Vídeos mostram como funciona o roubo de terras públicas na Amazônia

(Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2020/02/videos-mostram-como-funciona-o-roubo-de-terras-publicas-na-amazonia.html

  • REDAÇÃO GLOBO RURAL

14 FEV 2020 

Para dar visibilidade às dinâmicas relacionadas ao desmatamento e ilegalidades envolvendo terras na Amazônia, a Campanha Seja Legal com a Amazônia lançou uma série de mostrando, por exemplo, como terras públicas são roubadas na região.

O conteúdo é baseado em entrevistas feitas com quatro procuradores da República da força-tarefa Amazônia: Ana Carolina Bragança, Tatiana Versiani, Fernando Merloto Soave e Joel Bogo. Nelas, os procuradores explicam como ocorre a grilagem de terras e por que este crime está relacionado ao desmatamento ilegal, violência e corrupção na região.

Eles também contam como funciona a força-tarefa e os esforços que o grupo tem realizado para combater de maneira articulada esses crimes. Por fim, detalham o perfil dos grileiros, como as organizações criminosas vêm estimulando a ocupação ilegal de terras e o que fazer para combatê-las.

Os vídeos são uma iniciativa da campanha assinada por Associação Brasileira do (ABAG), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Assista aos vídeos