUA bloqueia ordem da EPA para eliminá-los em recipientes de plástico

Parece que estamos falando de uma situação ficcional. A justiça que deveria fazer justiça para todas as pessoas físicas, faz 'justiça' para a pessoa jurídica! Ou seja, desconsidera o movimento da agência que deve proteger as pessoas físicas e resguarda e 'protege' a pessoa jurídica que criminosamente coloca em seus produtos que são dirigidos para embalarem alimentos e outros, um químico sintético que é, comprovadamente, um veneno. Pode-se entender que justiça é essa! Indignados, compartilhamos esse crime praticado antes pelo organismo social que deveria condenar o crime aqui aparesentado. Até porque imaginamos que a pessoa jurídica está atrás do dinheiro, mas as estruturas da Justiça. O estaria defendendo? Qual será a razão desse preciosismo semântico que condena a sobrevivência de todos os seres do paneta, incluindo os humanos?

PFAS: 68 ‘Forever Chemicals’ encontrados em embalagens de alimentos em todo o mundo

Sempre ficamos chocados como a sociedade atual, dominada pela visão de mundo eurocêntrica pode ser tão fatalmente autofágica e cruel. Será que não se convenceu de que os 'forever chemicals' são verdadeiramente um veneno? E se já se convenceu por que não os elimina de todos os produtos que seus próprios filhos entram em contato? Será que o dinheiro é mais importante e deve ser preservado acima da preservação de seus descendentes tanto os próximos como, os que possivelmente venham depois de filhos e netos? Não há mais o que nos faça titubiar, o banimento de todos eles deveria ser aqui e agora e para sempre. Outra alternativa é um crime civilizatório!

Agricultura: Leite orgânico?

Mesmo que a matéria tenha sido feita há sete anos, as infomações sob o aspecto técnico e comportamental de produtores de leite orgânico, mostrando seu respeito, ou não, ao consumidor é o que importa. Triste como a desonestidade está presente em todas as áreas e em países que teriam a ética como um pressuposto inquestionável. É a postura criminosa de imiscuir conceitos de agronegócio como agricultura ecológica.