Gates como Guardião do Jornalismo

Media News

https://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2020/09/07/bill-and-melinda-gates-foundation-media.aspx

Analysis by Dr. Joseph Mercola

September 07, 2020

https://www.youtube.com/watch?v=ZQcvuftqXFY&feature=emb_logo
Com legendas em inglês, se quiser em português, clique na engrenagem ao lado do retângulo sublinhado de vermelho. Aparecerá ‘legendas em inglês’, clique sobre esta informação e aparecerá outro quadro com a expressão ‘traduzir automaticamente’ onde clicará e daí escolher português. A tradução é mecânica, mas é bastante razoável para o entendimento geral que, como cidadão, já pode ser o suficiente para nosso entendimento

Resumo da história

  • Ao injetar milhões de dólares em vários setores, empresas e organizações, Gates se tornou um dos indivíduos mais influentes do mundo e está cada vez mais isolado de críticas negativas, graças ao fato de também financiar o jornalismo;
  • Gates doou mais de US $ 250 milhões a empresas de mídia, incluindo BBC, NBC, Al Jazeera, ProPublica, National Journal, The Guardian, Univision, Medium, The Financial Times, The Atlantic, The Texas Tribune, Gannett, Washington Monthly, Le Monde, PBS NewsHour e o Center for Investigative Reporting;
  • Organizações jornalísticas como o Pulitzer Center on Crisis Reporting, a National Press Foundation, o International Center for Journalists, a Solutions Journalism Network e o Poynter Institute também receberam doações da Gates Foundation;
  • A Fundação Bill & Melinda Gates também tem um acordo com a Elsevier. Qualquer pesquisa apoiada pela fundação deve ser publicada como “acesso aberto ouro”. Isso significa que todas as pesquisas patrocinadas pela Fundação Gates são gratuitas para leitura – maximizando assim a exposição desses estudos;
  • Outro beneficiário de doações é a Leo Burnett Company, uma agência de publicidade de propriedade da Publicis, a terceira maior agência de publicidade do mundo. A Publicis também financia o autoproclamado árbitro da verdade na mídia, o NewsGuard, e a recém-lançada “ferramenta contra boatos de saúde on-line”, HealthGuard.

[Nota do website: em um texto de Vandana Shina também publicado neste site, tem este fragmento: “Em 26 de março de 2020, em um momento crítico da pandemia do coronavírus e em meio ao confinamento, a Microsoft obteve uma patente junto à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). A patente WO 060606 declara que a “Atividade Corporal Humana associada a uma tarefa atribuída a um usuário pode ser usada no processo de mineração de um sistema de criptomoeda…”

A “atividade corporal” que a Microsoft deseja minerar inclui a radiação emitida pelo corpo humano, atividades cerebrais, fluxo dos fluidos corporais, corrente sanguínea, atividade dos órgãos, movimentos corporais ― oculares, faciais e musculares ―, bem como outras atividades passíveis de detecção e representação por imagem, onda, sinal, texto, número, grau ou qualquer outro tipo de informação ou dado.

A patente é uma reivindicação de propriedade intelectual sobre nossos corpos e mentes. No colonialismo, os colonizadores atribuem-se o direito de tomar as terras e recursos dos povos indígenas, de extinguir suas culturas e soberanias e, em casos extremos, de exterminá-los. A patente WO 060606 é uma declaração da Microsoft de que nossos corpos e mentes são suas novas colônias. Somos fontes de “matéria-prima” que são os dados extraídos dos nossos corpos. Em vez de seres inteligentes, conscientes, espirituais e soberanos que, com sabedoria e valores éticos, tomam decisões e fazem escolhas sobre os impactos das nossas ações no mundo natural e social de que fazemos parte e ao qual estamos inextrincavelmente vinculados, somos “usuários” ― isto é, consumidores sem poder de decisão no império digital.

Mas a visão de Gates não se resume a isso. Na verdade, é ainda mais sinistra ― colonizar as mentes, corpos e espíritos das crianças antes de terem a oportunidade de compreender o que é liberdade e soberania, começando pelos mais vulneráveis”. Vale saber, conhecer e ficar na espreita. Infelizmente os tempos estão muito conectado com o que a professora Shoshona Zuboff destaca como o Capitalismo da Vigilância, em todas as suas formas!]

Escrevi vários artigos revisando o controle de Bill Gates sobre as agendas globais de saúde, tecnologia e política alimentar . A influência financeira está, é claro, no cerne desse poder e influência não totalmente obscura.

Ao injetar milhões de dólares em várias indústrias, empresas e organizações, muitas das quais fortalecem ainda mais as conexões interligando e fazendo negócios entre si, Gates se tornou um dos indivíduos mais influentes do mundo.

Embora tenha enfrentado reação pública várias vezes em sua carreira, especialmente quando era CEO da Microsoft nos anos 90, ele se tornou cada vez mais isolado de críticas negativas, graças ao fato de também financiar jornalismo e grandes corporações de mídia.

Comprando Imprensa Favorável

Em um artigo 1 de 21 de agosto de 2020 na Columbia Journalism Review, Tim Schwab destaca as conexões entre a Fundação Bill & Melinda Gates e várias redações, incluindo a NPR/National Public Radio.

Em agosto de 2019, a NPR relatou 2 como o programa Opportunity Insights da Universidade de Harvard ajudou famílias de baixa renda a obter moradia em áreas mais ricas de “alta oportunidade” identificadas pelo economista Raj Chetty, que dirige o programa, permitindo assim às crianças uma oportunidade de conquistar mais sucesso na vida.

“De acordo com os pesquisadores citados no artigo, essas crianças poderiam ver $ 183.000 em maiores ganhos ao longo de suas vidas – uma previsão surpreendente para um programa habitacional ainda em seu estágio experimental”, escreve Schwab. 3

No entanto, “Se você apertar os olhos ao ler a história, perceberá que todos os especialistas citados estão ligados à Fundação Bill e Melinda Gates, que ajuda a financiar o projeto. E se você estiver realmente prestando atenção, também verá a nota do editor no final da história, que revela que a própria NPR recebe financiamento de Gates.”

A NPR nega que o financiamento tenha algo a ver com sua decisão de escrever a história, ou sua inclinação. Ainda assim, como observa Schwab, o artigo é apenas um das centenas que a NPR relatou que é altamente favorável à Fundação Gates e ao trabalho que financia.

Como tal, é parte de uma tendência muito maior, diz ele, “com filantropos bilionários financiando as notícias”. Naturalmente, quando você controla os cordões da bolsa, acaba tendo um nível razoável de influência sobre o que é executado.

É precisamente por isso que decidi não permitir anunciantes em meu site, optando por vender produtos cuidadosamente controlados. Nunca quis acabar em uma situação em que um anunciante pudesse tentar influenciar meu relatório ameaçando retirar a publicidade. Conforme observado por Schwab: 4

“À medida que os filantropos preenchem cada vez mais as lacunas de financiamento nas organizações de notícias … uma preocupação sub-examinada é como isso afetará a forma como as redações relatam seus benfeitores. Em nenhum lugar essa preocupação se torna maior do que na Fundação Gates, um importante doador para redações e um assunto frequente de cobertura de notícias favorável.”

Quais empresas de mídia estão sob o controle de Gates?

Schwab relata que examinou os beneficiários de quase 20.000 doações da Fundação Gates, descobrindo que mais de US $ 250 milhões foram doados a grandes empresas de mídia, incluindo BBC, NBC, Al Jazeera, ProPublica, National Journal, The Guardian, Univision, Medium, The Financial Times, The Atlantic, Texas Tribune, Gannett, Washington Monthly, Le Monde, PBS NewsHour e o Center for Investigative Reporting. (O prazo dessas concessões infelizmente não é claro.)

A Fundação Gates também concedeu doações a organizações de caridade que, por sua vez, são afiliadas a veículos de notícias, como o BBC Media Action e o Neediest Cases Fund doThe New York Times.

Organizações jornalísticas como o Pulitzer Center on Crisis Reporting, a National Press Foundation, o International Center for Journalists, a Solutions Journalism Network e o Poynter Institute também receberam doações da Gates Foundation.

Ironicamente, “a fundação até ajudou a financiar um relatório 5 de 2016 do American Press Institute, que foi usado para desenvolver diretrizes 6 sobre como as redações podem manter a independência editorial de financiadores filantrópicos”, escreve Schwab.

A Fundação Gates também participou de dezenas de conferências de mídia, incluindo o Festival de Jornalismo de Perugia, a Rede Global de Editores e a Conferência Mundial de Jornalismo Científico, e tem um número desconhecido de contratos não divulgados com empresas de mídia para produzir conteúdo patrocinado.

De acordo com Schwab, o único contrato que foi divulgado publicamente foi com a Vox. Um exemplo do conteúdo publicitário produzido por meio desse tipo de acordo contratual é o artigo da Vox de 2018, 7 “Capital humano e os benefícios explicados”, que explica como as mudanças demográficas mundiais estão mudando a percepção do valor dos humanos.

O preconceito é claramente evidente

Após um exame minucioso, torna-se bastante óbvio que, quando Gates concede bolsas para o jornalismo, não é uma doação incondicional que essas empresas possam fazer o que acharem adequado. Ele vem com cadeias de caracteres significativas e realmente significa pouco mais do que a compra de autopromoção furtiva que são essencialmente anúncios não divulgados. Schwab escreve: 8

“Quando Gates dá dinheiro para redações, isso restringe a forma como o dinheiro é usado – geralmente para tópicos, como saúde e educação globais, nos quais a fundação trabalha – o que pode ajudar a elevar sua agenda na mídia de notícias.

Por exemplo, em 2015, Gates doou US $ 383.000 ao Poynter Institute, uma autoridade amplamente citada em ética do jornalismo … destinando os fundos ‘para melhorar a precisão na mídia mundial de reivindicações relacionadas à saúde global e ao desenvolvimento’. Kelly McBride, vice-presidente sênior da Poynter, disse que o dinheiro de Gates foi repassado para sites de verificação de fatos da mídia …

Desde 2000, a Fundação Gates doou ao NPR $ 17,5 milhões por meio de 10 doações de caridade – todas destinadas à cobertura global de saúde e educação, questões específicas nas quais Gates trabalha …

Mesmo quando a NPR publica relatórios críticos sobre Gates, pode parecer um script. Em fevereiro de 2018, a NPR publicou uma matéria intitulada ‘Bill Gates aborda’ questões difíceis ‘sobre pobreza e poder.’ As ‘perguntas difíceis’ que a NPR colocou neste Q&A foram baseadas principalmente em uma lista com curadoria do próprio Gates, que ele respondeu anteriormente em uma carta postada no site de sua fundação.”

Schwab também relata as experiências de jornalistas freelance investigando as “consequências inadvertidas dos esforços incansáveis ​​da Fundação Gates para erradicar a pólio”, que viram seus esforços prejudicados quando a Fundação “passou por cima de suas cabeças para buscar uma audiência com seus editores” em vez de responder às questões colocadas.

Em 2016, um desses jornalistas, Robert Fortner, publicou um artigo no qual examinava a tendência de artigos de notícias não reportarem vínculos financeiros a Gates. Entre eles, havia 59 notícias do Pulitzer Center on Crisis Reporting.

A Rede de Emaranhado das Conexões de Gates com a Mídia

Outro beneficiário de doações da Fundação Gates é a Leo Burnett Company, uma agência de publicidade que cria conteúdo de notícias e trabalha com jornalistas. A Leo Burnett Company, por sua vez, é propriedade da Publicis9 a mais antiga e a terceira maior agência de publicidade do mundo.

A Publicis também financia o NewsGuard10 Além disso, NewsGuard e Microsoft – a empresa de tecnologia fundada por Gates – também são parceiros. 11 Outras conexões entre Gates e NewsGuard incluem o seguinte:

• A John S. & James L. Knight Foundation Inc., um fundo de capital de risco e outro dos investidores da NewsGuard12 fez parceria com a Fundação Gates em outros projetos relacionados à mídia.

Em 2013, eles lançaram o Media Impact Project, localizado no Norman Lear Center, que faz parte da Escola de Comunicação e Jornalismo da USC Annenberg. A missão deste projeto era “promover uma melhor compreensão do envolvimento do público e do impacto da mídia”, “medindo como a mídia influencia a maneira como as pessoas pensam e agem”. 13

• O investidor da NewsGuard, a Blue Haven Initiative14 juntou-se ao Global Health Investment Fund da Fundação Gates em 2013 15 – um fundo de investimento que visa “tecnologias de alto impacto com aplicações de em mercados desenvolvidos e emergentes”.

Por meio desses poucos exemplos, você pode ver como a indústria de tecnologia, a mídia e as organizações de saúde estão interconectadas e como, por meio de conexões entrelaçadas, todos podem se beneficiar do apoio financeiro do autoproclamado árbitro da verdade, NewsGuard, e seu recentemente lançou a “ferramenta contra boatos de saúde online,” HealthGuard, 16 que foi lançado em 2 de junho de 2020, no meio da pandemia COVID-19.

A influência de Gates se estende às revistas científicas

Mas tem mais. A Fundação Bill & Melinda Gates também tem um acordo com a Elsevier17 promulgado em 2015, que exige que os autores sigam a política de acesso aberto da Fundação Gates ao publicar suas pesquisas em qualquer um dos 1.700 periódicos da Elsevier. (Uma lista de seus periódicos e suas publicações pode ser encontrada em seu website.18)

Qualquer pesquisa “apoiada no todo, ou em parte, pela Fundação Bill & Melinda Gates” deve ser publicada como “acesso aberto ouro”. 19 Isso significa que todas as pesquisas patrocinadas pela Fundação Gates são gratuitas para leitura e não podem ser colocadas atrás de um acesso pago – maximizando assim a exposição desses estudos.

Embora aparentemente isso pareça benéfico, esses estudos são tipicamente altamente conflitantes e promovem um dos muitos investimentos de Gates direta ou indiretamente.

De Tech Geek a Indiscutível Czar da Saúde

Conforme observado por Schwab, a injeção de dinheiro de Gates no cenário da mídia sem dúvida “ajudou a promover um ambiente de mídia cada vez mais amigável” para seus vários projetos.

Para chamar a atenção para as questões que lhe interessam, a fundação investiu milhões em programas de treinamento para jornalistas … Especialistas treinados em programas financiados por Gates escrevem colunas que aparecem em veículos de mídia do The New York Times ao The Huffington Post, enquanto os portais digitais confundem o linha entre jornalismo e spin. ~ Seattle Times

Esse ambiente amigável da mídia inclui a representação generalizada do próprio Gates como um especialista em saúde, apesar do fato de ele não ter formação médica e não ser um funcionário público de qualquer tipo:

“PolitiFact e USA Today (administrados pelo Poynter Institute e Gannett, respectivamente) – ambos receberam fundos da Fundação Gates – até mesmo usaram suas plataformas de verificação de fatos para defender Gates de ‘falsas teorias da conspiração’ e ‘desinformação’, como a ideia de que a fundação tem investimentos financeiros em empresas que desenvolvem vacinas e terapias COVID.

Na verdade, o site da fundação e os formulários fiscais mais recentes mostram claramente os investimentos nessas empresas, incluindo Gilead e CureVac … As notícias sobre Gates hoje em dia costumam ser filtradas pelas perspectivas de muitos acadêmicos, organizações sem fins lucrativos e think tanks que Gates financia. Às vezes, é entregue aos leitores por redações com vínculos financeiros com a fundação. ”

Fundação Gates – Uma ‘Estrutura de Poder’

Acredito que Schwab está correto quando afirma que a maioria dos jornalistas tende a “cobrir a Fundação Gates como uma instituição de caridade desapaixonada em vez de uma estrutura de poder”. Isso é problemático, pois esconde e desestimula a investigação de uma série de motivos ocultos possíveis por trás da generosidade da Fundação.

Em 2011, o Seattle Times levantou preocupações sobre a influência crescente da Gates Foundation na mídia, afirmando: 20

“Para chamar a atenção para as questões que lhe interessam, a fundação investiu milhões em programas de treinamento para jornalistas. Ele financia pesquisas sobre as maneiras mais eficazes de criar mensagens na mídia. Os think tanks apoiados por Gates produzem fichas de mídia e artigos de opinião em jornais.

Revistas e periódicos científicos recebem dinheiro de Gates para publicar pesquisas e artigos. Especialistas treinados em programas financiados por Gates escrevem colunas que aparecem nos meios de comunicação do The New York Times ao The Huffington Post, enquanto os portais digitais confundem a linha entre o jornalismo e o spin. ”

Filantropia como um modelo de negócios com fins lucrativos

“Na medida em que os jornalistas devem examinar a riqueza e o poder, Gates provavelmente deveria ser uma das pessoas mais investigadas do planeta – não a mais admirada”, escreve Schwab.

De fato. Muitos livros poderiam ser escritos sobre a teia de aranha global de Gates que integra saúde, tecnologia, finanças e mídia em sua agenda pessoal. Para ser franco, eles parecem formar a própria estrutura de um regime totalitário global. Essas conexões também são a base de sua riqueza cada vez maior.

Conforme discutido em “ Como Bill Gates Monopolizou a Saúde Global ” e “ Bill Gates – O Filantropo Mais Perigoso da História Moderna? ”Gates não se limita a distribuir dinheiro de sua fundação. O Bill & Melinda Gates Foundation Trust, uma entidade separada que administra os ativos da Fundação, investe nas próprias empresas que recebem esses subsídios.

Ou seja, em muitos casos, as bolsas concedidas pela fundação acabam aumentando diretamente o valor dos ativos detidos pelo fideicomisso. Ele até “doa” dinheiro para corporações como GlaxoSmithKline , Unilever, IBM, Vodafone, Scholastic Inc. e NBC Universal Media21 , 22

Se doar para empresas com fins lucrativos parece estranhamente ilegal para você, você está certo. Gates é um sonegador de impostos por fazer isso – ele está simplesmente escapando impune. A fundação sem fins lucrativos é um disfarce para evitar impostos e, ao mesmo tempo, financiar os braços de pesquisa de organizações com fins lucrativos nas quais sua fundação está investida.

Usar dinheiro de organizações sem fins lucrativos para promover pesquisas para empresas nas quais você investiu também é ilegal. Se você sente repulsa pelo fato de Gates estar se safando com esse comportamento ilegal tanto quanto eu, encorajo-o a entrar em contato com o Escritório de Denúncias do IRS e pedir que investiguem a evasão fiscal de Gates. Você também pode registrar uma reclamação de consumidor no escritório do Procurador Geral do Estado de Washington .

Longe de ser uma força do bem, Gates parece ter escolhido usar sua riqueza e intelecto para promover um plano de controle social desagradável para beneficiar suas próprias agendas nefastas. Felizmente, pessoas em todo o mundo estão finalmente começando a ver suas verdadeiras cores. E isso apesar do fato de que ele pode comprar boa publicidade, e tem feito isso há anos.

Fontes e Referências