Como fazer seu próprio detergente para a roupa

Fotografia de Michelle Patrick / iStock / Getty Images

https://www.ecowatch.com/make-your-own-laundry-detergent.html

Linnea Harris

07 de janeiro de 2023

[NOTA DO WEBSITE: Soluções para que deixemos de ser displicentes, irresponsáveis e inconsequentes, existem. Basta amar todos os vivem hoje conosco e principalmente aqueles que ainda nem nasceram e/ou jamais conheceremos].

Lavar roupa é uma tarefa inevitável. Quer você use uma lavanderia, faça em casa ou leve para a lavanderia, a roupa fica suja e precisa ser lavada. A típica família americana lava 300 cargas de roupa por ano, cada uma das quais requer água e energia – e detergente. 

Caminhando pelo corredor da lavanderia do supermercado, as prateleiras estão repletas de frascos coloridos de detergente feitos de plástico grosso – e possivelmente não reciclável. Nem todo plástico que chega à lixeira é realmente reciclado; nos últimos 40 anos, estima-se que menos de 10% do material reciclado foi realmente reciclado, e estudos recentes estão agora reduzindo essa estimativa para quase metade. Em última análise, 700 milhões desses jarros plásticos coloridos de detergente são jogados fora todos os anos.  

A maioria dos detergentes para a roupa tradicionais também contém produtos químicos – incluindo dioxano, lixívia e sulfato de amônio – que têm impacto tanto na saúde humana como no ambiente. Os fosfatos contidos nesses produtos entram nos cursos de água e causam proliferação de algas prejudiciais, e os surfactantes que ajudam a remover sujeira e manchas das roupas são tóxicos para a vida aquática.  Os detergentes perfumados contêm ainda mais produtos químicos perigosos e compostos orgânicos voláteis (COV)

O detergente caseiro, por outro lado, não contém esses produtos químicos nocivos. Fazer você mesmo também representa a oportunidade de evitar os corantes e fragrâncias dos produtos de lavanderia tradicionais que podem irritar a pele sensível. Você também pode escolher quais ingredientes comprar com base na reciclabilidade de suas embalagens e evitar aqueles enormes jarros de detergente. 

Ingredientes Típicos 

Kinga Krzeminska / Momento / Getty Images

Existem dezenas de receitas e métodos para lavar tecidos, mas a maioria contém uma combinação dos seguintes ingredientes. 

Bórax

Também conhecido como borato de sódio, tetraborato de sódio ou tetraborato dissódico, o bórax é um componente comum em soluções de limpeza e detergentes para a roupa. No entanto, um dos principais ingredientes do bórax – o boro – é extraído de minas a céu aberto, que contribuem para a poluição do ar e da água e causam sérios danos ao meio ambiente local. O boro também pode irritar os olhos e a pele e tem sido associado à perturbação hormonal, portanto, considere usar luvas e máscara ao manuseá-lo. As receitas a seguir incluem algumas alternativas sem bórax, se você preferir deixá-las de fora. 

Carbonato de sódio

Embora não seja o mesmo que o bicarbonato de sódio, o carbonato de sódio também possui recursos de limpeza. Como é um carbonato, amacia a água para permitir que outros ingredientes do detergente limpem eficazmente os têxteis. Às vezes, o carbonato pode irritar a pele, portanto, use luvas se for manuseá-lo diretamente. 

Bicarbonato de sódio

A maioria dos detergentes caseiros não agem tão eficientemente quanto os removedores de manchas comprados em lojas; eles não contêm as enzimas ativas usadas para quebrar manchas específicas. No entanto, o bicarbonato de sódio é um produto de limpeza muito eficaz e adicioná-lo ao detergente pode ajudar a aumentar o seu poder de remoção de manchas.

Sabão de Castela

O sabonete de Castela vem na forma líquida e sólida e difere do sabonete tradicional por ser feito de óleos vegetais ou de outras plantas, em vez de sebo ou gordura animal. É fácil encontrá-lo na maioria das lojas de varejo que vendem produtos para o corpo, embora às vezes seja mais caro do que os sabonetes tradicionais. 

Flocos de sabão 

Embora você possa comprá-los na loja, pegue uma barra de sabão e rale-a em um ralador de queijo e pronto, você tem flocos de sabão! Como alternativa, quebre uma barra de sabão em um processador de alimentos e adicione o restante dos ingredientes secos para misturar tudo.

Óleos essenciais 

Se você gosta de detergente perfumado, adicione algumas gotas de óleos essenciais ao detergente caseiro. Lembre-se de que algumas gotas são muito úteis: se você estiver fazendo detergente líquido, um galão inteiro só precisa de 20 a 30 gotas para obter um aroma rico.

Sabonete seco

Cerca de um quarto de xícara de detergente seco por carga geralmente é suficiente em uma máquina de lavar típica (dependendo do tamanho da carga). Uma lavadora de alta eficiência consumirá muito menos; experimente 1-2 colheres de sopa, dependendo de quão cheia a máquina está. 

O detergente seco dura bastante tempo, desde que seja armazenado em algum lugar seco e em um recipiente lacrado, como uma jarra de vidro reciclado. Se a umidade começar a se acumular no detergente, ele começará a ficar grudento e poderá deixar resíduos nas roupas. 

Com bórax 

Primeiro, rale uma barra de sabão e meça. Para uma parte de flocos de sabão, adicione duas partes de bórax e duas partes de carbonato de sódio. Misture bem e adicione 1 parte de bicarbonato de sódio para aumentar o poder de remoção de manchas, se desejar.

Sem bórax

Os detergentes DIY sem bórax geralmente requerem sal e/ou bicarbonato de sódio como agentes de limpeza alternativos. Adicionar cerca de uma xícara de vinagre branco durante o ciclo de enxágue também ajudará a remover odores indesejáveis ​​​​das roupas. Misture partes iguais de sal kosher, bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e flocos de sabão e você estará pronto para começar. Se usar xícaras como medida, uma barra de sabão ralada de 150 ml geralmente é suficiente. 

Sabonete líquido

Se preferir um sabonete líquido, experimente uma dessas receitas (com ou sem bórax). Use ¼ xícara como medida para cargas regulares em uma máquina de lavar convencional. 

Com bórax

Primeiro, misture os ingredientes secos: uma proporção de 1:1 de bórax para refrigerante. Adicione 1 parte de sabão líquido de castela e misture bem. Em seguida, misture 8 xícaras de água fervente e depois 8 partes de água fria. Para um detergente perfumado, adicione cerca de uma dúzia de gotas de óleos essenciais. Deixe a solução esfriar completamente antes de usar.

Sem bórax

Para um detergente líquido sem bórax, misture 28 partes de água fervente com 2 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de sal. Depois de dissolvido, adicione 2 partes de sabão líquido de castela. Certifique-se de que a solução esteja muito bem misturada e esfrie completamente. Se usar xícaras como unidade de medida, isso equivale a cerca de dois galões de detergente. Para ajudar a dissolver os ingredientes, você pode preparar o detergente em lotes, misturando um quarto dos ingredientes de cada vez. 

Outras práticas de lavanderia sustentáveis

Kinga Krzeminska / Momento / Getty Images

Mesmo que o detergente caseiro não esteja em sua casa como a cereja do bolo, existem muitas outras maneiras de minimizar o impacto de sua rotina de lavanderia. 

  • Experimente folhas de detergente (nt.: é um produto que desconhecemos se existe entre nós. Nos EUA é mais comum). Esse detergente desidratado vem em folhas pré-medidas que você pode jogar direto no tambor da roupa – e geralmente são embalados em caixas de papelão recicláveis.
  • Use um saco de lavagem Guppyfriend. Em cada lavagem, tecidos sintéticos como acrílico, náilon e poliéster liberam centenas de milhares de microplásticos por lavagem. Os microplásticos são encontrados praticamente em todos os lugares da Terra: no ar, em nossos órgãos e nas partes mais profundas do oceano. Um relatório de 2017 descobriu que 35% de todos os microplásticos oceânicos provêm de tecidos sintéticos. Ao lavar esses tecidos, coloque-os dentro de um Guppyfriend para evitar o lançamento de pequenos plásticos na água. Bolas de lavanderia como a Cora Ball evitam que as microfibras se liberem das roupas durante a lavagem.
  • Lave com água fria . Menos energia é utilizada durante uma lavagem a frio, uma vez que nenhuma água é aquecida. De qualquer forma, a água fria geralmente é melhor para as roupas, o que significa que suas peças durarão mais se lavadas em um ambiente mais frio.
  • Não lave com muita frequência . Saiba com que frequência lavar as peças: 3-4 usos para jeans, 1-2 usos para camisas. Lavar com muita frequência é desnecessário (a menos, claro, que algo esteja realmente sujo) e um desperdício de recursos.
  • Lave apenas cargas completas ou certifique-se de usar a configuração de tamanho correta na máquina para cargas menores. 
  • Pendure para secar. Não use a potência da secadora quando puder evitá-la. Se fizer isso, use o medidor de umidade para parar a máquina automaticamente quando as roupas estiverem secas.
  • Remova os fiapos das secadoras para que possam funcionar da maneira mais eficiente possível.
  • Invista em máquinas eficientes. Procure o rótulo ENERGY STAR em novas lavadoras e secadoras.  Estas máquinas utilizam 25% menos energia e 40% menos água do que as lavadoras tradicionais, economizando dinheiro ao longo do tempo.

Linnea Harris se formou no Skidmore College em 2019 com bacharelado em Inglês e Estudos Ambientais e agora mora no Brooklyn, Nova York. Junto com seu cargo mais recente na Hunger Free America, ela estagiou no Sierra Club em Washington, DC., na Saratoga Living Magazine e na NPR Member Station da Filadélfia, WHYY.

Tradução livre, parcial, de Luiz Jacques Saldanha, outubro de 2023.