16 de junho de 2021
[NOTA DO WEBSITE: cientificamente está comprovado de que os hologênios, CLORO, FLÚOR e BROMO, deslocam o IODO da tiroxina, hormônio exarado pela glândula tiroide, materna e com isso impedem que nas primeiras semanas de vida do feto, haja um saudável e completo desenvolvimento de seu SNC/sistema nervoso central. Mostra então que esses elementos presentes em produtos consumidos diuturnamente pelos seres vivos, entre eles os humanos, está levando a um retardo mental progressivo nas novas gerações. Ver documentário da rede de informações franco-alemã, ARTE, ‘Demain, tous crétins?‘, para se conhecer o que está ocorrendo com esses elementos que se tornam disuptores endócrinos extremamente perigosos. Isso porque os hormônios atuam em níveis/doses infinitesimais, ou seja, mudam o paradigma da toxicologia clássica da relação entre dose e resposta. Além disso deve-se ficar apreesivo se com a entrada desse elementos na placenta, não poderiam estar impedindo a formação da tiroxina própria do feto que substitui a tiroxina materna, tornando-se essa complementar àquela.]
NOVA YORK , 16 de junho de 2021 / PRNewswire / – A Benchmark Dose Analysis (BMD) (nt.: BMD significa em inglês a sigla de ‘dose de referência’, ou seja, a dose toxicologicamente aceita na situação determianda) por Grandjean et al ., recém-publicada na revista Risk Analysis , confirma que a exposição extremamente baixa ao flúor durante a gravidez, prejudica o desenvolvimento do cérebro do feto e no nível da população pode atualmente está causando mais danos do que chumbo, mercúrio ou arsênico.
O estudo descobriu que uma concentração de flúor na urina materna de 0,2 mg / L, que é excedida 4 a 5 vezes em mulheres grávidas que vivem em comunidades fluoretadas , foi suficiente para reduzir o QI em 1 ponto. Eles afirmam que:
“Essas descobertas fornecem evidências adicionais de que o flúor é um neurotóxico para o desenvolvimento … e os resultados de referência devem inspirar uma revisão das recomendações de fluoreto de água destinadas a proteger mulheres grávidas e crianças pequenas.”
De acordo com o diretor da Fluoride Action Network , Paul Connett , PhD,
“Esta análise da BMD deve acabar com as falsas alegações dos promotores da fluoretação de que a perda de QI só ocorre em concentrações de flúor muito mais altas do que os níveis usados em programas de fluoretação (0,7 ppm). Na realidade, em tais comunidades, os níveis de urina das mulheres grávidas são cerca de quatro a cinco vezes maiores do que esta dose de referência estimada de 0,2 ppm (norte da Califórnia e em todo o Canadá).
Grandjean et al. usaram dados agrupados das coortes de nascimento ELEMENT e MIREC no México e no Canadá . Essas coortes foram usadas em dois estudos importantes de Mother-Offspring ( Bashash, 2017 e Green, 2019 ) financiados pelo National Institutes of Health.
Uma Análise de Dose de Referência é usada para identificar uma dose que provavelmente causaria uma quantidade definida de dano, neste caso, uma perda de 1 ponto de QI. Esta referência (perda de um ponto de QI) foi usada pela Agência de Proteção Ambiental (USEPA) em outras avaliações de risco. Está bem estabelecido que a perda de um ponto de QI leva a uma redução na capacidade de ganho vitalício de $ 18.000 (nt.: ver cálculo sobre a relação perda de QI e nível de produtividade individual no documentário supra citado).
Estima-se que mais de 70% dos sistemas de água potável na América são fluoretados, portanto, milhões de mulheres grávidas estão sendo expostas a níveis de flúor que tem o potencial de reduzir o QI de seus filhos em pelo menos 4 pontos ou provavelmente mais.
A FAN/FLUORIDE ACTION NETWORK está envolvida em um processo federal em andamento contra a USEPA que visa proibir a adição deliberada de flúor à água potável por causa de sua neurotoxicidade. O Tribunal indicou que estava aguardando para ver esta análise de BMD, bem como um relatório final do Programa Nacional de Toxicologia, antes de decidir.
* Comunicado de imprensa original online em https://www.prnewswire.com/news-releases/experts-confirm-extremely-low-levels-of-fluoride-reduce-iq-according-to-the-fluoride-action-network- 301314052.html
Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, julho de 2021.