Super Magro é um biofertilizante criado pelo engº agrº e florestal Sebastião Pinheiro, para superação das dificuldades dos agricultores da passagem da prática convencional para a ecológica.
http://arbitae.com/tiendaagro/bio-fertilizante-super-magro-brotacion-y-extra-fuerte.html
(NOTA DO SITE: o 1° link acima é de um grupo, provavelmente do México, que lida com produtos orgânicos certificados. Entre eles está o Super Magro. Só não esclarece de onde vem, onde é feito e por quem; o 2° é a receita do biofertilizante propagado pelo Ministério da Agricultura).
O QUE É ?
Super Magro é um biofertilizante criado pelo engº agrº e florestal, Sebastião Pinheiro, dirigido preliminarmente para o agricultor Delvino Magro, da região de Antônio Prado e Ipê, na serra do RS, na década de oitenta. A intenção era propiciar a melhor forma de superar todas as dificuldades de passagem da cultura de maçã da prática convencional para ecológica. É um fertilizante líquido, proveniente de uma mistura de micronutrientes fermentados em um meio orgânico. Este processo de fermentação resulta numa parte sólida e outra líquida. O sólido é utilizado como adubo para a vida do solo e o líquido com o adubo foliar (folhas).
PARA QUE SERVE ?
É utilizado em adubação foliar (folhas) e como complemento na adubação do solo. Também atua como um defensor natural porque inibe o crescimento de fungos e bactérias que podem ser os patogênicos e por isso causadores de doenças nas plantas. Atua também como um suplemento que aumenta a resistência a insetos e ácaros. Pode ser utilizado em culturas hortícolas como frutas tipo maçã, uva, pêssego, dentre outras bem como em olerícolas tipo alface, beterraba, tomate, batata e outras. Pode também ser empregado para culturas extensas como trigo, soja, feijão, cana-de-açúcar etc.
INGREDIENTES :
- 1 tambor de plástico com capacidade para 200 litros
- 40 kg de esterco fresco de gado não tratado com remédio
- Leite, água sem cloro, melado ou caldo de cana
MINERAIS
- 2 Kg de sulfato de zinco
- 300 gramas de enxofre ventilado (puro)
- 1 Kg de sulfato de magnésio ou sal amargo
- 500 gramas de fosfato bicálcico
- 100 gramas de molibdato de sódio
- 50 gramas de sulfato de cobalto
- 300 gramas de sulfato de ferro
- 300 gramas de sulfato de manganês
- 300 gramas de sulfato de cobre
- 2 Kg de cloreto de óxido de cálcio ou 4 Kg de calcário
- 1 Kg e meio de Bórax ou Ácido Bórico
- 160 gramas de cofermol (cobaldo, ferro e molibdênio)
- 2 Kg e 400gramas de fosfato natural
- 1 Kg e 200 gramas de cinza
(OBS: Para pulverizar em pessegueiro ou em outras plantas no período de floração, formular um super magro sem colocar sulfato de cobre).
MODO DE PREPARO
O fertilizante não deve ser feito em vasilha de ferro, lata ou madeira. Pode-se usar também tambor de plástico limpo ou caixa de água de cimento amianto. Manter o mesmo coberto sem fechar complemente para saírem os gases. Não deixar entrar água da chuva ou sujeira. A água utilizada deve ser limpa (não deve ser usada água tratada) e o esterco deve ser de animais que não tenham recebido tratamento com remédios. Manter o tambor na sombra, pois o calor excessivo do sol pode destruir parte dos nutrientes e as bactérias fermentadoras. Deve-se mexer o produto, pelo menos dois em dois dias, desde o início (1 dia), até o final da fermentação.
ROTEIRO
- 1˚ DIA: num tambor de 200 litros misturar 40 Kg de esterco fresco, 2 litros de leite e 1 litro de melado em 60 litros de água. Misturar bem e deixar durante 3 dias. Depois de cada dia acrescentar os itens conforme indica abaixo.
- 4˚ DIA: desmanchar, em um pouco de água morna, o sulfato de zinco, 200 gramas de fosfato natural e 100 gramas de cinza, depois de fazer uma pasta acrescentar 2 litros de leite e 1 de melaço e misturar com os produtos do tambor. Deixar fermentar por mais 3 dias.
- 7˚ DIA: desmanchar, em um pouco de água morna, o sulfato de magnésio ou sal amargo mais 200 gramas de fosfato natural e 100 gramas de cinza. Acrescentar 2 litros de leite e 1 litro de melaço. Deixar fermentar mais 3 dias.
- 10˚ DIA: desmanchar, em um pouco de água morna, o fosfato bicálcico, 100 gramas de cinzas e 200 gramas de fosfato natural. Acrescentar 2 litros de leite e 1 de melaço. Deixar fermentar mais 3 dias.
- 13˚ DIA: desmanchar, em água morna, o enxofre, 200 gramas de fosfato natural e 100 gramas de cinza. Acrescentar 2 litros de leite e 1 de melaço. Deixar fermentar mais 3 dias.
- 16˚ DIA: desmanchar, em água morna, o cloreto ou óxido de cálcio ou calcário, mais 100 gramas de cinza e 200 gramas de fosfato natural. Acrescentar 2 litros de leite e 1 de melaço. Deixar fermentar mais 3 dias.
- 19˚ DIA: desmanchar, em um pouco de água morna, o bórax ou ácido bórico, 200 gramas de fosfato natural e 100 gramas de cinza. Acrescentar 2 litros de leite e 1 litro de melaço. Deixar fermentar mais 3 dias.
- 22˚ DIA: desmanchar, em água, o molibdato de sódio, 100 gramas de cinza e 200 gramas de fosfato natural. Acrescentar 1 litro de melaço e 2 litros de leite. Deixar fermentar mais 3 dias.
- 25˚ DIA: desmanchar, em um pouco de água, o sulfato de cobalto, 100 gramas de cinza e 200 gramas de fosfato natural. Acrescentar 1 litro de melaço e 2 litros de leite. Deixar fermentar mais 3 dias.
- 28˚ DIA: desmanchar, em um pouco de água, o sulfato de ferro, 100 gramas de cinza e 200 gramas de fosfato natural. Acrescentar 1 litro de melaço e 2 litros de leite. Deixar fermentar mais 3 dias.
- 31˚ DIA: desmanchar, em um pouco de água, o sulfato de manganês, 100 gramas de cinza e 200 gramas de fosfato natural. Acrescentar 1 litro de melaço e 2 litros de leite. Deixar fermentar mais 3 dias.
- 34˚ DIA: desmanchar, em um pouco de água, o sulfato de cobre, 100 gramas de cinza e 200 gramas de fosfato natural. Acrescentar 1 litro de melaço e 2 litros de leite. Deixar fermentar mais 3 dias.
- 37˚ DIA: desmanchar, em um pouco de água morna, o cofermol, 100 gramas de cinza e 200 gramas de fosfato natural. Acrescentar 2 litros de leite e 1 de melaço. Completar 2 litros de leite e 1 de melaço. Completar o restante do tambor com água, deixando descansar ou fermentar durante um mês.
FINALIZAÇÃO
Quando constatar que finalizou a fermentação, o produto estará pronto para o uso. Filtrá-lo, usando tela fina de nylon. Para guardá-lo, pode-se usar garrafas plásticas e armazená-las a sombra. Sabe-se de agricultores que armazenaram o produto por 1 ano sem haver perda da validade. O tempo necessário até o produto ficar pronto, depende da estação. No verão, com o calor, é mais rápido. No inverno demora mais. Quando pronto o produto deve ter um cheiro bom, do contrario não fermentou de maneira correta, possivelmente pela falta de melaço ou leite. Quando o produto der sinal que não está fermentando (borbulhando) pode-se colocar um pouco de esterco fresco, para estimular a fermentação. O rendimento da receita está em torno de 90 litros de produto.
MODO DE USAR
A dosagem recomendada sempre é em torno dos 2 a 6%, dependendo da cultura e sua fase de desenvolvimento.
COMO APLICAR O BIOFERTILIZANTE SUPER MAGRO
- Sementeiras 1 a 3% 2 vezes por semana, regar ou pulverizar Iniciar com 1% aumentando gradativamente até 3%. (Obs: tomar cuidado com cucurbitáceas (melancia, pepino)
- Café 3 a 4% 4 vezes ao ano durante o ciclo
- Tratamento de sementes 6 a 10% (Antes do plantio, umedecer a semente com a solução ou proceder a imersão na solução, com as sementes num pano).
OBS: 4% = 4 litros de produto para 100 litros de água ou 800 ml do produto para 20 litros de água.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
É preferível que se use concentrações menores de Super magro, em várias aplicações, que o efeito será mais satisfatório do que fazer poucas aplicações em doses maiores.
Tomar cuidado de não aplicar durante a floração, pois o cobre prejudica as flores.
Controlar o uso em melancia, melão ou pepino, pois estas plantas são muito sensíveis. Neste caso usar concentrações menores (2%), em maior número de aplicações, evitando o uso quando estas plantas são muito pequenas. Nunca se esquecer de que, o uso de uma técnica isolada, como biofertilizante enriquecido (super magro), pode não trazer o resultado que esperamos. Para prática de uma agricultura orgânica ou ecológica necessitamos trabalhar em conjunto de técnicas de cultivo e manejo, iniciando pelo solo, até reequilibrar o nosso sistema produtivo.
LEMBRE-SE: a quantidade de Supermagro na água de pulverização pode ser aumentada até 6%, quando a planta estiver grande e aparecer problema de praga ou doença, onde terá efeito de fungicida o repelente.
ATENÇÃO: Existe outro modo de preparar o produto de forma mais prática.
Da seguinte forma: colocar todos os ingredientes em pó sobre uma lona e mistura-los muito bem. Então, separar em 12 partes iguais, colocar em saquinhos e fecha-los. Estes saquinhos serão usados, misturando um a cada 3 dias, conforme roteiro abaixo.
A diferença que no exemplo acima se coloca um produto a cada 3 dias e nestes caso se coloca 1 mistura a cada 3 dias. O melaço e o leite, devem ser colocados da mesma forma que o exemplo acima.
ADUBO LÍQUIDO OU UREIA NATURAL INGREDIENTES
- 40 kg de esterco de bovino fresco
- 3 a 4 litros de leite fresco ou colostro
- 10 a 15 litros de caldo de cana ou melaço
- 200 litros de água
- 4 kg de fosfato natural
MODO DE PREPARO
Colocar todos os ingredientes num galão ou caixa de água, misturar bem, deixar fermentar durante 15 dias mexendo uma vez ao dia.
MODO DE USAR
Depois de pronto, misturar 1 litro de adubo a cada 3 litros de água, então regar a planta e o solo.
Obs: Esta receita resultará num total de 800 litros de adubo líquido, após misturado em água.
Concentração:
- Beterraba 4 % 2 a 4 vezes durante o ciclo
- Tomate 3% 6 a 8 vezes durante o ciclo
- Morango 3% 8 a 10 X durante o ciclo
- Feijão 3% 3 a 4 durante o crescimento (20 a 30 dias pós plantio), antes do florescimento, na formação da vagem
- Uva e maracujá 3 a 4 % 4 a 8 X durante a fase vegetativa e frutificação
- Soja 3% 3 a 4 durante o crescimento (20 a 30 dias após plantio) 1 antes do florescimento e 1 na formação das vagens
- Cana de açúcar 4 a 6% A cada 60 dias Desde a presença das primeiras folhas até o próximo a maturação Milho 6% 2 1 aos 35 dias após o plantio 1 aos 55 dias após o plantio Trigo 6% 3 a 4 Da formação da folha bandeira, até início do florescimento Couve-flor, repolho 2,5 % 4 a 8 Desde a sementeira até 10 dias antes da colheira
CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS
- URINA DE VACA PRA QUE SERVE? • Aumenta a resistência das plantas que em geral ficam menos suscetíveis ao ataque de pragas e doenças.
- Repele mosca branca e insetos em geral.
- Nos primeiros 3 dias após a aplicação age como repelente contra insetos.
INGREDIENTES: 100 litros de água / 1 litro de urina de vaca em lactação
MODO DE PREPARO: Coletar a urina, colocar em recipiente fechado por 3 dias. (ureia se transforma em amônia – ureia natural)
MODO DE USAR: Para cada 100 litros de água usar 1 litro de urina. Pulverizar sobre a planta a cada 15 dias.
DICA: Na alface, aplicar no solo e não sobre a planta.
- SORO DE LEITE PRA QUE SERVE? • Controla doenças e pragas em folhas e frutos.
- Mofo Branco INGREDIENTES: 1 litro de soro ou leite desnatado / 1 litro de água
MODO DE PREPARO: Misturar bem o soro com a água e pulverizar sobre as plantas 1 vez por semana.
- INSETICIDA DE ALHO E CEBOLA PARA QUE SERVE?
- Controla pulgões em cebola, alho, beterraba, e feijão.
- No tomateiro funciona como fungicida
INGREDIENTES: 3 cebolas médias 5 dentes de alho 10 litros de água
MODO DE PREPARO: Moer ou triturar a cebola e o alho, misturar bem em 5 litros de água, espremer bem para sair todo o suco,coar e misturar ao restante de água.
MODO DE USAR: coar e pulverizar sobre as plantas 1 vez por semana.
- PLANTAS PARA ASSOCIAR AO CULTIVO: Tagetes ou cravo de defunto: Repele os insetos – Solo livre de nematoides* – Combate a broca dos tomate Hortelã: Repele ratos e formigas Coentro: Ácaros e pulgões Couve mostarda: Atrai lagartas
- INSETICIDA DE PIMENTA INGREDIENTES: • 100 gr de pimenta do reino • 1 Lt de alcool • ¼ de sabão de coco diluído • Para cada 10 lts de água
MODO DE PREPARO: Bater no liquidificador. Deixar no álcool por 7 dias. Aplicar 500 ml em 20 litros para pulverizar (junto com o sabão)
- CALDA SULFOCÁLCICA PRA QUE SERVE? Para requeima do Tomate
Ingredientes: 200 ml de calda e 5 ml de Iodo em 20 lts de água