Categorias

Traduções

Publicações (Pág. 351 de 535)

Avanço tecnológico desafia capitalismo.

"Entramos em um mundo parcialmente fora dos mercados, onde estamos aprendendo a viver numa comunidade cada vez mais interdependente, cooperativa e global", escreve Jeremy Rifkin, em artigo publicado no jornal The New York Times, e reproduzido pelo jornal O Estado de S. Paulo, 24-03-2014.

Multinacionais do veneno fazem oligopólio bilionário no Brasil.

Foi mais de 1 milhão de toneladas de agrotóxicos nas lavouras agrícolas do Brasil na safra 2011/2012, uma boa parte com uso proibido nos Estados Unidos e nos países da União Europeia. Outra parte proibida aqui mesmo, dependendo da cultura em que seja aplicado. Para os fabricantes desses produtos químicos, isso representou um faturamento de US$ 8,9 bilhões somente no Brasil em 2011- em 2000 foi de US$ 2,5 bilhões, tornando o mercado da produção/comércio de veneno um dos mais rentáveis do Brasil.

Doença celíaca: intolerância ao glúten ou ao glifosato?

No final de 2013 a revista científica Interdisciplinary Toxicology (do Instituto de Farmacologia Experimental da Academia Eslovaca de Ciências) publicou um artigo que coloca em questão a verdadeira origem da chamada doença celíaca – uma doença autoimune, cujos efeitos são precipitados pelo consumo de alimentos contendo glúten. O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada, centeio e aveia, e os portadores da doença celíaca devem suprimir da dieta todos os alimentos contendo, sobretudo, trigo e seus derivados (por exemplo, massas em geral).

Primavera Silenciosa – Rachel Carson.

'Link' de conexão para se ler o livro, "Primavera Silenciosa", de Rachel Carson, na íntegra de sua edição de 1969. Material indispensável de ser conhecido pela importância que esta informação trouxe para a grande mudança da percepção dos que eram os agrotóxicos aqui representado pela substância química sintética DDT. Esta bióloga com este livro torna-se o maior ícone da percepção ecológica sobre o que a modernização da sociedade industrial ocidental, ainda neste momento representada pela 'modernização da agricultura' com toda a carga que hoje vivemos 'consolidada' pela violência do 'agronegócio' ou em inglês, do 'agribusiness'.

BHA e BHT: substâncias nocivas à saúde estão presentes em alimentos e cosméticos.

O BHA (2,3-terc-butil-4-hidroxianisol) e o BHT (2,6-diterc-butil-p-creso) estão presentes nos batons, sombras para os olhos (maquiagem em geral), cosméticos para os cabelos, protetores solares, desodorantes, antitranspirantes, perfumes, cremes, medicamentos, motores a óleo, produtos feitos de borracha, plásticos e também em alimentos como manteiga, toucinho (bacon), carnes, doces, cervejas, farofas prontas, batatas desidratadas e fast foods.

Água em garrafa está proibida.

São Francisco é a primeira cidade dos EUA a proibir água em garrafas plásticas. A cidade norte-americana de São Francisco , na Califórnia, deu mais um exemplo para o mundo em termos de desenvolvimento sustentável. A partir de outubro deste ano, estarão banidas as vendas de água em ga rrafas plás ticas para uso individual (nota do site: historicamente, na década de noventa quando a Rhodia, transnacional francesa trouxe o PET para o Brasil, num encontro sobre lixo e responsabilidade social, em Canoas/RS, chamamos esta empresa de cínica porque não havia respeitado o desconhecimento da população quanto ao descarte dos produtos com esta resina, fomos ironizados ... trinta anos depois os oceanos cheios de plásticos e esta notícia!!).

Grã-Bretanha tem mais de 4 milhões de animais obesos.

A dieta com comidas gordurosas está trazendo uma crise de obesidade em animais, segundo especialistas. De acordo com informações do Daily Mail, os proprietários estão dando mais calorias do que o necessário e mais de 10 milhões de animais estão se alimentando (cada vez mais) com biscoitos, batatas fritas e mesmo álcool (nota do site: o mais dramático é a não percepção de que se faz isso com os animais não racionais, o que estará fazendo para os 'racionais'?)