Categorias

Publicações (Pág. 351 de 555)

A desigualdade está na moda.

As muito contemporâneas novelas medievais do galês Ken Follett transportam a um tempo em que os ricos tinham tudo e os pobres não tinham nem a si mesmos. Essas histórias ambientadas nos séculos 12, 13 e 14 reconfortam de certo modo o leitor contemporâneo, rodeado de comodidades, liberdades e garantias. A marca daquela época era a pobreza. Com diz o próprio Follett, “o príncipe mais rico vivia pior do que, digamos, um recluso em uma prisão moderna”.

Chile inaugura maior usina fotovoltaica da América Latina.

Aos poucos o deserto do Atacama vai se transformando em um grande centro de geração de energia para o Chile, demonstrando que o potencial das fontes renováveis de levar empregos e renda para regiões inóspitas não é apenas um discurso. No Atacama, acaba de entrar em operação a maior usina fotovoltaica da América Latina, sendo que o deserto também receberá a maior instalação de geração de energia por concentração solar do continente (nota do site: por que o nordeste não vira o imenso espaço de produção de energia como agora o Chile faz com o Atacama??).

Pouco a comemorar, mas muito por fazer.

Eventos com motes ecológicos aparecem aos borbotões na primeira semana de junho. Nesta época, muitas empresas e governos procuram retocar a maquiagem verde. Desde 1972, o 5 de junho está consignado Dia Mundial do Meio Ambiente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, data de início da Conferência da ONU sobre Ambiente Humano realizada em Estocolmo naquele ano. De lá pra cá, dizem os ambientalistas autênticos, pouco, quase nada, há para comemorar.

Os pequenos negócios e a biodiversidade brasileira.

Com 20% das espécies mundiais de fauna e flora, o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta, sendo considerado pela ONU o primeiro da lista entre os países megadiversos. São milhares de espécies, como plantas, animais e microrganismos, que conferem grande variedade ao país, sustentam a vida, fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria prima consumida pelos seres humanos.

Sebastião Salgado pede união da América do Sul para defender a Amazônia.

O fotógrafo Sebastião Salgado pediu nesta sexta-feira que a América do Sul crie um movimento em defesa da bacia amazônica para preservar a existência do pulmão verde do planeta. “Vamos ter de tomar uma solução séria e começar um processo de recuperação do que destruímos”, disse Salgado aos jornalistas após ser homenageado por sua defesa da sustentabilidade ambiental no Fórum Mundial do Meio Ambiente, que termina hoje em Foz do Iguaçu, no Paraná.

MPF lança estratégia nacional para defesa das unidades de conservação.

O Ministério Público Federal (MPF) vai lançar nesta quinta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma estratégia de atuação nacional em defesa das unidades de conservação (UCs). O objetivo é que procuradores em todo o país atuem coordenadamente para a implementação efetiva das UCs federais, responsabilidade da União, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e, principalmente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Como Devolver os Minerais para o Solo e os Alimentos.

Se estivermos comendo alimentos processados, estaremos então sendo expostos a herbicidas tóxicos que, face miríades de evidências, demonstram ser meios de promoção de doenças crônicas. A contínua depleção de minerais em alimentos está relacionada à progressiva implementação de práticas agrícolas como a mecanização agrícola, fertilizantes pesadamente nitrogenados e ao emprego de agrotóxicos—todos agressores dos solos.