Por que está ocorrendo este problema? Fukushima…e de desastres nucleares não sabemos o que fazer. Todo mundo parece estar a par como a Usina Nuclear de Fukushima foi arrasada pelo tsunami que resultou, pelo menos, no derretimento de três reatores e na explosão de quatro outros (nt.: ver imagens abaixo da usina antes e depois do desastre).
Isso criou um problema que a companhia que a administra ‘Tokyo Electric Power Company/TEPCO’ não vem informando desde que o desastre aconteceu. A água subterrânea, fluindo do interior da ilha, é filtrada por baixo dos reatores que explodiram, entram em contato com o coração dos reatores derretidos, tornando-se altamente reativa, e dai fluindo em direção ao Oceano Pacífico. São 300 toneladas desta água radiativa vem sendo filtrada em direção ao mar, CADA DIA, desde 15 de março de 2011. Nada interrompe este fluxo que vai numa torrente contínua. Informação de 31 de outubro de 2015. (Superstation95)
Está claro que a agora a maioria da vida marinha do Pacífico está contaminada e, assim, muitos animais estão morrendo. Peixes capturados e analisados próximos dos locais por onde passam as correntes, vêm se mostrando positivos quanto à presença de partículas radiativas. Também, o atum encontrado próximo à Califórnia vem sendo testado positivamente.