Agricultura ecológica. Pura e simplesmente.

Print Friendly, PDF & Email
Henfil Poder

O jornalista capixaba, Ronald Mansur, posta em 2013 no blog Vitrine Capixaba, o seginte relato:

“Em 1983 teve início em Cachoeiro de Itapemirim, com o agrônomo Nasser Youssef Nasr os primeiros passos da agricultura orgânica, que na época era denominada como agricultura alternativa. Nasser dirigia o Hortão da Prefeitura, que mais tarde passou a ser chamado de Centro de Cultura Natural Augusto Ruschi.

O Hortão recebeu a visita de milhares de agricultores que depois prosseguiram em suas propriedades os princípios desenvolvidos no Hortão. Fundamental foi a participação da Igreja Luterana que sempre teve uma atuação junto as famílias de origem alemã e pomerana do nosso Estado.

No Hortão funcionava com a produção de hortaliças de uma maneira geral, conduzidas sem o uso de adubos químicos e os terríveis venenos aplicados nas lavouras de uma forma geral.

O Hortão que foi criado quando era prefeito Roberto Valadão, mas nas administrações que o sucederam perdeu o apoio e sofreu com a falta de visão política, econômica, social e ambiental – o que gerou o seu ocaso.

O que começou em Cachoeiro de Itapemirim, espalhou-se pelo Estado e pelo Brasil, somando e sendo destaque nas ações e pessoas e entidades preocupadas com a qualidade da alimentação das pessoas.

Pretendo fazer um registro resgate do trabalho de Nasser em prol da hoje denominada Agricultura Orgânica, foi ele o grande pensador e executor desta ideia.

[NOTA DO WEBSITE: os dois materiais abaixo são reprodução de dois momentos do Globo Rural, da década de 80 ou 90. Foram feitos em Cachoeiro do Itapemirim, no acima citado ‘Hortão’, com o engº agrº Nasser Youssef Nars. Para nós esse material documentado abaixo demonstra que na visão da agricultura ecológica, esse trabalho é uma das perfeitas e acabadas soluções para a produção hortícola -verduras e frutíferas- com as culturas corriqueiras e definitivamente ACABAR COM A FOME, em qualquer parte do muno. Além de ser a forma de gerar ‘cultura no campo de quem conhece sua casa’ = agricultura ecológica, também abre espaço para incluir, de forma harmônica e empoderadora, de todos as pessoas que estiverem envolvidas com a produção do –VERDADEIRO, de todos os seres, incluindo os humanos. Gratidão Nasser por ter aberto esse portal para todos nós. Abraços.]

Gosta do nosso conteúdo?
Receba atualizações do site.
Também detestamos SPAM. Nunca compartilharemos ou venderemos seu email. É nosso acordo.