Categorias

Destaque

Image

Tradição: Uma reflexão pessoal sobre a missão cristã em territórios indígenas

Nesta arrogante pretensão do supremacismo branco que vai de se considerar portador de todas as verdades absolutas e definitivas dos Seres Humanos, esse reconhecimento dado pela autora deste material é, agora sim, pleno de humanidade e de humildade. Rica percepção de que todos os caminhos são sagrados quando se originam do coração. E, infelizmente, não é o que o cristianismo eurocêntrico tem feito, em todas as suas variações, umas mais fundamentalistas e salvadoristas do que outras, nos últimos quase 600 anos em todos os continentes do Planeta. Nunca conseguem reconhecer que todos somos seres humanos e que a diversidade dos caminhos e das cosmogonias é o que torna a Humanidade tão linda, rica e empolgante. São estas várias visões que deveriam gerar, em cada um que acessa a elas, o verdadeiro entusiasmo da Existência. Entendendo-se aqui entusiasmo como o toque na alma do 'Enthousiasmós' grego -'ter Deus dentro de si'- da Vida.

Mais lidos da semana

Publicações (Pág. 1 de 549)

Saúde: Alto consumo de ultraprocessados entre crianças preocupa especialistas

A matéria traz estudos feitos no Canadá que mostram como os ultraprocessados estão dominando a alimentação de toda a humanidade. E mais preocupante é eles estarem sendo consumidos largamente por nossas crianças, desde a fase mais tenra da infância. Se isso não é um crime corporativo e sustentando pelos órgãos públicos, então não existe mais noção do que queremos de um futuro das novas gerações. E é criminoso porque elas são totalmente inconscientes daquilo que nós, os adultos, de todas as esferas, estamos fazendo com elas. E se não soubéssemos, bem então o crime seria somente corporativo, mas ao sabermos o crime passa a ser da humanidade contra as novas gerações.

Saúde: O que será necessário para proibir alimentos ultraprocessados ​​nas refeições escolares

Uma situação que mostra como os alimentos ultraprocessados ou 'junk food', tomaram conta da alimentação global. E vai desde a mais tenra idade. Ou seja, no tempo mais importante para que as nossas crianças tenham um desenvolvimento integral saudável para uma melhor nação. Isso que é demonstrado aqui, nos EUA, é muito mais desleixado e incompreendido entre nós, no Brasil. A proposta que correu no Congresso Nacional para frear e mesmo barrar os ultraprocessados teve o lobby das mesmas corporações que atuam lá nos EUA e com isso, o apoio de vários congressistas, principalmente os ligados à bancada BBB (bíblia, boi e bala), conforme saiu na imprensa. Se lá é triste, aqui é dramático!

Saúde: Inflação aumenta o consumo de alimentos ultraprocessados e famílias mais pobres são as mais afetadas

Esse é o resultado de termos escolhido o chamado 'ogronegócio/agronecrócio' em vez de um país que produza alimentos reais, saudáveis, limpos e isentos de agrotóxicos, produzidos pela agricultura familiar ou pelos pequenos agricultores e nunca de latifundiários. Infelizmente, optamos pelo êxodo rural e pela favelização das comunidades. Mas, ainda temos nichos importantes da verdadeira agricultura e da riqueza de nossa biodiversidade, tornada pública pelas PANCs. Onde estamos nós a população em geral que não impomos com nosso poder popular essa realidade que está tímida e ignorada de nosso País?

Tradições: Brasil deve desculpas e reparações aos indígenas Krenak.

É aterrador como, no espaço chamado Brasil que se originou do esbulho dos colonizadores português no século XVI, continue agora com os descendentes longínquos desses invasores e, mais recentemente, dos chamados imigrantes e/ou colonos, em plenos séculos XX e XXI, tratando de forma vil, cruel e anticristã, os verdadeiros moradores e guardiões planetários desta fatia da Terra. Mas, para nossa felicidades, aqueles que descordam da doutrina da colonialidade e da subserviência aos invasores, sejam os português sejam os 'colonos', há uma insurgência, sem violência e sem condenação ou exclusão, dos legítimos defensores dos bens maiores de toda a humanidade: o solo e todas as formas de Vida. E mais, sendo apoiada, legalmente, por belas fatias da Justiça dos 'brancos' e/ou invasores/'colonos'. E isso é magnífico. Enfim vamos nos integrar e integrar nos corações e mentes de cada um de nós os verdadeiros valores do cuidado com tudo o que pertence a Pindorama!

Tradições: Por um futuro ancestral para a Amazônia

Excelente espaço de reflexão com amplitude de informações e abrangência para tratar para os incultos, incautos e insensíveis, da sensibilidade da Vida que se manifesta pelas forças da Terra. Mas uma terra compreendida com a amorosidade de quem sabe onde está, de que 'casa/oikus' ocupa e o quanto tem de afetividade com o futuro pelos que ainda nem nasceram. E sabe por que? Porque consegue captar o silêncio da entrega daqueles que vieram antes e que já se foram. Foram, mas deixaram todas as belezas que os de hoje teimam, por seguirem a doutrina e a ideologia do supremacismo branco antropocêntrico e egocentrado, no roubo de todos os amanhãs já que não tem o ontem em seus corações e mentes, prenhe da límpida gratidão dos sabem o que receberam.

Saúde: Uso de celular está associado a risco aumentado de câncer de próstata

Informação muito relevante e que devemos ficar em alerta. Muitas vezes esquecemos que nossos meninos, desde a mais tenra idade, estão portando celulares com seus desenhos animados e mesmo os jogos eletrônicos. Os adultos têm condições pessoais de dizer não, caso considerem essa informação como importante. Mas nossas crianças terão condições de dizer não quando nós, os adultos, é que entregamos esses aparelhos que se mostram temerários?

Saúde: Produtos químicos comuns no plástico estão associados a mais de 350.000 mortes por doenças cardíacas

Novamente a reafirmação, no concreto, daquilo que há décadas já se sabia. Só que quando começou a se falar sobre estes plastificantes, era dito que eles iriam interferir na saúde da população. Mas, a sociedade além da ciência convencional, e claro fortemente incrementado pelas corporações agropetroquímicas, não se deu ouvidos às pesquisas que hoje se constata como algo sem solução. No entanto, agora o que era uma previsão, torna-se realidade. E em cima do quê? Exatamente da sociedade que, como consumidora, não só é afetada diretamente por essas moléculas mas a disseminadora das mesmas em todo o planeta. E se perguntadas sobre essa situação, as corporações dirão que só produzem o que produzem porque a sociedade 'exige'! Cinismo?

Globalização: A Guerra do Vietname terminou há 50 anos, mas a batalha contra o Agente Laranja continua

Essa é a verdadeira face da moeda da guerra genocida dos EUA sobre os povos do sudeste asiático. Eles perderam a guerra, mesmo com as caricatas tentativas de criarem personagens ridículos com o tal do Rambo e outros, querendo não admitirem a vergonhosa e cruel guerra geopolítica. Quem quer conhecer o que pensavam os verdadeiros 'patriotas' norte americanos, devem ver o documentário da época, 'Corações e Mentes'. Já o presente artigo as fotos de uma população que descende dos vitimizados pela violência da guerra, nos dizem tudo. Palavras faltam para expressarem nossa indignação sobre a desumanidade de um povo que no seu supremacismo racial, político e ideológico, se coloca acima de tudo e de todos.

Globalização: 50 anos depois, a culpa dos sobreviventes persiste entre veteranos do Vietnã e suas famílias

O lado de uma moeda que demonstra ser orgulhosa e com arrojos de bravura e patriotismo. Aqui está relatado somente o lado emocional e supremacista, mas não os efeitos que os veteranos sofreram somente por terem trilhado onde a arma química Agente Laranja foi aspergida. Sim, porque foi pelos efeitos que começaram a aparecer nos filhos dos veteranos, que se desvelou o que era essa arma química que tem sua história. Antes e depois. Antes era conhecida, a molécula, sob o codinome de LD, arma que seria jogada no Japão como alternativa às bombas atômicas. Finalidade? Eliminar todo o arroz japonês e assim fazerem com que se rendessem. Como a opção foi a arma atômica, os galões com a arma voltaram para os EUA. E como mataria o arroz, por que não criar também, junto com os inseticidas, depois de DDT na IIª Guerra Mundial, os herbicidas? E assim surge o maligno 2,4,5-T. Nem se sabia nada da terrível dioxina, essência da arma química/herbicida. E assim, de herbicida viram os Agentes Laranja, Branco, Roxo e outras variações, da indigna guerra no sudeste asiático. E só em 1976, pela explosão de uma fábrica de cosméticos no norte da Itália, na comunidade de Seveso, que se desvela o que era conhecida até então como substância 'X', a dioxina. E os efeitos dela se manifestam até hoje no Vietnam e nos países vizinhos onde os EUA despejaram milhares de toneladas do 'Agente Laranja'. Isso também muda a história dos agrotóxicos.

Agrotóxico: Pesquisa descobre DDT proibido em trutas canadenses décadas após uso

Sem dúvida um dos maiores ícones da IIª Guerra Mundial, apresentado como o grande salvador da humanidade, mostra-se hoje qual terrível ele é: o DDT. Produto da família dos depois conhecidos organoclorados, foi de maravilha ao terror. Foi justamente ele que abriu o mundo para uma nova percepção do que seria a tragédia dos nossos dias: as moléculas artificiais. Hoje em dia, são elas que nos aterrorizam a cada dia ao irem se desvelando, em sua maioria, pelo menos até agora, como disruptores endócrinos. Esse veneno também, fez os primeiros alvoreceres do movimento ecológico global com o destemido livro da iminente cientista norte americana, Rachel Carson, que lhe deu o nome emblemático de 'Primavera Silenciosa'. Pois ele ainda está aí entre nós. Será que daqui uns dias também não lhe alcunharemos de também 'forever chemicals/químicos eternos', como são os PFAS?