Revisão de ‘Into the Weeds’: Homem versus Monsanto

Jardineiro Monsanto

Homem que sofreu os efeitos negativos do Roundup da Monsanto.

https://www.nytimes.com/2023/12/07/movies/into-the-weeds-review.html

Ben Kenigsberg

07 de dezembro de 2023

[NOTA SO WEBSITE: Trazemos novamente o tema do zelador de escola que acionou a Monsanto pela criminosa atitude, em dezembro último, da Comissão Europeia, através de um ato autocrática de Ursula van der Leyne, de autorizar o emprego por mais 10 anos -até 2033- do glifosato na Europa].

Este documentário de Jennifer Baichwal relata uma batalha legal em que um zelador na Califórnia se contrapões a uma empresa multibilionária.

Em 2018, Dewayne Johnson ganhou uma ação judicial contra a Monsanto; ele argumentou que o herbicida à base de glifosato da empresa, que ele usou como zelador do distrito escolar no norte da Califórnia, fez com que ele desenvolvesse linfoma não-Hodgkin. Os jurados concluíram que a Monsanto não alertou os consumidores sobre os riscos potenciais.

A empresa, que acabara de ser adquirida pela Bayer, foi inicialmente condenada a pagar US$ 289 milhões. Embora essa indenização tenha sido posteriormente reduzidao processo de Johnson esteve na vanguarda de dezenas de milhares de alegações semelhantes que ligavam o herbicida da Monsanto ao câncer. (A Bayer disse repetidamente que o produto não causa câncer).

A cineasta canadense Jennifer Baichwal é conhecida por documentários ambientais (“Manufactured Landscapes”, “Anthropocene: The Human Epoch”) que enfatizam tanto a estética quanto a defesa de direitos. Em “Into the Weeds, com o subtítulo “Dewayne ‘Lee’ Johnson vs. Monsanto Company”, ela explora preocupações semelhantes através da estrutura mais convencional de uma batalha legal.

O documentário investiga as especificidades do caso de Johnson. Vários advogados de sua parte conduzem os espectadores pela logística do processo; o filme deixa claro quão difícil é para uma pessoa enfrentar uma empresa que possui vastos recursos, destreza em contrariar provas e – argumenta o filme – acesso injustamente fácil aos reguladores.

Mais potente como denúncia do que como filme, o documentário também passa um tempo com Johnson, que aparece aplicando pomada nas lesões que, no momento das filmagens, ainda aparecem por todo o corpo e deixam manchas de sangue nos lençóis. Em outros lugares, “Into the Weeds” se reúne com outras pessoas nos Estados Unidos e no Canadá que desenvolveram linfoma e usaram herbicida à base de glifosato. As suas histórias ilustram a amplitude dos desafios ecológicos e agrícolas que permanecem.

Nas ervas daninhas
Não classificado. Duração: 1 hora e 36 minutos. Alugue ou compre na maioria das principais plataformas .

Nas ervas daninhas

Encontrar ingressos

Quando você compra um ingresso para um filme com crítica independente em nosso site, ganhamos uma comissão de afiliado.

Diretor: Jennifer Baichwal

Escritoras: Jennifer Baichwal, Michael McGowan

Avaliação: Não avaliado

Tempo de execução: 1h 36m

Gênero: Documentário

Dados de filmes fornecidos por IMDb.com

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, dezembro de 2023.

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.