Saúde: Manteiga versus margarina: qual é a pasta mais saudável?

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Manteiga Ou Margarina

Pacotes de manteiga e em supermercado no Reino Unido (Crédito: Getty Images)

https://www.bbc.com/future/article/20240405-butter-versus-margarine-which-is-the-healthiest-spread

Jéssica Bradley

08 de abril de 2024

[NOTA DO WEBSITE: É incrível como um mídia da dimensão da BBC ainda perde tempo tentando fazer comparação entre manteiga e margarina. Principalmente quando lá no Reino Unido, a manteiga é um produto dos agricultores locais e a margarina vem de corporações e de uma matéria prima que nem é cultivada lá: a . E pior, de soja transgência porque as corporações não devem ser seletivas em relação à origem nem da cultura nem de como é produzida. Por que será que esse tema vem assim tão de repente? Mas o que nos interessa é que está patente que a margarina exatamente ao contrário do que criminosamente, desde seu nascedouro nos , era propagada e publicisada por fazer bem ao coração. Mas NÃO, provoca, SIM, doenças cardiovasculares. E é afirmado no texto de que sendo uma molécula que foi criada artificialmente, o corpo, como outas moléculas sintéticas que nos assolam, não consegue reconhecer isso que é estranho à vida da Terra. Enfim, chega de crueldade praticada por dinheiro. Vamos todos banir a marganina de tal forma que os órgão responsáveis por nossa saúde não tenham outra alternativa que não seja banir esses descabrados que a química aritificial tem assolado a humanidade, no último século].

A manteiga é rica em gordura saturada – mas a margarina é um alimento ultraprocessado. Desembaraçar qual é a rainha das duas e mais saudável ​​é extremamente complicado.

A manteiga tem sido um básico na dieta britânica há séculos, muito antes de a margarina entrar em cena no início do século XX.

Porém, em meados do século XX, as pessoas começaram a substituir a manteiga pela margarina, devido ao crescente consenso de que todas as gorduras faziam mal à saúde. A indústria alimentar respondeu produzindo versões com baixo teor de gordura de muitos dos nossos alimentos básicos, e as orientações dietéticas aconselharam as pessoas a reduzir a ingestão de gordura.

Logo depois, a atenção se concentrou na gordura saturada, e não em todos os tipos de gordura.

“A partir da década de 1950, surgiu lentamente o conceito de que a gordura saturada era a maior culpada e deveria ser substituída pela gordura poliinsaturada”, diz Nita Forouhi, professora de saúde e nutrição populacional na Universidade de Cambridge.

Agora, a maré está mudando mais uma vez. Na Austrália, tem havido um aumento no consumo de manteiga nos últimos anos em comparação com a margarina, diz Clare Collins, professora laureada em nutrição e dietética na Universidade de Newcastle, na Austrália. “Há muita confusão em torno da manteiga, incluindo os tipos de gordura, então talvez as pessoas tenham voltado a comer o que gostam mais. Mas ajuda se as pessoas entenderem o que a pesquisa está dizendo”, diz ela.

Acontece que a pesquisa tem dito muito. Os cientistas têm investigado os benefícios e custos para a saúde de várias pastas há décadas. E quando se trata de manteiga e margarina, há muito o que desempacotar.  

O que são manteiga e margarina?

Para fazer manteiga, primeiro o leite é aquecido e depois girado para separar o creme do leite. Este creme é então resfriado e batido, e o leitelho – o líquido restante após a separação da manteiga sólida – é removido. Às vezes, é adicionado sal à mistura de manteiga restante.

A margarina é feita batendo óleo com água para formar um produto sólido, antes de serem adicionados vários outros ingredientes, como emulsificantes e corantes.

Historicamente, os produtores de margarina adicionavam hidrogênio à margarina para converter óleos líquidos em gorduras sólidas e torná-los mais fáceis de barrar. Mas rapidamente se aperceberam que isto criava gordurashidrogenadas” ou “trans” – um tipo de gordura insaturada que se tornou notória pelas suas más consequências para a saúde, como as doenças coronárias (nt.: aqui temos que fazer um destaque: as propagandas e celebridades de todos os países, incluindo médicos, AFIRMANDO DE QUE A MARGARINA DE SOJA ERA ‘AMIGA DO CORAÇÃO'. Muito se incutiu nos corações e mentes das pessoas de que a margarina era mais saudável, INCLUINDO PARA NOSSOS FILHOS! E a soja daquela época nem era transgênica!).

Getty Images Durante a Segunda Guerra Mundial, a maior parte da margarina era feita de óleos vegetais endurecidos por hidrogenação (Crédito: Getty Images)

Durante a Segunda Guerra Mundial, a maior parte da margarina era feita de óleos vegetais endurecidos por hidrogenação (Crédito: Getty Images)

Os investigadores demonstraram que uma dieta rica em gorduras trans produzidas pelo homem aumenta o mau colesterol LDL e reduz o bom colesterol HDL, o que leva a um risco aumentado de doenças cardíacas, diz Lisa Harnack, professora de nutrição da Universidade de Minnesota, nos EUA. Na verdade, as gorduras trans têm um efeito ainda pior sobre o colesterol do que a gordura saturada, diz ela.

Quebrando as gorduras

As gorduras trans são uma forma de gordura insaturada – mas a investigação mostra que uma dieta rica em gorduras trans está associada aos piores resultados de saúde.

A gordura saturada é composta de moléculas de ácidos graxos sem quaisquer ligações duplas que possam ser quebradas para se juntar a outras moléculas, enquanto as gorduras poliinsaturadas e as gorduras monoinsaturadas possuem essas ligações duplas. E existem vários tipos de gorduras saturadas, como gorduras saturadas de cadeia pequena, média e longa, e diferentes tipos de gorduras poliinsaturadas.

“O princípio geral é que os alimentos ricos em gorduras saturadas têm maior probabilidade de aumentar o colesterol no sangue se você já tiver doenças cardíacas, colesterol alto ou outros fatores de risco para doenças cardíacas”, diz Collins. De acordo com uma estimativa, as gorduras trans podem ser responsáveis ​​por 540 mil mortes por ano (nt.: TEMOS QUE RESSALTAR O QUE CHAMAMOS DE E OS RESPONSÁVEIS POR ELE NÃO SÃO AS PESSOAS JURÍDICAS=CORPORAÇÕES, MAS SIM OS CEOs, OS CIENTISTAS CORPORATIVOS, OS ACIONISTAS, OS STOCKHOLDERS E TODOS OS ENVOLVIDOS NESSAS MEGA COPORAÇÕES QUE SE APROPRIARAM E DOMINAM O MUNDO DOS ALIMENTOS. A prova está nessa estatística que mostra quantas mortes essa gente provoca todos os anos. O mínimo é cadeia para todos eles, desde a fundação das corporações até hoje, JAMAIS TAPETE VERMELHO COMO SE GRANDES CIDADÃOS FOSSEM! Ver a matéria “A extraordinária ciência vicia em ‘junk food');   

Mas para a população em geral, a ideia de que a mudança para uma dieta com baixo teor de gordura pode reduzir as doenças cardíacas tem sido questionada nas últimas décadas. Na verdade, grandes ensaios demonstraram os  efeitos opostos de uma dieta rica em certos alimentos ricos em gordura, como nozes e azeite de oliva extra-virgem, ambos ricos em gordura poliinsaturada.

“Não deveríamos nos preocupar tanto com a gordura total, o que importa é a proporção de gordura dentro dela”, diz Forouhi.

Especificamente, dos três tipos de gordura que comemos – saturada, monoinsaturada e poliinsaturada – devemos estar cientes da quantidade de gordura saturada que comemos, diz ela. A orientação geral é que a gordura saturada não representa mais do que 10% da nossa energia total. Mas é mais complicado do que isso.

“Há agora um reconhecimento crescente de que a gordura saturada não é apenas uma coisa homogênea. Ela é composta por cadeias individuais de ácidos graxos e comprimentos de cadeia definidos pelo número de átomos na cadeia, o que dá a cada ácido graxo individual propriedades diferentes e diferentes impactos na saúde “, diz Forouhi.

Getty Images A gordura saturada da manteiga pode não ser tão saudável para o coração quanto a gordura saturada encontrada em laticínios fermentados, incluindo iogurte (Crédito: Getty Images)

A gordura saturada da manteiga pode não ser tão saudável para o coração quanto a gordura saturada encontrada em laticínios fermentados, incluindo iogurte (Crédito: Getty Images)

Forouhi descobriu através de sua pesquisa que os ácidos graxos saturados com um número ímpar de átomos de carbono (15 ou 17) estão relacionados a um menor risco cardiometabólico – o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardíacas). Enquanto isso, aqueles com número par de átomos na cadeia (16 e 18) estão associados a um risco cardiometabólico aumentado. E Forouhi descobriu que os ácidos graxos com 15 e 17 átomos de carbono são tipicamente representativos dos laticínios.

“Isso nos fez pensar: será que os nutrientes por si só não são úteis para serem observados isoladamente?” diz Forouhi. “Poderíamos dizer que, se a gordura saturada vier de laticínios ou peixe, ela é diferente da gordura saturada da carne [por exemplo]?”

Forouhi descobriu que a gordura saturada da carne e da manteiga está relacionada a um risco maior de doenças cardíacas em comparação com a gordura do peixe ou de produtos lácteos fermentados, como o iogurte.

“Os alimentos são muito mais do que a soma de suas partes nutricionais”, diz ela. “Eles têm macronutrientes, muitos micronutrientes diferentes, minerais, vitaminas, fibras, sal, e alguns são fermentados”.

Alimentos ultraprocessados

Enquanto a manteiga é considerada um “ingrediente culinário processado”, a margarina é um alimento ultraprocessado,  segundo o sistema de classificação de alimentos processados ​​mais utilizado.

Numerosos estudos associaram alimentos ultraprocessados ​​a maus resultados de saúde, incluindo , diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. No entanto, não há evidências de longo prazo que comparem especificamente os efeitos da manteiga e da margarina na saúde. Isto ocorre em parte porque alguns estudos analisam os efeitos de diferentes alimentos em nosso grupo de saúde, manteiga e margarina em um tipo de alimento, juntamente com outros alimentos.

Um estudo, por exemplo, descobriu que as “propagações” estão associadas a um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2, mas a investigação terá de ser mais detalhada do que isto, diz Melissa Lane, investigadora de pós-doutoramento na Universidade Deakin, na Austrália.

Uma maneira de fazer isso é com um método chamado “análise de substituição”, onde a margarina é substituída por uma alternativa não ultraprocessada, com igual número de calorias, diz Lane.

“Precisamos de mais pesquisas para comparar subgrupos de alimentos ultraprocessados ​​diretamente com alternativas não ultraprocessadas e os resultados podem diferir dependendo do resultado de saúde sob investigação”, diz ela.

“A margarina tem melhor perfil nutricional em termos de menor teor de gordura saturada do que a manteiga, e ambos devem ser considerados no contexto de toda a dieta”, diz ela. “Mas evidências emergentes sugerem que existe uma associação entre problemas de saúde e dietas ultraprocessadas acima e além dos nutrientes”.

Além disso, diz Lane, você pode optar por alternativas menos processadas, como o azeite, que contém gorduras mono e poliinsaturadas benéficas, e ter como objetivo reduzir a ingestão geral de alimentos ultraprocessados ​​sem focar muito em alimentos específicos.

Embora existam muitas pesquisas mostrando os impactos negativos de dietas ricas em alimentos ultraprocessados ​​em nossa saúde, o contra-argumento é que alguns desses alimentos ainda contêm alguns nutrientes que trazem benefícios. Por exemplo, a margarina fornece alguns nutrientes, incluindo vitamina A.

“O pão integral comprado na loja provavelmente é classificado [como] UPF/ultra-processed food”, diz Harnack. “Os cereais matinais são em sua maioria ultraprocessados, embora sejam uma ótima fonte de fibra. A ciência não existe para respaldar a recomendação de carta branca para evitar todos os alimentos ultraprocessados”, diz ela.

Acredita-se que dietas ricas em gorduras poliinsaturadas, como o azeite, da Getty Images ajudem a reduzir o risco de doenças cardíacas (Crédito: Getty Images)

Acredita-se que dietas ricas em gorduras poliinsaturadas, como o azeite, ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas (Crédito: Getty Images)

Margarina versus manteiga: o impasse final

Há menos evidências que mostram os efeitos da margarina na nossa saúde porque, embora o perfil nutricional da manteiga varie muito pouco de país para país, a margarina tem uma definição mais ampla e tem mudado ao longo do tempo, diz Forouhi. E quando os investigadores realizam estudos de longo prazo, analisam os padrões alimentares das pessoas ao longo de décadas.

Mas embora haja muito menos pesquisas sobre margarina, acrescenta Forouhi, alimentos com menos gordura saturada, mais gorduras poliinsaturadas e sem gorduras trans são a melhor opção.

São os nossos padrões de dieta a longo prazo que realmente importam, dizem os especialistas, e o nosso consumo geral de gordura saturada ao longo de semanas e meses.

“O resultado final é que depende de quanto você ingere. Se você está raspando uma manteiga de sabor rico em torradas uma vez por semana e o resto de sua dieta é saudável, provavelmente não importa”, diz Collins. . “Mas não é isso que a maioria das pessoas come”, diz ela. “As pessoas têm dietas dominadas por alimentos ricos em e pobres em nutrientes. Basta entrar em qualquer supermercado e ver a quantidade de coisas que estão pré-embaladas. Nós não estamos mais cozinhando desde o início nossas alimentações, estamos comendo poucas frutas e vegetais crus. Então não percebemos que nossa ingestão de gordura é tão alta”, diz Collins.

Aquele que você escolher, acrescenta Collins, deve ser baseado em suas necessidades pessoais de saúde. “Você quase precisa ser um detetive para descobrir o que é melhor para você. Pense nas suas principais necessidades de saúde e alinhe todos os rótulos dos produtos que você normalmente seleciona e compara”, diz ela.

Uma vantagem das margarinas em relação à manteiga, acrescenta Collins, é que é mais fácil para passar. “Você quase precisa pegar uma britadeira para obter manteiga com alto teor de gordura na geladeira e acaba com pedaços enormes no pão”, diz ela (nt.: que triste essa comparação da pesquisadora que se fixa num aspecto que pode ser superado se deixarmos a manteiga fora da geladeira algum tempo antes de usá-la. Agora ignorar de que a margarina, normalmente pelo menos no , é um produto ultraprocessado e como foi dito antes, leva uma série de outros ingredientes como corantes e emulcificantes, além de ser de soja trangênica, já deveria ser os argumentos máximos para a pesquisadora influenciar os leitores a banirem de suas vidas e de seus familiares, esses produtos que foram criados artificialmente pela ganância das corporações supremacistas. Além disso, A MANTEIGA É UM PRODUTO QUE PODE VIR DO AGRICULTOR E A MARGARINA É UM PRODUTO TODO PATENTEADO E VEM DA INDÚSTRIA DIRETAMENTE).

Em última análise, o que você escolheu é apenas uma peça do quebra-cabeça nutricional geral. Em outras palavras – pode ser que aquilo em que você está colocando seu produto seja mais importante. “Por exemplo, se você colocar manteiga em uma espiga de milho, em vez de um croissant, é uma refeição completamente diferente”, diz Collins.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, maio de 2024.

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